OS ENTRAVES DO USO DA BIOQUÍMICA NO COTIDIANO ESCOLAR

JOÃO PETRUCIO MARIMONIO DE JESUS DOS SANTOS

 

 

Resumo

Esse artigo traz uma reflexão sobre dificuldades do ensino da Bioquímica no ambiente escolar, com o intuito de promover o aprendizado de uma forma mais prazerosa e assim proporcionar uma melhor aprendizagem nas disciplinas que envolvem a bioquímica. Cabem as instituições de ensino preparar o espaço para o desenvolvimento da Bioquímica em um ambiente adequado que muitas vezes não tem por vários motivos de estrutura e\ou financeiro bem como material humano. O artigo aqui tem caráter descritivo, pretende, por meio de revisão bibliográfica, levantar questões referentes à compreensão e à importância da aplicação de aulas de Bioquímica no ambiente escolar, tendo por objetivo analisar a influência das atividades de bioquímica, identificando a disciplina como recurso pedagógico no que tange a oferecer caminhos para que o aluno desenvolva conhecimentos historiográficos, prática de trabalhos práticos e teóricos na construção de um aprendizado real.

Palavras Chave: Bioquímica, educação, ambiente escolar

ABSTRCT

 

 

This article presents a reflection on the difficulties of teaching biochemistry at school, in order to promote learning in a more pleasant way and thus provide a better learning in the disciplines of biochemistry. Fit educational institutions prepare the space for the development of biochemistry in a suitable environment that often does not have as many design reasons and \ or financial and human material. The article here is descriptive, intends, through literature review, raising questions about the understanding and the importance of the application of biochemistry classes at school, in order to analyze the influence of biochemical activities, identifying the discipline as a teaching resource when it comes to offering ways for the student to develop historiographical knowledge, practice of practical and theoretical work in building a real learning.

Key words: biochemistry, education, school environment.

1                    Introdução

À escolha deste tema deu-se inicialmente pela nossa vivência como professor da rede regular de ensino.

De acordo com algumas pesquisas as escolas não estão preparadas para receber à informações sobre bioquímica, por esse motivo se faz necessário um estudo que ressalte esse tema e apresente alternativas de solução.

De acordo com a definição do autor (MOTTA, VT. Bioquímica básica. 2. ed. São Paulo: Autolab, 2003), a Bioquímica estuda as estruturas moleculares, os mecanismos e os processos químicos responsáveis pela vida, como a agua, e tudo que nos rodeiam, estudam mostram que não podemos viver sem ter conhecimento da bioquímica, pois faz parte do nosso cotidiano. Para realizar as suas funções, os seres vivos dependem da capacidade de obter, transformar, armazenar e utilizar energia. Sem energia ocorre a perda da vitalidade e a morte celular. A maioria dos constituintes moleculares apresenta formas tridimensionais que executam inúmeras reações químicas entre si para manter e perpetuar a vida.

A verificação da qualidade da educação oferecida pelas instituições perpassa certamente as experiências que estas promovem, aos alunos que nelas estão inseridos, portanto, identificar as dificuldades ou defasagem se faz necessário para uma educação de qualidade.

A presente pesquisa pretende validar a utilização dos recursos didáticos adequados para a promoção de uma educação de qualidade para os alunos, com vista para a melhoria da educação oferecida em instituições de educação. Cabe às instituições planejar suas ações e escolher as experiências adequadas para que se atinjam os objetivos esperados desta etapa da educação. Trata-se se um processo gradual e dinâmico que assume distintas formas, considerado o seu contexto.

Este conceito traduz o que se conhece como a teoria do ambiente o menos restrito possível, centrada nas aptidões dos alunos que devem ser "preparados" para incluso conhecimento de uma nova disciplina bem complexas em sua totalidade como é a Bioquímica.

As ações desenvolvidas nas escolas nos dias atuais são pertinentes para o desenvolvimento de todos os alunos em seus diferentes aspectos, contribuindo para que se alcancem os objetivos propostos pela escola em relação à implementação da disciplina no cotidiano escolar, pois para que ocorra a teoria e a prática, requer empenho de todos os envolvidos, uma vez que a mudança não é só no espaço físico, mas também requer grandes mudanças no currículo e no planejamento escolar.

