OS ESTUDOS DO LAZER NO DIAGNOSTICO DA PRÁXIS

Fernandes, Vera Lúcia da Costa

RESUMO: Este texto surge dos relatos de aulas das Turmas B e E como requisito parcial do processo de avaliação da disciplina Estudos do Lazer, do mês de agosto orientado pela profª Ms. Vera Fernandes, no Curso de Educação Física/UEPA. Sob as bases da pesquisa participante, abordagem qualitativa, estudos etnográficos, técnica e coleta de dados ? entrevista, análise documental, fotografias. Objetiva-se desvelar a realidade sociopoliticacultural do lazer, e assim, despertar o senso critico enquanto sujeito historicamente situado para fomentar o diagnóstico da memória sociopolítica dos estudos do lazer com perspectivas de mudanças da formação entre as relações humanas, educacionais, políticas, culturais, sociais sobre os padrões culturais do lazer de um capitalismo selvagem instituído no mundo contemporâneo ? a sociedade de consumo.

Palavras Chaves: lazer, cultura; diagnostico, padrão; formação , práxis;






Pra inicio de conversa...
Para isso, são necessárias virtude para a prática educativa transformadora: entre elas, a coerência e a simplicidade. Coerência como virtude que toma a forma de esperança permanente. Simplicidade, porque o simples não é fácil, é sabedoria. A autonomia como capacidade de decidir-se, de tomar o próprio destino em suas mãos. (Rejane Rodrigues)


Mais um semestre estaria para começar depois de um logo tempo de recuperação da saúde ? 1 ano e 2 meses. As inquietações vinham à tona de como liderar - o segredo de cada corpo; os desafios de gerenciar pessoas em um cenário de diversidades(XAVIER, 2006); responsabilidades de saber lidar com a nova equipe - novos valores; novos estilos de vida, enfim, a tarefa de conduzir para a direção dos princípios da sensibilidade, harmonia de linguagem e visão de problemas, e como nos revela Maxwell apud BOTTONI(2009, pg: 8):a liderança se baseia, na verdade, muito mais na confiança que a equipe tem no carater do gestor que tem integridade e ética e na sua capacidade, ou seja, a habilidade que ele tem para executar seu trabalho, o que significa também, um bom líder está sempre querendo ouvir as ideias das outras pessoas.
A ação pedagógica sob as bases da didática investigativa se torna a tarefa desafiadora para todos nós, já que para muitos a resistência ainda é grande, devido estar atrelado a um padrão de ensino-aprendizagem que o professor é o detentor do conhecimento- um perfil de formação bancaria(FREIRE, 2000).
Ora, como despertar a capacidade de autonomia de decisão, de tomar o próprio destino em suas mãos?
O encanto de um novo dia se desperta para a alegria de vivê-lo, pois se tem a esperança para seguir em frente em busca de soluções, a partir do coletivo, bem como, o que está dentro de nós - o desejar algo, que depende das atitudes para que esse desejo se realize Para tal, compartilha-se as palavras de COELHO(1980) in RODRIQUES(2003, PG: 192) quando diz que:

"um traço deve caracterizar o ser humano, ainda não embrutecido pela própria fraquesa ou pela realidade tremenda, é a liberdade que ele se reserva de opor ao evento defeituoso, a situação decepcionante, uma força contraditória. Essa força poderia chamar-se esperança; esperança de que aquilo que não é, não existe, pode vir a ser; uma espera, no sonho, de que algo se mova para a frente, para o futuro, tornando realidade aquilo que precisa acontecer, aquilo que tem de passar a existir" .

Sendo assim, o primeiro dia de aula teve como objetivo estreitar e refletir sobre as diversas relações ? pessoais, grupo e de visão do social, e também a apresentação da disciplina na estrutura metodológica ? a indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão, portanto, apresenta-se para processo de analise o filme "Uma Lição de Amor" - motivos para se fortalecer uma amizade, os propositos da escolha do curso, o sentido da vida, como também, o sentido de uma liderança, enquanto profissionais de Educação Física, lidando com as questões do lazer, e, como nos fala Rodrigues (2009, pg:1):

(...)O filme nos coloca diante de uma situação singular, onde percebemos com clareza as impossibilidades de San e, ao mesmo tempo, vivenciamos através das imagens uma experiência única de paternidade, pautada numa relação carregada de emoção e presença, de participação e doação por parte do pai em relação à filha, somando-se a tudo isso, a frieza do sistema judiciário norte-americano, onde a justiça despreza pormenores que podem ser decisivos para soluções de um caso traumático de separação entre pai e filha. Observamos também que o contraponto da experiência vivida por San pode ser visto na figura de sua advogada de defesa, Rita Harrison, uma linda e bem sucedida profissional que mal tem tempo para ouvir o que seu filho tem a lhe dizer. Isso vem só confirmar que qualquer ser humano possui as mesmas alegrias e frustrações da vida do cotidiano.Tudo isso nos faz refletir o quanto a amizade, a confiança, a fé, a sinceridade, o respeito e principalmente o amor são valores humanos fundamentais para beneficiar um excelente relacionamento de grupo.


