Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Orientador: Professor LawtonBenatti

Andréa dos Santos Lins 

Os Desafios da Inovação nas Empresas Públicas 

Para administrar uma empresa sendo ela privada ou pública, o administrador tem que ter uma visão macro do que está ocorrendo ao seu redor, pois precisa colocar em prática todas suas técnicas de conhecimento como planejar, controlar, liderar e organizar todos os seus recursos disponíveis, tanto como recursos humanos e os materiais. Administrar um cenário competitivo não é uma tarefa fácil para um administrador, pois devido á globalização, os avanços tecnológicos, a facilidade de comunicação através da internet e outros recursos, notaram que precisavam se inovar diariamente para manter-se nesse mercado competitivo, onde á todo momento estão lançando alguma novidadede acordo com as necessidades de seus clientes e da nova sociedade.

De olho nesse mercado os administradores foram buscar em inovação a capacidade de analisar oportunidades de mercado através da observação de tendências, ideias inovadoras em produtos ou serviços, ferramentas de pesquisas, dados históricos, cruzamento de informações, comparação entre mercados diferentes e do mesmo ramo, analise do ambiente, identificação das variáveis e outros fatores, que possam aprimorar uma ideia existente ou criar uma nova ideia, pois o objetivo da inovação é desenvolver a capacidade de analise das oportunidades de mercado através de ferramentas, para adaptar continuamente seu negocio se organizando para atender a necessidade da sociedade.

“A inovação é a gestão de todas as atividades envolvidas no processo de geração de ideias, desenvolvimento de tecnologias, fabricação e marketing de um produto novo (ou aperfeiçoado) ou de um processo de fabricação ou equipamento.” (TROTT, 2012, p. 15).

Por isso que a inovação se tornou essencial tanto para as empresas privadas como para as públicas, devidoconstante mudança no mercado e o aumento da concorrência, notaram a necessidade de inovar em seus produtos e serviços para sobreviver perante seus concorrentes.Portanto as empresas privadasaderiram á inovação em sua cultura organizacional em todos seus departamentos como um processo administrativo, incentivando assim a criatividade de seus colaboradores, através de um ambiente propício para geração de novas ideias ou seu aperfeiçoamento e por fimsua execução, atraindo cada vez mais colaboradores criativos para sua empresa e criação de novos produto e serviços.

Já nasempresas públicas a implantaçãoda inovação como um processo administrativo é diferente das empresas privadas, pois sua administraçãocentralizada e burocrática, demostra claramente uma hierarquia bem dividida, baseada em regras, regulamento, divisão de trabalho, comunicação formalizada e documentada. Conforme afirma Chiavenato (2004) Max Weber conceitua a burocracia com uma organização eficiente por excelência e para conseguir essa eficiência, precisa detalhar tudo que tem que ser feito rapidamente e nos mínimos detalhes.

As empresas públicas é propriedade total ou parcial do Governo, tem como objetivo prestação de serviços para a população do país, portanto sua estrutura é hierárquica e seus processos são todos burocráticos, e assim, para adquirir seus bens e serviços, ou então obras para o país, utiliza um documento chamado licitação conforme nossa legislação vigente. A licitação tem como objetivo escolher a melhor proposta entre as concorrentes que disputam para atender a vaga e os requisitos que atenda a expectativa do governo em questão de qualidade e serviços.

A desvantagem desse processo é que as empresas ganhadoras dessas licitações propõem preços mais acessíveis do que seus concorrentes para ganhar a competição, e talvez possa acontecerque devido ao preço barato, resulte em um produto ou serviço de péssima qualidade,deixando não apenas a empresa contratante insatisfeita, mais também seus clientes e colaboradores.E quando isso acontece novamente á empresa contratante abre um novo processo licitatório, para contratar uma nova prestadora de serviço, este processo também serve para as trocas de bens ou equipamentos da organização.

“O controle burocrático é o uso de regras, regulamentações e autoridade formal para orientar o desempenho. Isso inclui coisas como orçamentos, relatórios, estatísticos e avaliações de desempenho para regular comportamento e resultados.” (BATEMAN; SNELL, 2009, p. 520).

A dificuldade de implantar inovação nas empresas públicas se tornou um desafio constante, pois devido o excesso de documentação, regulamentos, o poder que a hierarquia causa na gestão,uma administração centralizada, onde apenas uma pessoa tem o poder de tomar a decisão, seja ela boa ou ruim para seus colaboradores e clientes, a falta de flexibilidade em relação a mudanças e seus avanços tecnológicos. Portanto com a inovação as empresas públicas teriam novas tecnologias em todos os departamentos, sistemas e processos, modernizando assim seus arquivos em papeis para arquivos informatizados, adquirindo assim equipamentos novos que facilitem esse trabalho burocrático realizado pelas as empresas públicas, para que continuem apresentando seus resultados para o Governo e população.

A vantagem da burocracia é que seu regulamento evita indisciplina entre seus os colaboradores, as regras são cumpridas em toda hierarquia organizacional, sua formalização na comunicação interna é padronizada para todos os departamentos e assim evita conversas e boatos, mantendo assimum clima de harmonia entre seus colaboradores, deixando claro qual é o objetivo da empresa.

“É necessário reacender a criatividade individual e a responsabilidade, uma verdadeira mudança no comportamento das pessoas em toda a organização.” (BATEMAN; SNELL, 2009, p. 591).

Analisando o contexto as empresas públicas estão atrás das empresas privadas no que diz respeito à inovação, pois devido seu processo burocrático ser muito difícil de implantar uma visão inovadora, aperfeiçoar seus produtos e serviços e mais difícil ainda é criar algo inovador que permaneça no mercado por muitos anos. Um bom trabalho em equipe é um grande gerador de ideias, porque uma boa ideia parte de dois ou mais pensamentos diferentes que tenham o mesmo objetivo, que pode ser aprimorado ao longo do tempo até o seu lançamento final, trazendo benefícios tanto dentro como fora da organização, poisuma empresa bem sucedida é considerada no mercado concorrente como uma empresa inovadora. 

Referências:

BATEMAN, Thomas S.; SNELL, Scott A. Administração: novo cenário competitivo. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução á teoria geral da administração. 7. ed. São Paulo: Elsevier – Campus, 2004.

TROTT, Paul. Gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos. 4. ed.Porto Alegre: Bookman, 2012.