Fonte da imagem de domínio público internet

Figura de estudiosos da antiguidade estudando plantas

Na Grécia Antiga, Empédocles postulou no século V a.C. o mundo como composto por elementos e Demócrito introduziu o conceito de átomo, pequeníssimas partículas indivisíveis, que juntas constituiriam toda a matéria. Esta teoria atômica da constituição da matéria, comparável com a teoria moderna, foi, no entanto, esquecida até o século XVI.

2                    BIOQUÍMICA X CURRÍCULO ESCOLAR

A matéria de Bioquímica faz parte do currículo de alguns cursos de graduação da Área Biológica. A mesma é o ramo da ciência que estuda a química da vida, sempre pesquisando como funcionam os organismos.

Fazer parte da interdisciplinaridade com da ciência e Química no estudo da composição e das transformações que ocorrem nos seres vivos, a nível celular.

Uma nova escola é perfeitamente possível, porque muitos são os professores que estão acreditando em outro modo de pensar a educação e de fazê-la acontecer na sala de aula, em que cada um tem a sua identidade respeitada e velhas práticas possam ser transformadas em novas oportunidades de aprendizagem, para todos os alunos. Até certo ponto, o professor sempre foi visto como a fonte do conhecimento, porém isso não tem mais lugar em nossa sociedade.

As mudanças estão acontecendo cada dia mais para se esperar que informações pré-concebidas ou fatos serão suficientes para “satisfazer” os alunos de hoje. Deixando claro que o aluno também e parte integrante do aprendizado, ou seja, é uma troca de aprendizado, troca de experiências e assim se constrói o verdadeiro conhecimento.

É preciso, ainda, que muitos professores tenham oportunidades para refletir sobre as propostas de mudanças que mexem com seus valores, com suas convicções, sua prática profissional e também com seu cotidiano, porque sair do que era durante tanto tempo convencional, nos desestabiliza às vezes causa uma insegurança, pois até pouco tempo só se utilizava a teoria, com passar do tempo veio à prática muitas das vezes sem estrutura física para o professor ministrar suas aulas praticas, sem um laboratório adequado para as devidas experiências e as demonstrações da teoria com a prática.

Deve ficar claro que bons mediadores de classe são fruto de aprendizagem, eles não nascem bons. Sempre há aqueles poucos professores que são mediadores naturais, que tiveram muito pouca capacitação formal, e que simplesmente parecem saber o que fazer na maioria ou em todas as situações problemáticas. Entretanto, a maioria dos professores precisa de uma capacitação adequada para um bom manejo das aulas (STAINBACK, 2008, p. 336). 

De acordo com a citação acima fica claro que a disciplina em questão é bem complexa e com conteúdos que trazem em seu teor assuntos como os fenômenos micro e macromoleculares difíceis de serem abstraídos e compreendidos pelos alunos. Um dos entraves se a grande variedade de informações que trás a matéria de Bioquímica e que devem ser incorporada nas aulas, de um jeito que seja de fácil assimilação aos alunos principalmente os iniciantes nessa disciplina.

[...] Como exemplo disso, citam-se os Carboidratos. Observe o quão complexo é ensinar a matéria “Carboidratos” atualmente:

“Ao lecionar esta aula em Bioquímica, o professor não deve apenas mostrar o que são os carboidratos, qual a constituição química e para que servem no corpo. O professor deve mostrar também que o consumo em excesso de Carboidratos brancos e pobres em fibras na alimentação (Tecnologia de alimentos) por um indivíduo, pode levar ao aparecimento de doenças crônicas em longo prazo (Patologia), como Obesidade e, por consequência Diabetes e, por consequência Hipertensão Arterial. São doenças crônicas, incuráveis, porém que possuem tratamentos medicamentosos para o seu controle (Farmacologia) e o uso destes medicamentos deve sempre ser instruído ao paciente (Atenção Farmacêutica) [...].”

Essa é outra parte da Bioquímica que faz parte do currículo de curso voltado para área da saúde onde se faz um estudo mais profundo da disciplina em questão, já para ensino fundamental e médio sofre adequações de acordo com o planejamento da serie em questão, que pode ser ensino fundamental ou médio e também levando em conta com a proposta curricular vigente.