Todavia, quem não desenvolve a capacidade de exercer uma liderança corre o risco de ficar para trás de acordo com as contribuições de Maxwell apud BOTTONI(2009, pg: 8 e 9), e ainda - toda e qualquer pessoa que esteja numa empresa precisa de um plano de desenvolvimento pessoal e profissional. O mundo se transforma o tempo todo. Ou crescemos e evoluímos, ou nos tornamos obsoletos. Nessa idéia Valente(2009, pg:1); Monteiro(idem) ; Carvalho(idem)acrescentam:

(...) um bom exemplo do filme, a persistência deve existir na vida de cada um daqueles que pretendem ter uma vida melhor e lutar pelos seus direitos(...)o filme mostra o que muitos pais e filhos não vêm em uma relação familiar, o quanto o amor paterno e materno é importante para uma pessoa, e principalmente para uma criança no seu desenvolvimento. E infelizmente com o decorrer dos anos esse amor familiar vai se perdendo, os pais não tem mais tempo, paciência com seus filhos, as crianças não sentem prazer em estar com os seus pais pois só sentem prazer em estar em frente de algum aparelho tecnológico(...)a historia desse pai nos surprende pela clareza como ele vê os relacionamentos humanos valorizando virtudes como :amizade, socialização e sinceridade. Sendo capaz de ensinar sua filha Lucy zelar pela verdade mesmo que esta não venha lhe trazer benefícios.


Acrescenta-se nessa discussão que os atos virtuosos de cada SER Humano são valores que jamais se pode deixar romper por qualquer necessidade financeira, requer sim que se tenha perseverança, humildade, caridade e honestidade consigo mesmo, isso era o que ele possuía, entre outras, então diante de tantas virtudes preservadas a humildade se faz reconhecer como marca elevada, quando na cena em que a mãe de adoção admite que ele é um pai capaz e necessário na criação de Lucy e ele também reconhece seus limites e aí convida para continuar compartilhando do processo de sua vida familiar.(CARVALHO,IDEM).
Ora, o que me vem a mente sobre acerca da Universidade Publica, na dimensão desse espaço, requer a valorização da qualidade profissional tanto quanto ao de um espaço privado. Deve-se repensar a cada dia formas de desafios para que ele se torne cada vez mais palco da diversidade do conhecimento erudito, popular e cientifico, e assim, possibilidade para defrontar com situações que estão além de nossa compreensão, e decisões a serem tomadas Por isso, considera-se o campo da pesquisa prioridade na práxis pedagogica desta Formação na disciplina Estudos do Lazer para valorizar o processo de aprendizagem profissional e a responsabilidade social desta instituição.

(...)um líder disciplinado que está comprometido com a caminhada do crescimento será sempre o melhor dirigente, no entanto não deve cometer o erro de se contentar com o sucesso que alcançou até o momento e se recusar a pagar o preço de continuar crescendo pessoal e profissionalmente(...) uma grande equipe deve ser um grupo diversificado, que ofereça uma variedade de dons e habilidades. Um time de futebol, por exemplo, que tem apenas goleiros não pode ser um time de verdade. O lider deve saber recrutar jogadores que sejam fortes naquilo em que ele é fraco(...)o grau de eficiência de alguém é determinado, ou limitado, pela sua capacidade de liderança. Se a pessoa não acreditar nisso, ela não vai encontrar razão para crescer.(...) Se você não tem influência, não conseguirá liderar os outros ? e isso independe do cargo que ocupa.(...)(Maxwell apud BOTTONI(2009, pg: 9).

E para finalizar, essas relações de vida vão se instituindo padrões sociais, culturais, políticos, morais e educacionais, que sinalizam para nossas atitudes ? o modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos de uma herança cultural, ou seja, o resultado da operação de uma determinada cultura.(LARAIA,2005, pg: 68).
Todas essas reflexões acima recaem para determinados fatos ? que indivíduos de culturas diferenciadas podem ser facilmente identificados por uma série de características, tais como o modo de agir, vestir, caminhar, comer, e ainda as diversas formas lingüísticas, entre outras observações. Por isso, o que se propõe a seguir para continuidade dos Estudos do lazer sob as bases da pesquisa é retratar uma memória com as marcas de um padrão cultural de lazer no seu processo histórico até nossos dias atuais promovendo uma reflexão acerca das atitudes pessoais e profissionais para as devidas mudanças e transformações do cotidiano(IDEM).


OS PADRÕES CULTURAL DO LAZER...

Os desafios para a liberdade se encontram na metamorfose da vida quando aprendemos que podemos nos tornar sujeitos da nossa própria história(Vera Fernandes)


