OS DESAFIOS DO TUTOR NA AUTOAPRENDIZAGEM

DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 

SOUZA, Shirleny Sá de.

[email protected]

 

 MIETO, Gabriela Souza de Melo. (Orientadora)

Professora doutora, titular do Curso de Especialização em Docência e Tutoria da Universidade Tiradentes - UNIT.

                                           http://www.unit.br

Este artigo reporta-se os desafios encontrados pelo o professor/tutor no dia-a-dia, através das novas tecnologias da informação da comunicação (TIC’S), em fomentar o ensino aprendizagem nos cursos da Educação a Distância-EAD. A educação contemporânea teve um avanço tecnológico e significativo por meio dos paradigmas educacionais entre docente e discente. Atualmente, ambos estão buscando novos mecanismos de aprendizagem e ressignificando as práticas pedagógicas com o uso das novas tecnologias. Neste artigo objetivam-se as questões inerentes aos enigmas diante do papel que o tutor desempenha na EAD, de mediador, orientador e acompanhar nos momentos de interação dentro do ambiente virtual de aprendizagem.  Na educação a distância o conhecimento constrói-se de forma autônoma, com a separação física e geográfica entre professor/aluno, participação coletiva e individual por meio das interfaces, socialização e responsabilidade em ministrar horários de estudos. No entanto, os desafios abordados durante o processo educativo do tutor em estabelecer uma conexão entre os sujeitos são inúmeros, diante de vários posicionamentos de professor para obter uma relação de companheirismo, relação mútua, flexibilidade e interatividade com o ensino da EAD. Logo, o ensino a distância é uma modalidade de ensino que permite novas formas de ensinar e aprender, renovação de saberes pedagógicos durante o processo de autoaprendizagem, cujo sujeito participa e interage com dinamismo, participação e colaboração via recursos tecnológicos.

PALAVRAS-CHAVE:

 Aprendizagem, novas tecnologias, educação contemporânea, práticas pedagógicas e ambientes virtuais.

 ABSTRACT

 This article refers to the challenges faced by the teacher / coach in the day-to-day, through new information communication technologies (ICTs) in promoting the teaching and learning in distance education courses-distance education. The contemporary education had a significant technological advance and through the educational paradigms of learning and teaching. Currently, both are seeking new mechanisms of learning and teaching practices with new meaning the use of new technologies. This paper aimed to issues pertinent to the puzzles on the role that plays in the ODL tutor, mediator, mentor and monitor the moments of interaction within the virtual learning environment. In distance education knowledge is constructed independently, with the physical and geographical separation between teacher student, individual and collective participation through interfaces, socialization and responsibility in ministering hours of study. However, the challenges discussed during the educational process of the mentor to establish a connection between the subject are numerous, before multiple placements of teacher for a list of fellowship, mutual respect, flexibility and interactivity with the teaching of de. Thus, distance learning is a teaching method that enables new ways of teaching and learning, renewal of pedagogical knowledge during the process of self-learning, which the subject participates and interacts with dynamism, participation and

Collaboration via technology resources.


KEYWORDS:

Learning new technologies, education, contemporary educational practices and virtual environments.

 

INTRODUÇÃO

 Neste artigo pretende-se analisar as situações encontradas pelo professor/tutor em salas de aulas virtuais durante o processo de ensino aprendizagem por meio do uso das novas tecnologias da informação e da comunicação - TIC’s, assim como, as dificuldades do tutor em mediar, interagir e participar, socializar o conhecimento nos cursos da EAD, através de uma revisão bibliográfica. A educação a distância é uma modalidade educacional que separa professor e aluno fisicamente e dispersos geograficamente, mas conectados por meio dos recursos tecnológicos. Nesta modalidade exige-se comprometimento, participação, interação, compreensão, afetividade, criticidade e autonomia. Os alunos são construtores do conhecimento e administradores  do   tempo para estudo e realização de atividades respeitando o espaço de tempo imposto para o desenvolvimento do curso. O tutor media, orienta e acompanha virtualmente durante o processo de aprendizagem por meio do uso das interfaces (fóruns, chats, sala de aula virtual, videoconferência e outros) visto que, não controla o desempenho do discente, procura estabelecer ligação nas relações de troca de conhecimento, linguagem e interatividade.

