Valmir Pereira

Curso de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa

Polo de Feira de Santana

Orientador: Ivi Furloni

 

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo de investigar na literatura nacional, os diferentes falares do povo brasileiro, procurando identificar suas diversas tipologias e como acontece a relação/problematização entre a linguagem popular e a língua normativa, de acordo com os pressupostos teórico-metodológicos da sociolinguística, no intuito de possibilitar a reflexão sobre as implicações socioculturais da variação linguística, como também, a sua contribuição para o enriquecimento da cultura brasileira. Neste sentido, utilizou-se a pesquisa qualitativa e descritiva, através do levantamento bibliográfico, de onde foram extraídos dados em livros, periódicos e artigos da Internet de autores que versam sobre o assunto para fundamentar o contexto teórico desse trabalho. O presente estudo mostrou que a sociolinguística tem contribuído significantemente para a compreensão da origem de certos fenômenos da fala. Que o preconceito linguístico ainda permanece vivo na cultura brasileira e que é preciso uma postura mais moderna da escola, de educadores e de alguns estudiosos em relação às diversidades linguísticas, entendendo-as como um importante instrumento de comunicação, que faz parte da história da língua portuguesa falada no Brasil.

Palavras-chave: Língua Portuguesa, Variação Linguística, Povo Brasileiro. 

INTRODUÇÃO 

O Brasil apresenta enormes contradições referentes aos aspectos políticos, econômicos, culturais e sociais. Diante dessa complexidade histórica, a desigualdade sociocultural tem influenciado diretamente na vigência de um sistema educacional dual, onde nem todos são beneficiados com uma educação de qualidade.

Desse modo, a língua portuguesa falada no Brasil tem apresentado enormes diferenças na maneira de falar e de escrever de seu povo. Por isso, esse tema temn provocado constantes debates entre os sociolinguistas que procuram pesquisar sobre a funcionalidade da língua, nas diversas situações do discurso, no mento da fala.  

Seguindo nesta direção, a variação linguística coloca em evidência os embates entre os postulados teóricos e metodológicos da norma padrão, baseada nas regras da gramática normativa e da linguagem popular, oriunda dos grupos e sociedades de fala. Luccchesi (2016) aponta que existe uma polarização sociolinguística no Brasil, na qual, se contrapõem a norma culta e uma norma popular, causada por profundas diferenças que, infelizmente, marcam a realidade socioeconômica do nosso país.

Diante do exposto, este estudo pretende responder à seguinte indagação: Quais são os diferentes falares do Povo Brasileiro? Para Gil (2008), o problema de uma pesquisa resulta do interesse em descobrir respostas para questionamentos que chamam a atenção do pesquisador, despertando-lhe a curiosidade, mediante o emprego de procedimentos científicos.

Visando estabelecer caminhos norteadores em busca de respostas para este questionamento, foram elencadas algumas hipóteses que poderão ser evidenciadas ou negadas no decorrer deste estudo:

  • A variação linguística é muito diversa e tem contribuído para o enriquecimento da cultura literária brasileira;
  • São poucas as contribuições da variação linguística para a cultura literária brasileira;
  • A variação linguística é reconhecida e recomendada pelos especialistas no assunto, como uma variante importante da língua portuguesa, pois tem facilitado a comunicação entre os falantes da língua portuguesa no Brasil;
  • A variação linguística não é reconhecida nem recomendada pelos especialistas, pois, constitui-se em um erro fonomorfológico na língua portuguesa;
  • Existe um preconceito linguístico acentuado em relação à linguagem popular, falada pelas diversas comunidades de fala no Brasil;
  • Não existe nenhum preconceito linguístico em relação à linguagem popular, falada pelas diversas comunidades de fala no Brasil.

Diante do problema apresentado, esta pesquisa tem como objetivo geral:

  •  Investigar na literatura nacional os diferentes falares do povo brasileiro. Estabeleceu-se como objetivos específicos,
  •  Identificar as diversas tipologias e classificações da língua falada no território brasileiro;
  • Entender como acontece a relação/problematização entre a linguagem popular e a língua normativa, de acordo com os pressupostos teórico-metodológicos da sociolinguística e,
  • Refletir sobre as implicações socioculturais da variação linguística e sua contribuição para o enriquecimento da cultura brasileira.

Para atingir os objetivos propostos neste estudo, utilizou-se da pesquisa qualitativa e descritiva através do levantamento bibliográfico, de onde foram coletados dados em livros, periódicos e artigos da Internet de autores que versam sobre o assunto para fundamentar o contexto teórico desse trabalho.

 De acordo com Gil (2008), a pesquisa científica procura desvendar fatos que acontecem em todos os campos da vida terrestre e, que chamam a atenção do pesquisador através de dados reais.

A variação linguística tem sido alvo de críticas e de preconceito por uma parte da sociedade, principalmente, alguns intelectuais e especialistas em língua portuguesa que a considera como um erro ou vício de linguagem, por não atender às regras da gramática normativa, no ato da fala.

Bagno (2002), afirma que a escola contribui para a preservação desta situação ao não reconhecer a verdadeira diversidade do português falado no Brasil, impondo uma cultura linguística como se ela fosse, de fato, a língua comum aos mais de 190 milhões de brasileiros, esquecendo-se de considerar a idade, a origem geográfica, a situação socioeconômica e o nível de escolaridade desta população.

Diante de tantos questionamentos que atualmente tem dominado o tema entre os estudiosos da sociolinguística em todo país, este trabalho torna-se de grande relevância socioeducacional, na medida em que pleiteia contribuir com novos conhecimentos sobre o uso da língua no cotidiano da sociedade.

Sendo assim, este assunto reveste-se de significativa importância para o desvelamento de novas contribuições, servindo de aporte para futuras pesquisas no campo científico. Na esfera individual, os aprendizados adquiridos a partir desse trabalho serão relevantes e fundamentais para a formação acadêmica e profissional do pesquisador.

Buscar-se-á assim, refletir sobre a relação/problematização entre a linguagem popular e a língua normativa, de acordo com os pressupostos teórico-metodológicos da sociolinguística e sobre as implicações socioculturais da variação linguística e sua contribuição para o enriquecimento da cultura brasileira.