Esse pensamento nos faz refletir um reviver e ao mesmo tempo ter que remover da memória - o passado, mas que ainda se faz presente diante dos conceitos, dos significados e das funções do lazer nos dias atuais, quando estudos (WERNECK e PINTO(2000);PIMENTEL e TONELLO(2000); ALMEIRA e GUTIERREZ(2005)) revelam a longa luta das transformações históricas das relações entre recreação e lazer com as esferas ? educacional, política, econômica e religiosa, no qual o Brasil diante das evoluções das praticas do lazer passa por diversos periodos influenciados pelos login estrangeiros.
Desde os anos 20, a característica da recreação era de privatização da vida cotidiana com mudanças de sentidos, valores e hábitos culturais se constituiu por um trabalho educativo orientando, a principio nas escolas "os jogos de recreio" , por outro lado, como ocupação do lazer e meio de preparação para o trabalho, produção e consumo. (WERNECK, 2000, pg: 440)
Retrata-se, então, uma adaptação de vida do homem com pedagogias progressivas e após os anos 70 vários projetos de caráter dominantes como educação para o tempo livre(lazer) são gerados e alimentados de acordo com as necessidades governamentais de cada época, tratada principalmente pelo viéis politico-economico que dava uma nova cara para o Brasil, com as influências(ALMEIDA E GUTIERREZ, 2005)
A partir das pesquisas de campo, nesse inicio de semestre vem sendo compreendido como algo fútil e insignificante para alguns, e, no entanto para outros algo prazeroso, bem para o corpo, atitudes de mudanças , compensação do trabalho, atividades fora das obrigações do trabalho, que lazer é o próprio trabalho quando se faz com prazer.
Às voltas com inúmeras formas do homem se expressar a respeito de algo, acredita-se que a medida que ele conduz sua práxis social para melhorar a vida de todos se ele não se dispor a olhar além do marco corre o risco de se manter a própria ordem das coisas.
Como já dito anteriormente o mundo passa por várias mudanças. Então, o que leva o homem, ou um grupo, comunidade, a sociedade, entre outras, a continuar com idéias que são contrárias a uma mudança necessária para o bem viver coletivo, dada as conquistas legais da Constituição Federal(1988) - "O Direito ao Lazer" , embora numa visão sociológica não se constitui somente a partir do trabalho mas o direito de viver também o ócio, e aqui entendido como o direito ao descanço?
De posse da memória dos fatos, penso, reflito e procuro dar significado à vida pessoal, profissional, comunitária e coletiva quando se quer um mundo melhor longe das ações de uma sociedade capitalista competitiva em que o prazer é negócio, lucro, mão de obra barata- mais valia.
Acredito que a consciência de quem somos e o que queremos nos possibilita a virar esse jogo instituído socialmente de poderes e que destrói a maior riqueza que nós temos que é o nosso direito à liberdade, ou seja, viver em liberdade de escolhas e não presos a padrões sociais do lazer instituídos culturalmente.
CAPÍTULO I- Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (...)Art. 5.º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes(...)CAPÍTULO II
Dos Direitos Sociais - Art. 6.º (*) São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, aprevidência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição(...) IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim(CONSTITUIÇÃO, 1988, pgs: 3 e 8).


Embora exista uma dura realidade do furto do lúdico(MARCELLINO, 1995) tanto da criança como do adultos, atualmente, precisa-se criar possibilidades para usufruir dos seus direitos do brincar como momento a ser vivido plenamente em todos os aspectos. Pesquisas apontam a validade da terapia do riso, uma condição de melhora do humor em relação à vida, em tudo que gire ao seu redor ? amizades, situações problemas, limitações, enfim, pois se acredita esta é sua forma de ser e estar no mundo às voltas com jogos, brinquedos e as brincadeiras tornando o brincar como ação inerente ao ser humano, não só para diminuir o stress mas como direito de fato e não direito adquirido..
Por isso, reflete-se também sobre sua importância no desenvolvimento deles com relação a redução dos espaços para a brincadeira nas escolas e lares, negando-se a criança o direito de "ser ela mesma" enquanto sujeito de sua construção. Cabe a todos nós cidadãos sermos instrumentos para auxiliar a transformação dessa realidade.


O TEMPO NO RELÓGIO ... E O LAZER?

A saudade do prazer e da alegria sentidos na infância, ou nela não Devidamente saboreados e suas conseqüências no adulto; a lembrança, a procura do refúgio para recuperação que possibilite o prosseguir da caminhada, mudar os rumos, trilhar nos caminhos; onde buscá-las?(Jani Gomes)


A matriz sócia -histórica sobre a gestão pública humana, vem se constituindo na sua trajetória a partir de heranças culturais - filosóficas, educacionais, políticas- econômicas e sociais, entre outras, de acordo com as estruturas das civilizações. Os homens apreendem as relações de poderes desde a patriarcal até a governamental. Influências transcorrem para todas as categorias sociais ? família ? religiosa - política, e assim, nas sociedades modernas sua identidade se revela pelo multiculturalismo no modo de produção, de pensar e do trabalho .
Desse modo, as diferenças ideológicas criam diversos conflitos no cotidiano parecendo uma normalidade silenciosa tentando dominar a nossa vida diante das crises entre o Estado, materializado pela classe política e a sociedade civil que somos todos nós.
No Brasil , o regime autoritário perdurou por muitos séculos até 1990 quando consolidamos o impeachement democraticamente, embora a elite política tomasse as decisões quando era o tempo, causando conseqüências na formação de sua cidadania por parte da sociedade civil, quando não tem consciência política sobre qual é o seu papel no momento operativo de uma democracia (http:// www.política-democracia.com, 2006).
Outrossim, a humanidade frente ao processo do desenvolvido na matriz econômica se encontra com os avanços da ciência, globalização e da tecnologia. Essas fundam e dão alicerce para a exclusão e neoliberalismo, ou seja, admite a intervenção do Estado para equilibrar os interesses sociais com os interesses privados, no jogo econômico-político.
A identidade social voltado para um capitalismo selvagem promove um projeto de vida decepcionante com o projeto social aos moldes do mercado de trabalho; conflitando ações políticas, pedagógicas e educacionais, no que tange tempo e atitude no modo de viver, e aí, o tempo é aquele algo misterioso cuja medida é dada por instrumentos de fabricação humana, os relógios marcando o tempo do trabalho e o tempo do lazer restringe somente para a famosa televisão alienadora e os computadores com o mundo da tecnologia.dos jogos eletrônicos. ( ELIAS, 2007).
Todavia, a sociedade acompanhando o status quo perde a importância de se ter tempo livre aceitando o que este impõe. No entanto, o tempo disponível e tempo de descanso, que deveria ser mais bem aproveitado acabam por ser substituído pela produção de bens.
O exemplo dessa realidade ela se faz presente na vida dos grupos que desenharam um relógio do "tempo de lazer" para identificar onde se encontrava, e assim, retrata-se nos pensamentos de Silva (2009), que foi escolhido para elaborar uma análise a partir de todos os desenhos.

