Os fatores que podem influir no desempenho de um falante

 “Segundo Chomsky, a competência linguística é a porção do conhecimento do sistema linguístico do falante que lhe permite produzir o conjunto de sentenças de sua língua; é um conjunto de regras que o falante construiu em sua mente pela aplicação de sua capacidade inata para a aquisição da linguagem aos dados linguísticos que ouviu durante a infância. Além do conceito de competência, Chomsky estabelece o conceito de desempenho, que corresponde ao comportamento lingüístico do falante”.

 

Os fatores que podem influir no desempenho de um falante são: os fatores ambientais, biológicos, sociais, afetivos, dentre outros. Temos por exemplo uma criança que vive em uma comunidade carente em que os pais ouvem funk e conversam utilizando gírias, automaticamente essa criança estará propensa a falar e agir conforme os seus pais.

Outro caso específico imaginemos dois irmãos gêmeos separados ainda bebês e que um deles seja criado no interior de São Paulo e o outro gêmeo seja criado na Alemanha, temos nesse caso a influência do fator social. Os dois irmãos terão gostos musicais diferentes, educação diferente, porém não deixarão de serem irmãos, o que ocorre é a influência do meio e que o indivíduo absorverá inevitavelmente.

A linguagem e pensamento estão relacionados, a criança (indivíduo) possui uma capacidade inata para desenvolver a linguagem, uma Gramática Universal e o que determina as ações futuras, a aprendizagem, a adesão a norma culta ou não, é o meio social. Se uma criança cresce em um ambiente vulgar, isso a afetará quando tiver que utilizar a escrita e se comunicar formalmente em uma situação específica. O desempenho desse indivíduo será inferior na escola, em relação aos outros colegas, quando tiver que interpretar e produzir textos com vocabulários mais rebuscados.