Destaca-se que o ensino a distância permite nova de forma de experiência de aprendizagem com o auxilio do computador e as redes locais que viabilizam a comunicação e a interação entre os envolvidos no processo professor-aluno na formação do conhecimento. Segundo Almeida (2002), a chegada das novas tecnologias trouxe flexibilidade do tempo e quebra de barreiras para que os alunos participem e construam o conhecimento com base na interação e colaboração e o mundo exterior. Uma vez que, a EAD iniciou-se com os cursos por correspondência, carta, TV cultura, Canal futura, TV educativa, Proinfo, etc, e permanece expandindo num mundo contemporâneo, avaliada a educação da terceira dimensão.

Na Ead  avalia-se  o contexto educacional entre a relação discente e docente, os saberes pedagógicos, a práxis relacionada na interação e construção de novas linguagens baseados nos novos paradigmas da contemporaneidade e  na metodologia  de aprendizagem inserindo os recursos tecnológicos através das interfaces.

Percebe-se reconhecer a linguagem utilizada no sistema educativo a partir das novas tecnologias da informação e da comunicação para construção de novos significados, bem como, os aspectos modernos do professor/tutor no processo de aprendizagem entre sujeitos. Na atualização de capacitação pedagógica, ressignificação de novos saberes, renovando os métodos educar diante dos novos desafios linguísticos e tecnológicos. Já que, os cursos a distância são assegurados pela LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996, artigo 80 autoriza e normaliza as instituições de ensino credenciadas junto ao MEC- Unidade Federativa, conforme resolução I do Conselho Nacional de Educação para atuarem cursos de graduação e educação profissional no âmbito da lei.

Neste estudo utilizam-se informações de pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica baseados em autores: Vygotsky (1993), Lévy (1999), Silva (2003) e outros com o propósito de apresentar a relevância da aprendizagem e os desafios vinculados pelo tutor no ensino a distância. São nesses teóricos que esta pesquisa tem buscado referências para estudo na modalidade ead aspecto fundamental para os processos educacionais, nos espaços presencial e online.

 Mostra-se algumas citações teóricas de Lévy e Silva, para os estudos da ead. Relatando a relevância do tutor e suas principais funções no contexto da educação a distância, do mesmo modo, com a linguagem utilizada no espaço virtual de aprendizagem.

Para, Moran (2002), ensinar com as novas mídias será uma revolução, se mudamos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantém distantes professores e alunos.

Desta forma, o tutor assume novos papéis com modernos saberes pedagógicos, didática e tecnológica de avaliar e ser avaliado no processo de construção do conhecimento e inovação pedagógica.

Portanto, ser tutor configura-se uma concepção de facilitador, colaborador e mediador de ensino através de instrumentos e signos (objetos) de aprendizagem por meio dos fóruns, chats, e-mails, textos escritos, correio,  bate-papo,  videoconferência e etc., articulando-se na estrutura e seleção de conteúdo, planejamento dos mecanismos e suporte tecnológico.

 O AVANÇO DAS NOVAS TECNOLOGIAS - EAD

 Com a chegada das novas tecnologias na EAD os professores estão assumindo novos papéis aprimorando suas competências, habilidades, ou seja, novas práticas educacionais e letramento na era digital. Novas formas de aprendizagem  favorecendo a aprendizagem coletiva  em rede, as tecnologias são relevantes  nos cursos a distância e presenciais, através delas os indivíduos desenvolvem um processo comunicativo e participativo.

Segundo Moran (2002), é importante sensibilizar o aluno antes para o que se quer conseguir meu papel é de acompanhar cada aluno, incentivá-lo, resolver duas dúvidas, divulgar as melhores descobertas.