(...)Pude perceber que temos muito pouco tempo para praticar o esse "lazer" e não é apenas gostar daquilo que se faz, sendo que seu verdadeiro significado é um tempo gasto em atividades não obrigatórias, tempo gasto longe das preocupações do trabalho. Devido o tempo de lazer estar livre de atividades obrigatórias tais como emprego, risco dos negócios, tarefas domésticas, educação, estresses do dia-a-dia, alimentação, e descanso, ele é freqüentemente chamado de "tempo livre", percebo também a desvalorização do lazer, com ele colocado de lado, sendo este jogado para o fim de semanas ou quando dispomos de algum tempo ocioso, isso se da devido a transformação cultural que estamos vivendo, já que antes tínhamos bastante tempo sem ser aquele no qual estamos programados a fazer e hoje já nos dedicamos a outras coisas que a sociedade atual nos impõe. A questão dos relógios e o tempo disponível me levam a citar algumas discussões em sala de aula da importância sobre a disciplina o que essa representa, ate mesmo mudamos nosso conceito desse tema e nos relógios foram enfocadas essas horas de lazer, sinceramente com o conceito sobre lazer adquirido nas aulas não encontrei em nenhum deles, já que as horas colocadas por nossos colegas de turma eram programadas e obrigatórias o que foge dos textos apresentados. Mas levanto a seguinte hipótese: Qual a verdadeira importância que damos ao lazer? O que estamos fazendo com nosso tempo livre? São perguntas que nos fazem buscar novas pesquisas sobre o tem que esta sendo disponível.




Em síntese, todo esse caos oriunda com a vinda da Corte Portuquesa para o nosso País trazendo costumes e idéias de outros povos para a vida urbana que se adaptava nas primeiras décadas do século XX. O Lazer, por sua vez, considerado como tempo livre nos dias de folga, era vivenciado nos primeiros jardins públicos e clubes recreativos, promovendo jogos ao ar livre que serviam como ações pedagógicas para manter uma ordem de moralidade aos jovens orientados nas suas horas ociosas e ficar longe das tentações das drogas e do vandalismo. Medeiros(1975); Alexandre(1891))apud (WERNECK E PINTO, 2000, pg: 441).
U ma educação em evidência da reprodução e do adestramento, porque o que se vivia nessa época era os resquícios nacional desenvolvimentismo de 1946 até 1964, caracterizado pelo populismo político, e, o militarismo de 1964 até 1982 ? a marca da ditadura, depois do golpe militar de 64, a repressão policial às práticas de ruas, intensificação da concentração de renda com o avanço do desenvolvimento capitalista no Brasil com uma modernização conservadora dada alianças de classes entre a burguesia brasileira , a burguesia internacional e oligarquia agrária(ALMEIDA E GUTIERREZ, 2005)
Portanto, novas contribuições para os dias atuais são lançadas para os educadores e em especial - profissionais do lazer exercitar uma práxis de reformulação dos jogos e atividades recreativas baseada no principio da "recriação", que significa conduzir o jogo com uma analise critica diante de suas contradições em sua lógica interna e na dialética social, bem como, considerar o lúdico não como válvula de escape para a realidade alienante, mas um contrapondo à mesma, superando uma tendência hegemônica de um projeto "liberal".(PIMENTEL E TONELLO, 2000, pg:455).

ENTRE FATOS E FOTOS......

Pedir aos adultos que, através do uso da memória, contem ou narrem suas lembranças, não é pedir para reviver esse período, significa um trabalho de pensar, refletir sobre seu significado hoje e no passado. (Setubal e Silva)

