RESUMO

A vida em sociedade exige conhecimento e reciprocidade, no respeito, nas diferenças e acima de tudo na ética. O ser humano necessita compreender que não se pode discriminar e que o etnocentrismo é um mal a ser banido da esfera social e entre as culturas. No atual cenário plural em que se vive é necessário rever posturas que tratam mal as grandes e novas culturas e dar a elas condições de sobrevivência. No atual pluralismo multicultural o respeito pelas diferenças é o diferencial. O mundo, em especial o Brasil ainda carece de dar novo sentido a muitas culturas, mas as existentes precisam se firmar com identidades bem definidas. Na conjuntura atual urge que se tomem posições de respeitar as culturas que tem uma história clássica, bem como as nascentes ou novas. O papel humanizador das culturas é algo que merece aplausos. Outro aspecto a ser visto com olhar positivo é a resistência de culturas, principalmente a afrodescendente, que atravessou as ameaças da escravidão, do descaso e hoje se destaca nas danças, artes marciais, capoeira, samba, nas comidas e, sobretudo nas religiões.  Percebe-se que a educação tem também o papel de fortalecer as culturas e educar para o respeito da convivência na diversidade, porque não há ideologia opressora boa, nem tampouco há cultura que reforce isso. Ademais, a arte literária destacou-se na história e através de poemas e escritos diversos legou a esta geração um arcabouço gigantesco e que é preciso reconhecimento.

Introdução

O presente artigo tem como tema a Os conceitos de cultura na atual diversidade. É um assunto pertinente e merece uma reflexão acurada e profunda. Partindo do princípio de que se vive um pluralismo mundial, faz-se necessário questionar: O que é cultura no sentido geral? Quais os pressupostos filosóficos e éticos que devem nortear a vida das pessoas na atual conjuntura social? Qual a importância do respeito e da valorização das culturas? Diante destas questões, percebe-se que existem inúmeras respostas e isso traz uma série de consequências positivas e negativas na atual diversidade universal. Ver e perceber as manifestações culturais em forma de arte e criação do povo no mundo hodierno é uma tarefa grandiosa e que precisa ter um olhar purificado ao contemplar as incontáveis maneiras e expressões de mostrar a essência humana.

O ser humano é completamente criador. Esse dom e habilidade faz dele um criador de culturas. Percebe-se que as pessoas já não admitem mais etnocentrismos, mas resistem aos ataques da discriminação. Há criações culturais antigas que resistem ao tempo e às afetos da degradação natural. Mesmo antigas não se tornam obsoletas. Outras culturas novas labutam na nua e crua realidade para se firmarem como expressões humanas de forte destaque. O debate abrange uma complexidade ampla e necessita de uma abordagem sociológica e filosófica de cunho reconhecedor e valorativo. As culturas existem, mas há aquelas se sobressaem e entram em conflitos. Isso precisa ser evitado e acima de tudo repensado os limites de expressão.

     Dessa forma, num mundo globalizado em que se vive há várias atitudes a tomar com relação à diversidade cultural: 1. Evitar que a cultura se torne uma produção meramente econômica e sem controle; 2. Construir a identidade sólida de cada cultura, para não se perder na atmosfera crescente de expressões; 3. Admitir suas falhas e corrigi-las; 4. Praticar o respeito e a tolerância; 5. Valorizar todas e cada uma em sua especial autenticidade. O fator que merece destaque em cada cultura é a ideologia vigente, ou seja, o conjunto de ideias relevantes que torna a cultura cada vez mais uma expressão de liberdade ou de opressão do homem. É por isso que urge tratar dessa temática de forma cautelosa, a fim de ser justo e coerente com a arte de criar modos de ser e viver a vida humana de maneira pluricultural. 

Desenvolvimento

Cultura é toda e qualquer criação humana. Pode-se dizer que é um conjunto de expressões artísticas que as pessoas criam por necessidade ou por oportunidade. Há uma infinidade de culturas. Não se pode confundir, nem omitir os reais sentidos de cada uma. É preciso dar o valor a cada uma, mas também buscar em cada uma o fator humanizador. As culturas têm o sentido de humanizar a vida e torná-la cada vez mais bela e prazerosa.

Segundo Tylor (2016, p. 48) etimologicamente existe este conceito:

Cultura (do latimcolere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por latimcolere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento”, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade.(TYLOR, 2016, p. 48)

É um conceito amplo e que merece aplausos. Pretende com isso buscar um conceito claro sobre a importância das expressões culturais em âmbitos diversos. Nas relações humanas há limites, direitos e deveres e isso precisa ser motivador e não desanimador. Por isso é salutar concordar com o interlocutor quando diz que cultura é complexo e inclui conhecimento. A complexidade existe e é merecedora de debate. O conhecimento é o eixo fortalecedor de cada cultura, porque isso dá sentido à expressão cultural.

