Autores:
Samuel Bahia Araújo
Robert Ribeiro alves 

1 INTRODUÇÃO 

Nesse artigo elaborado vamos abordar o tema "A importância dos diversos saberes à formação acadêmico-profissional de contadores" contendo discussões sobre "As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão" onde o objetivo geral é mostrar que a educação que é transmitida às pessoas não se preocupa em fazer conhecer o que realmente é o conhecer. Se essa é a educação que recebem, têm que se desenvolver outras atividades cerebrais, culturais e psíquicas, um profissional da área contábil não pode ficar preso nos conhecimentos que adquire somente ao longo do curso, tem sempre que buscar novos conhecimentos e não se alienar em relação ao restante do mundo.

Outra parte da pesquisa é sobre " Os princípios do conhecimento pertinente" que aborda o problema em ignorar o conhecimento geral e de não focar apenas no fragmentado. A fragmentação do conhecimento, mesmo que esse se torne mais específico, impede a operação do vínculo entre as partes com a totalidade, sendo assim é preciso que desenvolvam aptidão para situar as informações em um contexto separado e em conjunto, pois os problemas que o contador pode se deparar não acontecem de forma isolada, estão dentro de um contexto que não pode ser ignorado.

Há também o "Ensinar a condição humana" onde é sugerido que o ser humano seja o objeto essencial do ensino. A condição de homem é uma unidade complexa que foi desintegrada na educação nas disciplinas, dificultando aprender o significado da condição humana. O profissional da área contábil tem que saber lidar com diversificadas atitudes com que pode se deparar com cada tipo de pessoa em sua relação profissional. O homem é o tempo físico, psíquico, social em um só, é completo, complexo, envolve diversos fatores e cada um com sua particularidade, o que dificulta o estudo do próprio ser.

Em o “Ensinar a identidade terrena" é possível observar que há uma preocupação com o destino da vida na Terra. O reconhecimento da vida terrena deve converter em um objetivo da educação, todos partilham o destino comum, que é o planeta, não podem agir de forma como se fosse propriedade de só um ou mais grupos. A planetarização aproximou diversas culturas existentes, com isso o contador é capaz de trocar informações com outro de uma parte oposta do planeta em questão de minutos, sem precisar sair do escritório.

Foi abordado “Enfrentar as incertezas" insinua que deveria haver o estudo das incertezas que surgiram para que as certezas fossem reveladas. No aprendizado não contém os imprevistos que aconteceram para criar as regras, o estudante de Ciências Contábeis deve aprender os acontecimentos inesperados que levaram à criação das ações presentes no cotidiano.

Na parte de “Ensinar a compreensão" mostra que é o fundamento da comunicação. A compreensão não é ensinada, mas tem que ser aprendida, decorre necessidade em estudar os efeitos da incompreensão. Os relatórios contábeis se não compreendidos não têm valor, existe sempre a carência de compreensão mútua dos envolvidos no processo comunicativo, senão o que foi feito ou falado foi em vão.

Na “A ética do gênero humano" o indivíduo e a sociedade são tanto inseparáveis quanto coprodutores um do outro. A ética não poderia ser ensinada por meio de lições de moral, tem que ser compreendida e aplicada. A contabilidade está na vida do homem e do meio em que vive, a ética deve sempre estar presente para não haja desigualdade de direitos.