Por isso, as fotografias desde os tempos de bebês até a fase adulta se tornaram sob o foco da pesquisa documental, uma analise da influência sociocultural e econômica contidas no lazer. Retrata a cultura social estabelecido na sociedade como padrões das relações humanas, caracterizando-se ações políticas contrárias à compreensão do significado do mesmo com perspectivas, tendo o lúdico como meio e fim educacional.
Agora para se entender o contexto contemporâneo, deve-se atentar para o marco histórico ocorrido na segunda metade do século XVII na Grã-Bretanha com a chamada Revolução Industrial. (IGLESIAS apud WERNECK, 2000).
Nesse quadro, o capitalismo se apresenta como sistema econômico, político e cultural hegemônico acentuando à apropriação tanto quantitativa quanto qualitativa do lazer de forma desigual e esmagadora,e sendo um bem de consumo como é tratado pelo capital, transformadas em mercadorias.
O serviço da segregação, poda e exclui a classe trabalhadora. Conforme a classe social assume características ímpares em que patrão e empregados estão extremos opostos na participação de programas de lazer (MARIN & PADILHA, 2000).
Aprofundando-se na pesquisa bibliográfica, depara-se que o lazer se apresenta de três formas: do primeiro mundo, perfeito, voltado às classes privilegiadas; do segundo mundo, classe média, endividada, vez ou outra fazendo incursões ao maravilhoso mundo do lazer, aproveitado nos finais de semana e nas férias.
E o terceiro mundo, o mais cruel e aniquilador da alma humana, o lazer das massas, precário e esporádico, como exemplo: as festas do dia do trabalho, programas de valorização do servidor público, entre outros (MASCARENHAS, 2004).
Assim, nesse viés crítico-cultural, as fotografias foram analisadas à luz da filosofia materialista, entendendo-se o jogo dialético e seu momento histórico. Destaca-se a priori, o brinquedo carro, que, outrora construído pelas mãos criativa das crianças, foram substituídos, pelos industrializados ocorrendo o furto do lúdico (MARCELLINO,1995) ? da criatividade, da imaginação,da essência do prazer, deixando de arquitetar os seus próprios sonhos no processo de criação.
Desse modo, deve-se acrescentar na discussão que, (...) o mercado de brinquedos movimenta milhões todos os anos, utilizando-se de inúmeros recursos para encantar e seduzir, tornando as crianças consumidoras fieis desses produtos, os quais são necessidades inventadas pelo mercado e mídia, comercializados,(...) atuando no imaginário infantil, incentivando o consumo do supérfluo que logo é substituído por outro produto, conforme o marketing publicitário."(...) (VAROTTO & SILVA, 2004).
Por outro lado, o imaginário do adulto passa a ser moldado pelo "jogo" do mercado, revertendo-se valores qualitativos em quantitativos, ou seja, o tempo para estar fortalecendo laços de amizades e tendo tempo para fazer o que realmente gosta, como também, participando em festas e eventos, como: aniversário, casamento, batismo, festas juninas, páscoa, natal, ano novo, círio de Nazaré, dias dos namorados, são revertidos nos bens de consumo ? o presente, em detrimento do verdadeiro valor simbólico da lembrança ou de poder estar com, é mercadoria.
Dessa mesma forma, como mercadoria, se expressa os lazeres de massa, exemplificando: micaretas, estados-folias, os carnavais fora de época ? recifolia, parafolia, carnatal, entre outros, sem falar dos malefícios causados aos espaços e aos equipamentos do lazer com os eventos de poucas horas e de alguns dias,ocasionando poluição sonora, e, evidenciando-se a segregação sócio econômica espacial - os de dentro ? a elite, tendo médicos e segurança/ os de fora, além de segregados são marginalizados a medida que não são bem vistos pelos seguranças e pelo policiamento, pois podem se tornar um risco durante a festa, atrapalhando o divertimento alheio (MASCARENHAS, 2004).
Finalizando, como sujeitos historicamente situados, acredita-se que os desafios para a vivência do lúdico, como meio e fim educacional, perpassa por mudanças de paradigmas impostos pelo capital, adotando-se a prática do lazer como sinônimo de liberdade e prazer, valorizando-se o tempo e o espaço, voltado para o aproveitamento da produção cultural humana, necessitando-se de uma nova alfabetização cultural (BARON, 2004) para o lazer.(FERNANDES e PEREIRA, 2006)


A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO LAZER

(...) as universidades devem se propor como objetivo prioritário, a cultivar acadêmico e nos docentes a capacidade de pensar criticamente sobre a ordem social


Esse mapeamento inicial se faz pelo que ISAYAMA(2003, pg: 65) reflete acerca da visão do profissional de educação física, que vive para distrair as pessoas - características culturais da indústria de mercado físico-esportivo, ignorando a relevância de um trabalho técnico- pedagógico, político- culturais e sociais.
Nessa direção, é imprescindível que para se inserir como profissional na área do lazer, o mesmo precisa superar uma visão parcial e limitada da abrangência do lazer, pois eles estão atuando como instrumento de uma perspectiva saneadora, moralizante ou terapêutica, alimentando uma categoria da ordem social dominante, no qual, historicamente se configura como função funcionalista do lazer desmembrada em romântica, moralista, compensatória e utilitarista.( MARCELLINO, 2003, pg; 12 e 13)
O que transcorre ao longo na trajetória de sua prática pedagógica denominado de várias maneiras: chefes de prazer, consultores de lazer, recreacionistas, líderes recreacionais, monitores, animadores agentes, predominando uma ação pedagógica de "tarefismos", ou seja, cumpridores de tarefas.(IDEM)
A respeito dessa globalização pela qual o lazer passou, Almeida e Gutierrez (2005, pg:48) apud SANTOS(2009, pg:1) afirmam que existe à disposição um lazer globalizado como os parques temáticos, espetáculos de teatro, estrutura de turismo, academias de ginásticas e escolas de esporte, cinemas, apresentações nacionais e internacionais de musica, bares e restaurantes finos. Espaços vividos pelos os atores da recreação acima denominados.
Então, compartilha-se que uma política de lazer não é só estar voltada para atividades, e nem são apenas profissionais dotados de técnicas e competências específicas, são sujeitos construtores de sensibilidades, de criatividade, de desvelamento, de integração entre o humano- cultural- ambiente. E para compartilhar experiências a palestra do Palhaço "Tio Ivan", colabora com esclarecimentos sobre o perfil e a valorização da profissional (MOESCH,2003, pg; 27),

