Os Desafios do Ensino Médio na Escola pública em Alto Araguaia- MT.

                                    Profª  Elisete Amador Pereira

                                   Artigo de opinião

    Para falarmos a respeito da atual realidade do Ensino Médio no Brasil e seus principais objetivos, temos que verificar, através de analises mais profundas, a raiz das questões. Mas podemos destacar aqui, depois do nosso estudo sobre a história Institucional da Educação no Brasil, que vai do Império, passando pelo início da República até os dias atuais, algumas situações que nos faz refletir sobre os objetivos do Ensino Médio e o nosso papel enquanto educador.

   Muito se tem discutido sobre a importância do Ensino Médio na Educação brasileira. A Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional ( 1996 ) estipulou o Ensino Médio com a função formativa, etapa de conclusão da Educação Básica. E a partir da reconstrução histórica, buscamos identificar os desafios que ainda permanecem no Ensino Médio, dentro da realidade brasileira, especificamente em Alto Araguaia, aonde conhecemos essa realidade, pois atuamos na educação nessa localidade. Também procuramos buscar explicações para esses desafios.

No nosso entender, os maiores desafios ainda são o jovem começar e terminar o Ensino Médio. Muitos se matriculam mas poucos conseguem levar sua conclusão. Há também uma grande evasão escolar que é considerado um dos maiores agravantes na Educação brasileira. Podemos dizer mesmo, abandono ao Ensino médio. Isso ocorre muito em nossa região.

   Vamos apontar aqui alguns fatores que ainda complicam a situação do Ensino Médio: falta adequações curriculares, pois há Modelos Curriculares ultrapassados, não condizentes com a realidade atual de nossos alunos, tanto no campo cultural, no social, econômico, tecnológico e tantos outros que bem sabemos. Como por exemplo: espaço físico e atrativo para o aluno, professores desmotivados, com baixos salários e autoestima baixa. Também podemos apontar a grande complexidade dos conteúdos trabalhados, dá-se ênfase ao ENEM e Vestibulares, grande número de professores, fatores esses, comprovadamente que influenciam a saída de alunos na última etapa da Educação Básica.

   Fala-se muito atualmente da Universalização do Ensino Médio, e essa Universalização deve levar a todos ter o acesso ao Ensino Médio garantido até 2016.

    Trata-se da ampliação do direito à educação e do reconhecimento da importância do Ensino Médio, agora Educação Básica.

   O decréscimo na matricula, a reprovação e o abandono escolar a PL 6840/2013 propõe a obrigatoriedade da jornada completa (sete horas) e eliminação do ensino noturno para menores de 18 anos. Se considerarmos que quase 2 milhões de jovens de 15 e 17 anos trabalham em todo Brasil, essas proposições se constituem, claramente, em cerceamento de direitos.

   Esses são alguns apontamentos que fizemos a partir da realidade brasileira, especialmente em nossa cidade, sobre os desafios que permanecem no Ensino Médio e as dificuldades de nossos alunos de chegarem a etapa final e concluírem a Educação Básica.

               

             Formada pela Universidade Federal de Goiás em História. ( Bacharel e Licenciatura).

               Pós Graduada em Gestão e Organização da Escola, pela Universidade do Norte do     Paraná- UNOPAR.

              Atualmente faz parte do Pacto do Ensino Médio.

                                                             Alto Araguaia- 2014