Água

[...] A água compõe a maior parte da massa corporal do ser humano. É o solvente biológico ideal. A capacidade solvente inclui íons (ex.: Na+, K+ e Cl-), açúcares e muitos aminoácidos. Sua incapacidade para dissolver algumas substâncias como lipídios e alguns aminoácidos, permite a formação de estruturas supramoleculares (ex.: membranas) e numerosos processos bioquímicos (ex.: dobramento protéico). Nela estão dissolvidos ou suspensos os compostos e partículas necessários para o bom funcionamento celular. Reagentes e produtos de reações metabólicas, nutrientes, assim como produtos de descarte, dependem da água para o transporte dentro e entre as células. [...].

Fonte da imagem de domínio público internet

A molécula da água possui polaridade devido à diferença de carga entre os átomos de hidrogênio e o de oxigênio que, por ser mais eletronegativo, favorece a criação de uma nuvem eletrônica em torno de seu núcleo, induzindo a uma carga formal positiva para os átomos de hidrogênio. Esta polaridade permite o surgimento de pontes de hidrogênio o que torna a água um soluto perfeito para a maioria das biomoléculas.(Adaptado de Lehninger, A.L et al., 1995).

Proteínas

[..] São as biomoléculas mais abundantes, possuindo inúmeras funções, dentre elas a indispensável função catalisadora exercida pelas enzimas, sem a qual não seria possível a maioria das reações celulares (apesar de algumas moléculas de RNA possuírem ação catalítica idêntica a enzimas). São formadas por aminoácidos ligados por ligações químicas extremamente fortes entre seus grupamentos funcionais amino (NH2) e ácido carboxílico (COOH), as ligações peptídicas [...].

 

Fonte da imagem de domínio público internet

3                    MÉTODOS DE ENSINO DA BIOQUÍMICA NA EDUCAÇÃO

Nas escolas hoje tem-se duas maneiras de ministras as aulas de Bioquímica, ou seja, métodos diferentes, o ensino tradicional e o teórico\ pratico.

Sendo o tradicional como o próprio nome diz é tradicional não dá abertura para o aluno expor suas ideias, ou seja, só o conhecimento cabe somente ao professor e o aluno recebe essa carga de informação sem questionar sem abertura para um dialogo muito menos uma troca de conhecimento entre ambos. Essa metodologia se caracteriza com o uso dos livros didáticos, que muitas das vezes estão desatualizados e não condiz com a realidade dos alunos.

Já em relação aos professores faltam recurso e empenho da gestão em questão de dar uma formação adequada para que possam inovar em suas aulas, trazer algo diferente para os alunos se sentirem atraído pela aula não somente de Bioquímica, mas também as outras disciplinas que fazem parte do currículo escolar. Pode-se verificar que alguns professores têm uma carga de aula dupla às vezes tripla, ou seja, manhã, tarde e noite o que prejudica a preparação de aulas por esse motivo recorre aos livros didáticos como “dito” antes alguns desatualizados por não ter outro recurso no momento.

Diante dessa situação os alunos acabam por acharem a disciplina de Bioquímica complicada e desinteressante muita das vezes nem fazem as devidas comparações com a vida a quão essa matéria é importante para os seres vivos.

Segundo Saviani (2005) a pedagogia tradicional surgiu com a influência católica:

[...] A educação brasileira desenvolveu-se, principalmente, por influência da pedagogia católica (a pedagogia tradicional de orientação religiosa), com os jesuítas, que, praticamente, exerceram o monopólio da educação até 1759, quando foram expulsos por Pombal. [...] isso não significou a exclusão da influência católica na educação, mas sim, a quebra de um monopólio. Este período vai até o início do século XX, quando se torna forte a influência da Escola Nova, que se inspira naquilo que chamo de concepção humanista moderna de filosofia da educação (SAVIANI, 2005, p.88).

Freire (1982) ressalta que o “educador já não é o que somente educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em conversa com o educando que, ao ser educado, também educa”. Isso mostra bem que o aluno participa muito com professor, fazendo uso do dialogo sempre em suas aulas dessa maneira não é só professor que é detentor do saber, mas sim é detentor de um saber compartilhado e assim contribui para um aprendizado compartilhado.

Uma pratica pedagógica que torna as aulas mais atraentes para o estudante são as aulas praticas as atividades em que os alunos podem vivenciar as experiências poder participar e comparar a teoria com a pratica faz toda a diferença no conhecimento. Poder promover um mundo de descobertas demostrando às atividades das praticas de Bioquímica eleva o nível de aprendizagem dos alunos.

