Os (des)caminhos da orientação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso superior 

Renata Meneghini¹ 

Resumo – Este artigo teve como objetivo descrever, do ponto de vista de uma professora de ensino superior, alguns processos psicopedagógicos envolvidos na orientação do trabalho de conclusão de curso. Estas etapas envolvem a escolha do assunto e a produção do TCC, relações interpessoais envolvidas no processo, normas e regulamentos, e uma discussão sobre estes tópicos.

Palavras-chave: orientação, trabalho de conclusão de curso, relações interpessoais

Área do Conhecimento: Ciências Humanas (Educação) 

Introdução

            Este trabalho nasceu a partir das experiências de orientação de TCC de alunos do curso de Pedagogia, nas quais a autora deparou-se com projetos e posturas pouco flexíveis de alunos (futuros docentes), levando-a a refletir sobre: o que leva o aluno a ter um desejo de pesquisar uma temática; o que a pesquisa pode ensinar ao aluno; o que leva um aluno a manter postura positiva e madura perante um processo de pesquisação.

            Espera-se que o mesmo possa ajudar professores e alunos a entender o processo de orientação de trabalho científico, sabendo-se que nesta relação pode ocorrer alguns mecanismos de defesa.

            Também o trabalho poderá auxiliar professores do ensino superior a entenderem o processo de idas e vindas dos alunos no TCC, o que facilita e bloqueia esta produção.