De acordo com Lévy (1999, p.171), a principal função do professor não pode ser uma difusão dos conhecimentos, que agora é feita de maneira mais eficaz por outros meios. Sua competência deve deslocar-se no sentido de incentivar a aprendizagem e pensamento. O professor não deve difundi o conhecimento, mas instigar o aluno a construir, buscar a aprendizagem. Diante dos vários papéis praticados pelo professor, torna-se um grande desafio redirecionar os caminhos de aprendizagem nos ambientes virtuais, ensinar de forma autônoma, interativa, buscando o aprendizado compartilhado e colaborativo e dinâmico no sistema educacional.

O tutor assume outros papéis como o de professor orientador, tutor, revisor e autor de materiais didáticos e tem relevância durante o processo de aprendizagem, questionamento em relação aos conteúdos apresentados, materiais didáticos digitais, interfaces gráficas e as comunicações assíncronas e síncronas, clareza e objetividade, facilitar a construção dos saberes e empatia. Para Lévy (1999), o professor passa a assumir muito mais a função de colaborador na pilotagem do percurso de ensinoaprendizagem dos alunos. Entretanto, o desafio de  aprender continuadamente no contexto cultural os quais estão inseridos.

Na educação a distância é relevante que o professor seja companheiro do aluno, institua estratégias de ensino com base na interação e produção do aprendizado afim dos participantes sejam ativos nas ações dos novos paradigmas educacionais. Pois, todos estes fatores contribuem como subsídios para solucionar os desafios deparados pelo tutor durante o processo de mediação dentro do contexto virtual para que juntos possam formar vínculos afetivos, participativos e interativos na construção da aprendizagem com o domínio das ferramentas tecnológicas.

Vygostky (1993), considera que a interação com outras pessoas é essencial para a compreensão dos processos evolutivos. Ainda que, a interação é fundamental com base nas relações sociais, pois o homem não existe sozinho.

A educação a distância visa autonomia do conhecimento dos discentes e outras funções que o professor desempenha no mundo tecnológico: professor-autor, professor- orientador, professor-tutor e  professor –revisor de material no sistema tecnológico, percebe-se que são habilidades  e competências  do tutor  nos ambientes virtuais  de aprendizagem.

Portanto, compreende-se que os meios de socialização e os novos mecanismos de aprendizagem colaboram para integração do tutor e aluno e juntos formem construtores do conhecimento e relação mútua nos espaços virtuais de aprendizagem

 

FERRAMENTAS UTILIZADAS

 No ambiente virtual de aprendizagem existem as ferramentas disponibilizadas para acessar o sistema de forma que os participantes possam interagir e familiarizar com os meios de comunicação. Através destas ferramentas os participantes constroem, participam e interagem de forma gradativa e relaciona-se em todos os momentos de estudos e realizam as atividades propostas. Algumas ferramentas:

 Correio eletrônico- serve para os participantes enviem mensagem para sanar questões sobre o assunto abordado.

  • Chat – comunicação síncrona com o tutor e os alunos para interação.
  • Fórum – participação assíncrona entre os participantes do curso na construção de aprendizagem coletiva.
  • E-mail- meio de comunicação individual que serve para integração.
  • Bate-papo – nesta ferramenta os participantes se encontram virtualmente para interação.
  • Agenda – é um recurso que fornece a  programação do curso.
  • Mural – meio onde são postadas as informações sobre o curso.

 

Além destas ferramentas existem outras como: portfólio, sala de aula virtual, café virtual, perfil, biblioteca virtual e etc., de modo que, fornecem subsídios para os envolvidos no processo de ensino de aprendizagem dos professores e alunos de ensino a distância.

Analisa-se que existem vários elementos disponibilizados para facilitar a construção e o aprendizado entre professor-aluno através do uso dos meios de comunicação de informação para desenvolver estratégias e recursos  no cursos na EAD. Outros aspectos fundamentais para a educação a distância são a mediação pedagógica, afetividade nos momentos de influência mútua e edificação do aprendizado.

