Os estilos de Liderança nas Empresas.

Autoria - Miriã Firmino
Orientação - Esther Cosso
Instituição de Ensino - FNC-Faculdade Nossa Cidade.

Resumo:  Nas empresas o termo de líder pode ser entendido como influenciar outras pessoas em um objetivo maior.

Apesar das literaturas intensas que existe não se chega a um consenso sobre qual o melhor estilo de liderança para se implantar nas empresas nos dias de hoje. No entanto quanto falamos em liderança e no que vamos explanar focando os estilos de liderança e tentando esclarecer da melhor forma e clareza possível, e mostrando o impacto que cada estilo de liderança tem dentro de uma empresa. Nesse artigo irá ser mostrado brevemente os conceitos de cada estilo de liderança, e qual o melhor a ser adotado dentro de uma empresa, e as possíveis vantagens e desvantagens de cara estilo para a empresa.

Palavra-chave: Liderança, estilos de Liderança, democrático, autocrático, laissez-faire.

Abstract: In the term of leading firms can be understood as influence others in a larger goal.

Despite intense literatures that there does not come to a consensus on what the best leadership style to deploy in enterprises today. However as we talk about leadership and focusing on what we explain the leadership styles and trying to clarify the best way possible and clarity, and showing the impact each leadership style has within an organization. In this article will be shown briefly the concepts of each leadership style, and what better to be adopted within a company, and the possible advantages and disadvantages of guy style to the company.

Keyword: Leadership, Leadership styles, democratic, autocratic, laissez-faire.

Introdução

Com a globalização e surgimento de novas tecnologias e as empresas disputando entre si para obter vantagem competitiva. E isso fez com que as empresas elevassem seus níveis de competitividade em níveis jamais imaginados e isso só tende a aumentar com o passar do tempo e com isso será exigido das empresas uma tomada de decisões mais rápidas para assim acompanhar as mudanças do mercado nela inserido para manter sua competitividade e sobrevivência.

E para isso acontecer as empresas precisam saber qual o estilo de liderança que melhor se encaixa para agregar valor nas suas atividades, para acompanhar o mercado atual e tomando cuidado para que não tenha um impacto negativo dentro das equipes lideradas e diretamente nos resultados que pretendem. Isso é essencial pois para obter grandes resultados as empresas precisam de pessoas que precisam de bem estar.

Liderança e seus conceitos

Existe varias definições sobre o contexto liderança principalmente por esse tema ser tão complexo.

De acordo com Chiavenato (1999), “Liderança é uma influência pessoal, exercida em uma situação e dirigida através do processo de comunicação, para se alcançar um objetivo específico ou objetivos”.

Mais objetivamente, Montana e Charnov (2000) dizem que “A liderança é um processo pelo qual um indivíduo influência outros, a realizar os resultados desejados”.

Tendo em vista essas duas definições como base vemos que esse é o resultado que se espera da liderança e isso pode mudar de acordo com o estilo que se usa pode impactar tanto positivamente como negativamente.

A figura do líder e seus estilos de liderança

Sabemos que existe uma distinção entre líder e estilo de liderança e sabemos que líder é que segundo Moscovici (1996), o líder é a pessoa em um grupo à qual foi atribuída, formal ou informalmente, uma posição de responsabilidade para dirigir e coordenar determinadas atividades.

Sabemos que o líder além de coordenar atividade ele direciona as pessoas lideradas para o objetivo maior da empresa.

E a liderança é a forma que a pessoa na figura de líder influencia outras pessoas do seu grupo.

É  importante entender que os estilos de liderança consiste nas atitudes do líder para seus liderados.

Pensando desta forma, Araújo (2006) destaca que existem vários estilos de liderança

que o líder pode se utilizar, sendo que os principais estilos são: o autocrático, o democrático

e o laissez-faire, este também chamado por alguns autores como liberal.

Segundo Araújo (2006), esses três estilos se

definem da seguinte forma:

Autoritário ou autocrático: o nível de intervenção do líder é alto, neste caso, o líder

toma as decisões sem consultar o grupo, fixa as tarefas de cada um e determina o modo de concretizá-las.

Democrático: Nível médio de intervenção do líder, este estilo também é chamado de estilo participativo, pelo fato de o líder compartilhar com os empregados sua responsabilidade de liderança, envolvendo-os no processo de tomada de decisão.

Assim, o grupo participa na discussão da programação do trabalho, na divisão das tarefas e as decisões são tomadas a partir das discussões do grupo.

Laissez-Faire ou Liberal: De intervenção quase nula, neste estilo, o líder funciona como elemento do grupo e só acaba intervindo se for solicitado. É o grupo que levanta os problemas, discute as soluções e decide. O líder não interfere na divisão

de tarefas, limitando-se a sua atividade, a fornecer informações, se a sua intervenção for requerida.

Os estilos de lideranças e vantagens e desvantagens para a Empresa.

Liderança Autocrática: Esse tipo de liderança não permite iniciativa pessoal, esse tipo de liderança gera conflitos pessoais, frustração, de desinteresses entre outras.

Apesar da produtividade ser elevada não há a um acompanhamento das tarefas e elas não realizadas com satisfação.

Vantagens sobre esse tipo de liderança é que as decisões são tomadas rapidamente e as tarefas são executadas sem questionamento.

Desvantagens: os colaboradores pouco participam das decisões e normalmente ficam desmotivados por não ter reconhecimento.

Liderança Democrática: esse tipo de liderança assume uma atitude de apoio, deixa os colaboradores mais a vontade de dar opiniões sobre a tomada de decisão, integrando o grupo á empresa.

Vantagens sobre esse tipo de liderança os liderados contribuem na tomada de decisão, e fazem as tarefas com mais satisfação toma a causa da empresa para si.

Desvantagens: os liderados as vezes não reconhece o líder do grupo e as tomadas de decisões tendem a serem mais demoradas.

Liderança Laissez-Faire: esse tipo de líder é usado em empresas que tem colaboradores que não tem auto-organização entre eles, e com isso pode surgir frequentes discussões, com desempenho das atividades pouco satisfatória.

Esse tipo de líder trabalha em empresas que são da área de projetos, que normalmente o desempenho seja qualitativo.

Vantagens sobre esse tipo de liderança é que o desempenho dos liderados seja de alto nível, por sua independência e por ter seus próprios objetivos, que muitas vezes agregam valores a empresa.

Desvantagens: há pouca comunicação entre as pessoas tanto líder como liderado isso causa desalinhamento entre os objetivos causando um resultado não satisfatório para a empresa.

Conclusão

Todos os estilos de liderança tem uma relevância para a empresa nenhum deve ser desconsiderado, o fato de um líder não ter a característica de algum estilo de liderança não quer dizer que ele está tendo um certo tipo de resistência a mudanças, pelo contrario isso mostra que o líder tem a capacidade de se adaptar as mudanças ao longo do tempo.

É importante salientar que existe um nível de liderança para ser estabelecido dentro de uma empresa, que seja possível através dos objetivos da empresa, saciar também os objetivos pessoais, com isso saciar os objetivos de ambos envolvidos.

Por tanto a alta administração deve entender que o líder se não tiver a característica de um dos estilos ele deve se adaptar as mudanças questionadas pela empresa

Referencias.

 ARAUJO, Luiz Cezar. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2006.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução á teoria geral da administração. 5ª ed. Rio de Janeiro:

Campus, 1999. p. 167-180.

MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento Interpessoal: treinamento em grupo. 8 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998, p. 125-137.

MONTANA, Patrick J; CHARNOV, Bruce H. Administração. São Paulo: Saraiva, 1999.