Todo profissional que é exposto a barulhos e ruídos com intensidades maiores que as adequadas deve tomar precauções para evitar danos a sua audição. Esse tipo de situação é vista em segmentos como a construção civil, metalúrgicas, oficinas mecânicas, entre outros. A boa notícia é que apenas algumas medidas são necessárias.

Como proteger a audição do trabalhador?

Para que a integridade auditiva do profissional esteja garantida, basta utilizar protetores auriculares ou abafadores de ruídos. Apesar de terem o mesmo objetivo, suas características são bem diferentes.

O protetor auricular pode ser feito por meio de silicone ou copolímero. Suas flanges são capazes de isolar o som. Por outro lado, o abafador de ruídos conta com um arco tensor que fixa as conchas de material plástico com a espuma revestida nos ouvidos do usuário.

Como garantir o uso dos protetores auditivos?

Para gestores, é fundamental se certificar que seus colaboradores estejam usando os protetores auriculares ou os abafadores de ruído sempre que necessário. Para isso, em primeiro lugar, é importante marcar reuniões mostrando os males à saúde que esse EPI é capaz de evitar.

O segundo passo é realizar inspeções periódicas para saber se o hábito realmente foi incorporado a rotina.

Para saber mais, acesse: http://www.angare.com/protetor-auricular