Ivan tem 43 anos, formado em pedagogia "Não sou um pedagogo, sou um palhaço". E no dia 25/08/2009 se dirigiu até o Campus III da UEPA, para nos explanar um pouco de suas vivências.(...) "Você não consegue parar de aprender nunca"."Eu precisei aperfeiçoar muitas coisas. Precisei buscar no científico algo para embasar o que eu já sabia. (...)"Não se mexe na cultura de ninguém". "O egocentrismo nosso passa da necessidade humana".(...)foca seu trabalho em festas infantis, escolas, academias. E busca sempre se aprimorar. Atualmente encontra-se fazendo especialização em lazer no curso de educação Fisica ?UEPA.(...)"O meu palhaço nunca foi de sacaniar o outro. Sempre trabalhei com pessoas de outro nível, tinha que ser de outro nível".(...)"Nós queremos que as crianças ganhem As crianças querem brincar" Intensa e real é a preocupação de Ivan com a educação das crianças.(...)"Nós não preparamos os nossos filhos para viverem em uma sociedade justa, cooperativa".(...)Nós devemos ser os espelhos. Através da nossa mudança promoveremos a mudança na sociedade na qual vivemos(...) "Nós somos feitos de exemplos" "Deixei de ser discurso e passei a ser exemplo". (...)debateu conosco as relações de arbitrariedade, bem e mal, educação e metodologia. (...) "Você tem vocações" "Tem que fazer o que te faz feliz". "Eu sou feliz com o que eu faço". E mais uma vez houve uma ruptura em minha maneira de pensar. Através do Tio Ivan, do palhaço, de Ivan Picanço, reconheço hoje a profissão de palhaço com algo digno e respeitável, extremamente difícil de ser feito.E como finalização deixo algumas palavras como tantas de Ivan que embasaram e permearam meu relatório.(...) "A sistematização de ensino é uma coisa muito louca. É como se o nosso cérebro se dividisse em tempos de 45min". (...) "A universidade é o caminho. Nunca saiam desse caminho"(...) "A brincadeira é uma coisa sim, séria. O homem que não brinca, não evolui".(...) "Por que subir em uma montanha pra botar uma bandeira? E se ele morre? Problema dele, doido. Por que ele não foi passear no shopping? Ninguém morre no shopping".


Refletindo-se nessa linha, ISAYAMA( 2003, pg;69) nos lembra sobre os "pacotes de lazer" que tem como objetivos consumatórios de prazer e descanso. E ainda MAIA(2003), no sentido das políticas públicas ocorre conflitos entre as camadas e classes sociais se organizando e se mobilizando socialmente conduzidas pelas condutas do Estado que pode atender interesses de uma em detrimento de outros, destacando-se portanto, diversos movimentos sociais que sempre estão lutando para garantir os direitos sociais.
Por isso, a Universidade tem um papel muito importante à formação, compartilhada com o que diz CAUDURO(2003, pg: 39:

(...) O professor é um intelectual transformador, com um claro compromisso político de provocar a formação de consciência dos cidadãos(...)no sentido de intervir abertamente na análise e no debate de assuntos públicos e de pretender provocar nos alunos o interesse e o compromisso crítico com os problemas coletivos."

Nessa perspectiva de reconstrução social, partimos para o enfoque da compreensão e apreensão da realidade, então, o conhecimento se evidencia pelo o processo da reflexão, análise e mudanças de atitudes (apêndices A,B,C) pelos relatos de Santos(2009, pg: 1) e do Vale(IDEM):

(...)No dia 18.08.2009, fizemos uma visita ao Circo monte Carlo e podemos conhecer o outro lado circense, a realidade política e econômica da empresa. Quanto à esses dois aspectos, foi relatado na entrevista a cerca da globalização e suas conseqüências para a empresa. A solução para que se retesse os clientes do circo, foi aliar o tradicionalismo (ex.:palhaço) com a modernização(ex.: estrutura física do espaço)(...)Na entrevista ainda, foi relatado a respeito da formação profissional que pode ter um trabalhador circense. Nosso entrevistado disse que desconhecia a formação superior em lazer e que em sua empresa não havia ninguém com essa formação e que também não havia nenhum educador físico exercendo alguma função em seu circo.. (..)Através deste depoimento é possível perceber que a graduação em lazer ainda não tem uma divulgação. Muitos ainda não sabem que tal profissional já está no mercado de trabalho. (...)O filme veio como um divisor de águas, simplificador de emoções e explanador de sentimentos tão habituais em nossas vidas que até mesmo não os reconhecemos. Muito interessante. Obrigada!(...) Enfim, achei de imenso valor a visita ao circo, realmente houve uma mudança na visão, não só minha mas de meus colegas de turma, que com certeza assim como eu estão propagando esse novo pensar.
Depara-se, portanto, com o que Werneck e Pinto(2000, pg: 457) dizem que o novo profissional deve possuir uma nova postura de reflexiva, buscando a criação de espaços de produção de novas formas de sociabilidade. Sua reflexão se dá na ação, deve incidir sobre a ação, procurando não reproduzir à formas tradicionais de recreação. Para tal, o significado do aprendizado fica expresso no pensamento de Vale(2009, pg:1)