  Na perspectiva ampla de Tomazi (2014, p. 171-173), há um elenco enorme de conceitos culturais, inclusive há diversos significados, conforme aborda a seguir:

Significados de cultura:

  • Segundo Félix Guattari, pensador francês há 3 significados: Cultura-valor, Cultura-alma coletiva e Cultura-mercadoria;
  • Cultura-valor: no sentido de cultivar o espírito, ou seja, diferença entre quem tem cultura e quem não tem: cultura clássica, artística ou científica;
  • Cultura-alma coletiva: sinônimo de civilização; Cultura como marca de identidade: Exemplo: cavalgada, cultura negra, cultura chinesa, etc.
  • Cultura-mercadoria: corresponde à cultura de massa; Cultura como mercadoria: filmes, discos, bibliotecas.
  • Significado vinculado à Antropologia. Há 6 teóricos que exploram esse significado, a saber:
  1. Para Edward B. Tylor, antropólogo inglês, cultura é o conjunto complexo de conhecimentos, crenças, arte, moral e direito, além de costumes e hábitos adquiridos pelos indivíduos em uma sociedade.
  2. Segundo o antropólogo alemão Franz Boas não se pode generalizar o conceito de cultura.
  3. Já o antropólogo inglês Bronislaw Malinowski, é necessário analisar cada cultura no estado atual e não se preocupar com suas origens.
  4. Na ótica das antropólogas estadunidenses, Ruth Benedict e Margareth Mead há uma relação entre cultura e personalidade, isto é, há dois tipos culturais em cada pessoa, chamados de apolínico (pessoas conformistas, tranquilas, solidárias, respeitadoras e comedidas na expressão dos sentimentos) e dionisíaco (ambiciosos, agressivos, individualistas, exagero afetivo – ninfomaníaco= que faz sexo exageradamente);
  5. Na concepção de Claude Lévi-Strauss, antropólogo belga, cultura é considerada como um conjunto de sistemas simbólicos, entre os quais se incluem a linguagem, as regras matrimoniais, a arte, a ciência, a religião e as normas econômicas e isso influencia a vida social e física das diferentes sociedades.(TOMAZI, 2014, p. 171-173)

 A cada conceito e significado é preciso ver a ideologia intrínseca a cada cultura. Este pensamento é que o homem precisa sempre aprender a viver na diversidade, com o diferente e isso faz dele o maior criador de formas diversas de compartilhar o conhecimento. É necessário um debate democrático e livre, no sentido de respeitar cada realidade e seu contexto social. Na troca de conhecimentos a reciprocidade de respeito na troca de opiniões deve ser vivida de forma profunda.

   Para ALVES (2016, p. 13) o conceito de cultura tem outras divergências:

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc. Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade de produção de cultura (ALVES, 2016, p.13).

Há uma diversidade de sentidos e significados desta palavra. Entretanto não se pode ficar apenas nos conceitos. É necessária uma análise de algumas expressões, à luz das ciências sociais e da antropologia. Isso vai enriquecer a visão e ampliar a razão de julgar com maior presteza cada contexto.

              A partir do conceito acima, percebe-se que há duas vertentes culturais, segundo Arroteia (2016, p. 56):

(...) uma com um componente interno (os saberes, as normas, as crenças.) e uma com um componente externo (os comportamentos, as instituições...). Ou seja, o conceito de cultua evoluiu muito. Desse modo, podemos resumir modernamente cultura como o que uma pessoa adquire e aprende por sua condição de membro de um determinado grupo em um processo de educação e desenvolvimento. (ARROTEIA, 2016, p. 91)

Duas palavras em destaque: conhecimento e socialização. Por isso é fundamental analisar que cultura é um tipo de filosofia de vida, uma maneira de adquirir um conhecimento.

Conhecer é mais do que olhar e ver, de forma física. É um processo de investigar de modo racional e/ou empírico cada realidade. Isso traz um peso subjetivo, todavia é preciso conhecer de forma ampla, de modo profundo cada cultura e seu modo de expansão social. O processo de socialização, sem dúvidas, é influenciado pela cultura. Ela (a cultura) insere aspectos relevantes e eficazes na mente e no coração da pessoa. A influência cultural é um fator preponderante na socialização humana. O homem é um ser cultural e por isso mesmo, é também um ser social, civilizado, que só vive bem em sociedade.

O homem é um ser cultural. Também é um ser social e desde o início de sua existência no mundo vive em sociedade. Entretanto cada cultura é como uma colcha de retalhos que vai dando sentido e força às culturas. As relações interpessoais de uma cultura exige respeito e aprendizagem constante de convivência com o pluralismo.

[...]