Esta pesquisa embasou-se em pesquisadores e obras da atual modalidade de ensino  online    como: Educação online,  Sala de aula interativa , Cibercultura e outras obras

“A mediação se constitui num movimento de relações que permite a recriação de estratégias para que o aluno possa atribuir sentido naquilo que está aprendendo.” (GUTIERREZ; PRIETO 1994, 26), a mediação é um aspecto relevante na EAD é por meio dela que professor e aluno interagem na busca pelo conhecimento na construção de novos saberes, enquanto o tutor esclarece, dirimi as dúvidas existentes. Visto que, na ead o tutor cria meios de afetividade entre os componentes, ou seja, laço de amizade, interação que fazemos com as pessoas mesmo virtualmente através da metodologia da ead e das interfaces.

Para Wallon (1996 apud LA TAILLE, 1992), a dimensão afetiva ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento, ou seja, a emoção ocupa papel mediador no processo de aprendizagem.

Observa-se que os laços afetivos são relevantes na educação online, os diálogos, as trocas de conhecimentos, a interação, as palavras os gestos transmitem sentimentos  entre os participantes.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 A educação a distância abrange o processo formativo dos cursos online fazendo-se uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), mediada pelo tutor em acompanhar, participar e interagir e desenvolver o aprendizado dos alunos através das estratégias de ensino e comunicação de forma assíncrona e síncrona.

O ensino a distância trouxe flexibilidade, confiabilidade para o mundo moderno, atualmente pode-se participar de qualquer local, em horários distintos e separados fisicamente de qualquer parte do mundo dos cursos sem precisar está em horário marcado, mas conectado por meio dos recursos tecnológicos.

Neste trabalho buscou-se mostrar os desafios encontrados na sala de aula e processo de construção entre tutor e aluno durante o aprendizado nos  cursos da EAD.  As ferramentas inseridas nesse contexto de educação, os aspectos relevantes que são necessários como: linguagem, afetividade, mediação, contextualização pedagógica, novos saberes, a formação dos integrantes do curso a partir dos meios de comunicação. Assim como, a Lei que aprova e legitiminiza os cursos da EAD amparados pelo MEC.

A educação a distância possibilitou-se ruptura de tempo durante o processo de educacional, mediação, aparato tecnológico, flexibilidade e ênfase na autonomia do aluno, enquanto gestores do seu processo de aprendizagem.

Por isso, a educação a distância tornou-se uma modalidade educacional com espaço de novos significados de aprendizagem, métodos, saberes pedagógicos através das ferramentas assíncronas e síncronas no contexto virtual de aprendizagem

 

REFERÊNCIAS

 

ALMEIDA, M. E. B. Incorporação da tecnologia de informação na escola: Vencendo desafios, articulando saberes, tecendo a rede. In: MORAES, M. C. (Org.). Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas, SP: NIED/Unicamp, 2002.

 

______. Formando professores para atuar em ambientes virtuais de aprendizagem. In: ALMEIDA, F. J. (Coord). Projeto Nave. Educação a distância: formação de professores em ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem. São Paulo: [s.n.], 2001.

 

GUTIERREZ, F., PRIETO, D. A Mediação Pedagógica. Educação Distância Alternativa, Campinas: Papirus. 1994

 

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientifica. 3. ed. rev. e ampl. SãoPaulo: Atlas, 1991. 270 p.

 

LEVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed. 34. 1999

 

LITWIN. Orestes. Educação a distância: Temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre. Artemed. Editora, 2001.

 

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003- (série prática pedagógica).

 

MORIN, Edgar, os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo:Cortez; Brasilia, DF: Unesco, 2002.

 

PRETI, Orestes. Et allis Educação a distância: Sobre discursos e práticas. Brasília Liber Livro editora, 2005.

 

SILVA, Marco. Educação on-line: Teorias, práticas, legislação, formação corporativa: São Paulo. Edições Loyola. 2003.

 

______.  Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

VALLENTE et allis (organizador). Educação a distância via internet. São Paulo. Avercamp, 2003.

 

VYGOTSKY, S.L.Pensamento e Linguagem. Martins Fontes. São Paulo.1993.

VILLARDI, Raquel. et Oliveira, Eloiza Gomes. Tecnologias na educação. Uma perspectiva sócio-interacionista. Rio de Janeiro: Dunya, 2005.

 

www. abed.org.br.