(...) A partir de suas falas, pude perceber o campo do profissional de animação e lazer com outra visão. Percebi que o lazer desde a época inicial da vigência capitalista foi se modificando para atender ao novo mercado que estava a se formar. Ultrapassou o ato de praticar/ viver o lazer por si, por prazer, para virar uma relação baseada no capital onde o lazer agora é uma mercadoria que por determinado valor pode ser adquirida,(...) E é exatamente a partir dessa iniciação no campo do capital, que o profissional do lazer passa agora a procurar não só fazer as outras pessoas relaxarem do estresse habitual de suas vidas, mas, principalmente esse profissional procura se embasar cientificamente para ser assim o melhor e ganhar mais dinheiro.(...)Confesso que esperava menos do ?palhaço?. Ivan me fez re-conhecer a palavra preconceito, através de minhas suposições sobre o palhaço, como profissional, explanando tudo pelo qual já passou por algo no qual ele acredita(...)Penso que essas vivências diferenciadas (idas ao circo, praças, ambientes públicos de lazer), poderão fazer parte de minhas aulas como forma de desenvolvimento, principalmente como um re-pensar. Como uma nova perspectiva para a Educação Física. Como uma possível tentativa de mudança.(...)O tio Ivan enfocou em suas palavras a metodologia atual de ensino para crianças, onde os profissionais de Educação Física, pais e a própria sociedade visa criar vencedores ao invés de estruturar através da educação indivíduos apropriadores de conhecimento.(...) Nós, futuros profissionais de Educação Física precisamos compreender que nosso papel na formação dessas crianças tem um valor fundamental. Nos relacionaremos através das aulas por muitos anos com pessoas em construção de caráter, personalidade e que buscam "espelhos" para reproduzirem suas imagens(...) Ou seja, assim como significados e conceitos, o próprio profissional do lazer precisa encontrar-se em constante modificação, para poder abranger os diferentes momentos pelos quais a sociedade passa ou passará (...)As aulas de Agosto desenvolveram-se sempre de maneira prazerosa e atrelada a conhecimento de imenso sentido e significado. Pude percebê-las como primeiros passos na busca pelo conhecimento da disciplina LAZER. Foi como se a professora quisesse inovar e chocar ao mesmo tempo.Inovar com aulas diferenciadas (lugares, pessoas) e chocar com a metodologia (com relações a leitura dos textos de apoio), com a proposta de mudança, com a quebra de visões pré-estabelecidas. Através do material de apoio pude perceber a área da atuação do profissional do lazer e como o lazer trabalhado e discutido hoje foi se modificando para termos o que conhecemos como lazer.O Mês de Agosto pra mim, se pudesse se resumir em uma frase seria: Ruptura de preconceitos. Estou realmente satisfeita com as aulas, e com tudo o que estou aprendendo


Encerro, aqui, valorizando a contribuição acima acerca da visão de ruptura de preconceitos, realmente é dessa forma que a preparação da formação desde a epoca das Disciplinas - Recreação, Fundamentos do Lazer I, Fundamento e Método do Jogo, Lazer II, e, agora, os Estudos do lazer, tem sido a proposta de trabalho - uma práxis revolucionária pedagógica cientifica, sob as bases da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo-se uma perspectiva de qualidade pessoal e do profissional de Educação Física e áreas afins, através da implantação dessas disciplinas, e ainda, a brinquedoteca Joana Darc; a Pós-graduação em Lazer, o qual, atualmente, em exercício - III Curso de Especialização em Lazer, e em andamento o IV, bem como , em breve, o Mestrado em Lazer e por fim o Núcleo de Estudos e Pesquisa Amazônicos de Esporte e Lazer ? NEPAEL, no qual, incliu-se a linha de pesquisa " Formação e Desemvolvimento de Pessoal e Politicas Publicas em Lazer.
Mediante a isso, se constrói esse texto, resultados da tríade acima, pelos Estudos do Lazer, no qual, acrescenta-se que a Formação e Desenvolvimento de Pessoal para as diretrizes norteadoras de políticas setoriais em Esporte e lazer está em expansão a atuação nessa área cada vez mais pelas vias do turismo, hotelaria, educação física, pedagogia, entre outras, com cursos de graduação, cursos técnicos e pós a nível Latu e Stritu Senso..
Quanto as políticas de lazer requer fomentar a discussão do significado e conceitos; políticas de atividades; políticas de animação como processo; redução de jornada de trabalho sem redução de salários, ou seja, uma política de reeordenação de tempo; política de transporte urbano, que significa reeordenar o solo urbano, espaços e equipamentos de lazer; a moradia e seu entorno, e finalmente, uma política de quadro profissionais e voluntários.
Se entende que embora tenha suas especificidades não pode ser tratado de forma isolada de outras questões sociais, porque o que se deseja que o profissional do Lazer se torne um educador e não um mercador. Ampliar possibilidades de trabalhar no plano da cultura, compromisso com a mudança, competência técnica composta de forma interdisciplinar e equipes multiprofissionais(Marcellino, 2003).


CONSIDERAÇÕES FINAIS...


As reflexões transcorridas devem continuar sempre para a continuidade do processo civilizador, pois define o lazer a partir de uma decisão individual e não mais vinculado diretamente a um tempo determinado socialmente, como ocorre na dicotomia lazer/trabalho.(Habermas apud Almeida e Gutierrez, 2005)
Endende-se que as barreiras sociais, politicas, culturais, morais e educacionais sirvam como desafios para as transformações de atitude em favor e benefícios do Lúdico como meio e fim educacional.
Para que se implemente uma política de lazer no Brasil tem que se romper com as práticas ilegais, já que há uma ligação com a criminalidade e com a educação(IDEM).
Por fim, quanto a formação de pessoal requer um planejamento que atenda a formação de recursos humanos com a integração aos órgãos públicos e formação de parcerias com o setor privado e organizações governamentais, implementando-se ações condizentes a atender às necessidades da conunidade.
Sedo assim, a compreensão da natureza e características das atividades de lazer constitui um objeto de pesquisa complexo e amplo para que se possa discernir os diferentes aspectos da vida em sociedade para a valorização da cultura, da política e da economia - um bem estar social nos conduzindo com a paz que existe em cada um de nós, se caso for cultivada à paz social para e pelo lazer.


REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Marco Antonio Bettini de ;GUTIERREZ, Gustavo Luis. O LAZER NO BRASIL:DO NACIONAL-DESENVOLVIMENTISMO À GLOBALIZAÇÃO Conexões, v. 3, n. 1, 2005

BOURDIEU, Pierre As Contradições da Herança. In . LINS, Daniel(org.) et al. Cultura e Subjetividade. Saberes Nômades. 3ª ed. SP: Papirus, 2002, pgs:7 à 17;

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa Qualitativa em Ciências humanas e Sociais. Petrópolis: Vozes, 2006;

COSNTITUIÇÃO, Federal, 1988;

FERNANDES, Vera Lúcia da Costa Lazer, Formação e Atuação na Cidade de Belém". . Texto apresentado no I Encontro Interdisciplinar no CEDF. Semana Acadêmica. VIII Seminário de Lazer. Dezembro de 2009, UEPA, Belém(Pa);

_____________________________. Os Estudos do Lazer no Diagnóstico da Praxis. Texto apresentado no I Encontro Interdisciplinar no CEDF. Semana Acadêmica. VIII Seminário de Lazer. Dezembro de 2009, UEPA, Belém(Pa);

________________________________________Politicas Participativas de Lazer: A Formação Universitária e a Ação Comunitária em Belém. Texto construído para o III Curso de Especialização em Lazer. Belém: UEPA, 2009;
_______________________________________Lazer e Acão Comunitária: As Dimensões Politicas do Lazer, Cidade e Comunidade em Belém. Texto construído para o III Curso de Especialização em Lazer. Belém: UEPA, 2009;
________________________________________.Lazer e Formação em Gestão Pública, in Projeto de Pesquisa no Núcleo de Estudos e Pesquisa Amazônicos em Esporte e lazer- NEPAL/CEDES. Belém, Pará: UEPA, agosto, 2007
_______________________________________ Um Projeto de Intervenção à Transformação da Prática Pedagógica Recreação no Curso de Educação Física da UEPA". Comunicação Oral. I COCENO ? Amapá. Setembro,2006;
____________________________Um Projeto de Intervenção à Transformação da Prática Pedagógica Recreação no Curso de Educação Física da UEPA". Comunicação Oral. . !º Fórum Internacional de educação do Mercosul. Gestione. Belém-Pará, 30/11 à 2/12/2007;pgs:6

____________________________ e PEREIRA, Marcos Augusto Carvalho. Entre Fatos e Fotos: Os Padrões Culturais do Lazer, in I Congresso de Ciências do Esporte Região Norte(COCENO). II Seminário de Estudos do Lazer. Amapá, Macapá: UNIFAP, 20 à 23/09/ 2006, pgs:1-2;


FRIGOTTO, G. O Enfoque da Dialética Materialista Histórica na Pesquisa Educacional. In: FAZENDA, Ivani (org). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo, Cortez, 1989, p. 69-90.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de Pesquisa social. 4ª ed. são paulo: Atlas, 1994;

GOHN, Maria da Glória. O Protagonismo da Sociedade Civil. Movimentos Sociais, Ongs e Redes Solidárias. S.P: SP: Cortez,2005;

LARAIA, Roque de Barros. Cultura um Conceito Antropologico. 18ª Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2005;

MARCELLINO, Nelson Carvalho(org). Formação e Desenvolvimento de Pessoal em Lazer e Esporte. Para Atuação em Políticas Públicas. Campinas, SP: Papirus, 2003;

MAIA, Lerson Fernando dos Santos. A Formação Técnico em Lazer e suas possibilidades de atuação e inervenção em políticas publicas, in MARCELLINO, Nelson Carvalho(org). Formação e Desenvolvimento de Pessoal em Lazer e Esporte. Para Atuação em Políticas Públicas. Campinas, SP: Papirus, 2003, pgs; 81 -101;

MASCARENHAS, Fernando. Em busca do Ócio Perdido: Idealismo, Panacéia e Prediçao Histórica à Sobra do Lazer. In PADILHA, Valquíria(org.) Dialética do Lazer. S. Paulo: Cortez, 2006, pgs: 75 à 103;

MINISTÉRIO do Esporte, Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer. O Esporte Recreativo, O Lazer, A saúde, A Ciência & Tecnologia No Âmbito Da Política Nacional do Esporte, 2006, www.esporte.gov.br

NORBERT, Elias. Sobre o Tempo. Editado por: Michel Schroter. Rio de Janeiro:Jorje Zahar, 1998, pgs: 7-32;

PARKER, S. A sociologia do lazer. Rio de Janeiro, Zahar, 1978.

PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis e TONELLO, Maria Georgina. Jogar Para Recriar o Lazer: A Recreação na Perspectiva da Desconstrução e Reconstrução dos Jogos. in Anais ? Encontro nacional de Recreação e lazer( 12º ENAREL), 2000, pgs: 455 à 461;

ROSA, Maria Cristina(org.)et all.Festar na Cultura, In ROSA, Maria Cristina. Festa, Lazer e Cultura. S. Paulo: Papirus, 2002, pgs: 11 à 41;

WERNEKC, Christianne Luce Gomes e PINTO, Leila Mirtes Santos de Magalhães. Recreação e Lazer no Brasil: Desafios para Novas Concretizações Educativas Lúdicas, in Anais ? Encontro nacional de Recreação e lazer( 12º ENAREL), 2000;