De acordo com os PCNs é essencial que os exercícios práticos proporcionem um ambiente de reflexão, possibilitando a formação de opiniões, permitindo ao aluno uma visão além dos livros, estimulando a curiosidade em compreender os eventos dos experimentos utilizados pelo educador (BRASIL, 1898).

[...] Com esse modo de ministrar as aulas utilizando a prática, o conteúdo é apresentado de forma dinâmica, com participação dos alunos e professores seja bem lúdica, este último concebe o conhecimento com mais facilidade, visto que tem a oportunidade de tocar nos materiais envolvidos na experimentação, observar quais reações podem ocorrer de forma bem descontraída. Dessa forma há um melhor entendimento do conhecimento se o estudante é envolvido com o lúdico [...].

Conforme afirma Seber (1999, p. 55): “A conduta de viver de modo lúdico situações do cotidiano amplia as oportunidades não só de compreensão das próprias experiências como também de progresso do pensamento”. Diante disso, percebe-se que o estudante se apoia na imaginação que é proporcionada pela atividade lúdica que é o brincar para produzir momentos do dia-a-dia, e assim quanto maiores forem oferecidas condições de brincadeiras mais progresso alcançará o seu pensamento.

Em virtude desses progressos no nível de representações interiores, o brincarem reflete uma etapa superior de elaboração. A criança brincando por tempo mais prolongado e ajustado suas ações aos pormenores vividos no cotidiano faz seu pensamento evoluir cada vez mais. (SEBER, 1999, p.58). 

Utilizar o lúdico como recurso de intervenção nas aulas de Bioquímica requer uma formação específica, para que se possa, através da promoção do brincar, criar um espaço de desenvolvimento de vivências de situações desconhecidas através de elementos que sejam do domínio do aluno. Carvalho e Begnis (2006, p. 111) relataram que: “O brincar pode servir como elo entre o aluno e os profissionais de Bioquímica, enfocando não apenas a atividade desenvolvida, mas o tipo de relação estabelecida”.

De acordo com essa visão pode-se verificar que os PCNs, (Parâmetros Curriculares Nacionais) (Brasil, 2002), indica que os conteúdos da biologia e da química sejam transmitidos de forma que os significados tragam a devida importância de visão de mundo para o estudante que ele possa fazer relações e comparações com o mundo, ou seja, com tudo ao seu redor, e que ele é fundamental nesse processo de aprendizagem em um mundo que está sempre em profundas transformações e para acompanhar essas transformações é necessário ter um aprendizado real.

Krasilchik (2004) menciona que às aulas práticas são aquelas que permitem aos alunos ter um contato direto com os acontecimentos, manipulando os materiais e equipamentos e compreendendo organismos, em geral envolvendo a experimentação, ou seja, estas aulas possuem atividade prática. As aulas práticas sem dúvidas são estratégias essencial que pode ajudar na melhoria da compreensão das reações bioquímicas que ocorrem nos seres vivos, tornando as aulas mais prazerosas e de fácil entendimento para os discentes.

De acordo com a citação fica evidente que ensinar Bioquímica utilizando a pratica e as atividades experimentais podem diminuir as dificuldades que os alunos possa a ter em assimilar o conteúdo. Poder transformar essa matéria mais atraente e fazer com que os alunos tenham interesse em aprender de uma forma que possa levar esse aprendizado para vida com prazer pode torna-lo um adulto capaz de sair de qualquer situação complicada que possa a vir enfrentar no decorrer do processo de ensino aprendizagem.

4                    Considerações Finais

Vale ressaltar que as dificuldades, ou seja, os entraves para desenvolver uma aula de qualidade sobre Bioquímica esbarra em muitos obstáculos, que podem ser sanados com a mudança de postura de alguns envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Para remover esses obstáculos requer uma postura adequada de como encarrar o que dever ser mudado, como preparar um ambiente adequado para ministrar aulas de Bioquímica, como por exemplo, um bom laboratório que no decorre dessa pesquisa percebe-se que é um dos entraves para desenvolver bons trabalhos, por isso requer grande empenho dos gestores das instituições de ensino, que sabe-se que depende de recursos financeiros e humanos para que o aprendizado venha ocorrer de maneira adequada.

