José Raimundo Portela Barbosa1

Cíntia dos Santos Lins2

Resumo

A geografia, na Educação Básica, deve possibilitar aos educandos uma apreensão critica da realidade, pois os mesmos devem se colocar de forma propositiva diante dos problemas enfrentados. Nesse sentido, o presente estudo analisa as condições em que ocorrem com as aulas de geografia na Unidade Escolar Dr. Antônio Régis. Objetivou-se, analisar a metodologia utilizada pelo o professor nestas aulas, averiguar os fatores que ocasionam o alto índice de reprovação na disciplina de geografia e identificar os problemas responsáveis pela desmotivação dos alunos quanto ao ensino de geografia. Para a realização deste estudo, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e os trabalhos de campo, onde foram realizadas entrevistas com o diretor da escola, o professor que trabalha a disciplina, os alunos aprovados e retidos. Além de observações das aulas de geografia. A pesquisa foi realizada na escola municipal Dr. Antônio Regis. Por fim realizamos o confronto entre o material coletado nos trabalhos de campo e as anotações dos trabalhos e interpretação de todo o material coletado para realizar o presente estudo.  Desta forma elaboramos um diagnostico das possíveis causas que justificam a falta de interesse dos alunos pelas aulas de geografia. Um dos problemas apontado foi falta de preparo do professor, pois mesmo tendo material não tem orientação para fazer uso dos mesmos. Ao final apresentamos um encaminhamento metodológicos, com contribuições para melhoria do processo de ensino aprendizado desses alunos.

Palavras-chave: Formação do professor. Recursos didáticos. Ensino de Geografia.

Introdução

A pesquisa apresentada foi realizada, na Unidade Escolar Dr. Antônio Regis na cidade de Miguel Alves Piauí.As dificuldades encontradas no ensino de geografia foi um dos motivos que nos levou a realizar essa pesquisa baseada no alto  índice de reprovação, falta de recursos materiais, didáticos e desmotivação   dos alunos por parte da disciplina de geografia.

O trabalho foi desenvolvido em uma serie de etapas dentre as quais citamos: pesquisas bibliográficas e trabalho de campo. A Pesquisa Bibliográfica foi realizada na internet, em livros, revistas acadêmicas, e outros, onde fomos através dos mesmos se basear-senos  autores  que  enriqueceram  nosso  trabalho.  No  trabalho  de  campo realizamos entrevistas, visitas, e aplicações de questionários com os alunos desta escola.

Fizemos entrevista com o professor de geografia do 6º ano, aos alunos da sala mencionada e ao diretor da escola, além disso, após todo processo de visitas e entrevistas,   aplicamos   um   questionário   aos   alunos,   no   sentido   de   identificar contradições na fala do Diretor e professor do 6º ano, também fizemos observações diretas em sala de aulas, todos esses material foi muito importante para a montagem de nosso trabalho.

A falta de manuseios dos materiais didáticos que lá se encontram na escola e os  mesmos  não  são  utilizados  como  deveria  e  uma  dessas  justificativas.  Levando também em conta á não formação do professor na referida disciplina que o mesmo leciona, tudo isso leva-nos a uma reflexão dos resultados que se repete a cada ano, a desmotivação, a repetência e a falta de interesse quanto ao estudo de geografia.

1. Referencial Teórico

O ensino de geografia tem sido marcado por intensos debates, no processo de aprendizagem, no entanto vale ressaltar uma dessas principais dificuldades, a falta de recursos suficientes para trabalhar a geografia no ensino fundamental, a metodologia voltada as novas tecnologias e a qualificação do Profissional para atuar na disciplina.

A geografia é um campo do conhecimento cientifico que desde sempre se constitui com base na multidimensional idade, já que buscou compreender as relações que se estabelecem entre o homem e o meio natural que o mesmo habita ao longo da historia em diferentes espaços e lugares.