Os dez maiores vilões do homem de ferro.

A diversificação na historia dos quadrinhos trouxe para cada apaixonado dos gibis grande novidades e diversos heróis que nos encantam cada vez mais. Este é o caso do famoso “Homem de Ferro”, criado por Stan Lee em 1963 é a historia do empresário e milionário Anthony Edward "Tony" Stark que ainda hoje conquista muitos fãs pelo mundo.

Mais claro que para todo herói renomeado mundialmente existem seus inúmeros inimigos, e na historia do homem de ferro não é diferente.

Com diversos inimigos por sua historia iremos conhecer os dez principais vilões na historia do Homem de Ferro:

  1. Monge de Ferro: Amigo de Stark, Obadiah Stane. Nos quadrinhos, ele sempre foi um adversário implacável nos negócios, chegando a tomar as Indústrias Stark à força. Nas duas versões Stane chegou às vias de fato com Stark usando a gigantesca armadura do Monge de Ferro  que também terminou sendo a causa de sua morte. Surgiu em Iron Man (Vol. 1) 163, de outubro de 1982.
  2. Chicote Negro: Assassino de aluguel a serviço da Maggia. Chicote Negro tinha um uniforme infame e chicotes energéticos capazes de paralisar a armadura do Homem de Ferro. Surgiu em Tales of Suspense 97, de janeiro de 1968.
  3. Mandarim: Surgiu como um amálgama dos piores estereótipos orientais, a materialização da "ameaça vermelha" dos anos 60. Ofensivo para o novo século, foi reinventado como um terrorista multinacional, que detém dez "anéis de poder", fruto de uma cultura alienígena, o que o faz capaz de controlar, entre outras coisas, os elementos e a realidade. Surgiu em Tales of Suspense 50, de fevereiro de 1964.
  4. Justin Hammer: Justin Hammer empresário milionário e invejoso, gasta sua fortuna equipando vilões tecnológicos para enfrentar o Homem de Ferro. Surgiu em Iron Man (Vol. 1) 120, de março de 1979.
  5. Homem de Titânio: O Homem de Titânio, um soldado do Partido Comunista determinado a construir um traje de combate superior ao dos americanos maior e desajeitado devido à falta de componentes miniaturizados.  Surgiu em Tales of Suspense 69, de setembro de 1965.
  6. Fing Fan Foom: Um dragão alienígena confundido com uma criatura chinesa divina. Criado na Marvel antes da era dos super-heróis, quando o grande barato eram os gibis com monstros, não demorou a ele enfrentar o Homem de Ferro, inclusive sendo presença constante na animação do herói nos anos 90. Surgiu em Strange Tales 89, de outubro de 1961.
  7. Conde Nefária: De família tradicional italiana, ele trocou dinheiro por poder dentro da organização criminosa Maggia. Apesar dos super poderes genéricos (força, velocidade etc) e do traje carnavalesco. Surgiu em Avengers (Vol 1) 13, de fevereiro de 1965.
  8. Dínamo Escarlate: O Dínamo original era Anton Vanko, que desenvolveu o traje e foi enviado pelo governo soviético para sabotar as Indústrias Stark. Com um design que parecia mais um satélite incompleto, o Dínamo passou a ser símbolo do poderio tecnológico russo, passando pelas mãos de diversos cientistas e soldados - mas sempre com a destruição do Homem de Ferro como objetivo final. Surgiu em Tales os Suspense 46, de outubro de 1963.
  9. Temugin: Filho do Mandarim, Temugin foi criado isolado do resto do mundo, mas ao receber os anéis de seu pai e ordens para vingar seu pai, supostamente morto pelo Homem de Ferro, ele esquece toda sua criação baseada em conceitos de honra e nobreza e parte para o ataque. Se você imagina que o combate entre um sujeito numa armadura ultra tecnológico e um monge mestre em artes marciais é injusta e desequilibrada, você está certo. Mas talvez pelo ponto de vista errado. Surgiu em Iron Man (Vol. 3) 53, de junho de 2002.
  10. Ezekiel Stane: Biotecnologia do mercado negro de armas de destruição de massa. Bombas humanas. Upgrades cibernéticos. Tudo que Zeke Stane pode usar em sua vingança contra Tony Stark, ele encara. Mesmo que para isso perca um pouco de sua humanidade no processo. Filho de Obadiah Stane, Zeke cresceu com a cartilha do ódio contra Stark no sangue, e soube esperar o momento certo para disparar sua vingança. Surgiu em The Order (Vol. 2) 8, de abril de 2008.

Os vilões são os ingredientes para o surgimento de um grande herói, e para o homem de ferro não é diferente.