Outro ponto que merece relevância e o fato do professor muitas das vezes não estar preparado para ministrar aulas práticas, ele é só detentor do conteúdo e dono do saber absoluto, que pode-se perceber que hoje em dia o importante é construir o aprendizado juntos tendo uma troca para evoluir na construção do aprendizado valorizando o diálogo sempre.

Vale lembrar que a formação do professor as veze é defasada e requer investimento em cursos de atualização para que o professor venha desenvolver aulas mais atraentes para seus alunos, portanto, o ensino aprendizagem de Bioquímica não deve ser desenvolvido só de forma teórica, mas também de forma pratica, pois assim o aluno participa mais e aprende muito mais, proporcionar uma relação de entre a escola e a vida que é muito importante nos dias de hoje. Sendo que o professor constrói suas estratégias para ministrar suas aulas de forma agradável.

O primeiro procedimento para uma mudança seria uma valorização e investimento em formação pedagógica dos professores de Bioquímica que vem crescendo cada vez mais no cotidiano escolar.

Nesse momento ele pode usar a música, os fantoches, tudo que for possível para conduzir o conteúdo de forma lúdica, até mesmo teatralizar um procedimento, tudo através de uma linguagem que os alunos entendam, pois só assim que se chega a um resultado satisfatório no ambiente escolar.

Adotar o lúdico num procedimento diferente de transmitir o conteúdo de Bioquímica ainda nos dias atuais requer o empenho de nossas políticas públicas que muitas das vezes não concordam com essa atividade prática, para tanto essa pesquisa requer continuidade e assim trazer mais contribuições para futuros trabalhos para enriquecer o nosso aprendizado como futuros profissionais da bioquímica.

Referências Bibliográficas

Amorim, A. C. R. (1997). O ensino de Biologia e as relações entre Ciência/Tecnologi/Sociedade: O que dizem os professores e o Currículo do ensino médio? Em: Anais do VI Encontro “Perspectiva do Ensino de Biologia” (pp. 74-77). São Paulo: Faculdade de Educação da USP.

Bastos, F. (1992). O conceito de célula viva entre os alunos de segundo grau. Em Aberto, ano 11, 55, 63-69.

Behrens, M. A. (2003). O paradigma emergente e a prática pedagógica. 3. ed. Curitiba: Champagnat.

Brasil. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio/ Ministério da Educação, Secretária de Educação Média e Tecnológica. – Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.

Caballer, M. J; Giménez, I. (1993). Las ideas del alumnado sobre el concepto de célula al finalizar la educación general básica. Enseñanza de las Ciencias, 11(1), 63-68.

Candela, A. (1998). A construção discursiva de contextos argumentativos no ensino de ciências. Em: César Coll (Org.), Ensino, Aprendizagem e discurso em sala de aula (pp. 143-169). Porto Alegre: ArtMed. Giordan, A.; Vecchi, G. de (1996). As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. 2 Ed. Porto Alegre: Artes

Médicas. Leite, B. (2000). Biotecnologias, clones e quimeras sob controle social: missão urgente para a divulgação científica. São Paulo em Perspectiva, 14(3), 40-46. Libâneo, J. C. (2004). A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a teoria histórico-cultural da atividade e a contribuição de vasili Davídov. Revista Brasileira de Educação, número 27, set-dez, 5-24.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

Mortimer, E. F. (1996). Construtivismo, mudança conceitual e ensino de Ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, 1(1), 20-39.

Murphy, M. P.; O’Neill, L. A. J. (Orgs.) (1997). “O que é vida?” 50 anos depois: Especulações sobre o futuro da Biologia. São Paulo: Fundação Editora da Pelizzari, A. et al. (2002). Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC, 2(1), 37-42.

RUSSELL, John Blair Química Geral São Paulo: Mc Graw Hill do Brasil Ltda, 1981, volume 1. 

SANTOS, Lucíola L. D. P. – Formação de Professores e Saberes Docentes. In: MACIEE, Lizete S. B. Reflexões sobre a formação de professores – Campinas, SP;

Silveira, R. V. M. da. (2003). Como os estudantes do ensino médio relacionam os conceitos de localização e organização do material genético? Dissertação de mestrado. São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.