RESUMO:
Esta escritora fascinada pelo experimento tenta aqui novos caminhos. Em uma narrativa que se aproxima da formas do meta-romance, permite que o leitor siga o personagem principal desde a infância até à vida adulta. Deste modo, Bojunga rompe as fronteiras da literatura infanto-juvenil e preenche assim as ambições que enuncia no texto final e no prefácio do livro: dar lugar a si própria e às personagens que criou dentro duma só casa, "uma casa que eu inventei".
Então o artigo apresentará uma fascinante história de uma escritora brasileira que se tornou conhecida pelo seu realismo mágicos e contos fantásticos, Bojunga baseiam-se fortemente na perspectiva da criança. Ela observa o mundo através dos olhos brincalhões da criança. E através de sua literatura leva a criança a imaginar que tudo é possível.

PALAVRAS CHAVE: Literatura infantil, Lygia Bojunga, Clássicos Literários.

INTRODUÇÃO:
Ler livros de literatura infantil é descobrir a passagem para um mundo não só de fantasias, mas também de realidades. Ler histórias nos permite vivenciar essas experiências em diferentes momentos, não participando enquanto personagem delas, mas como leitor. A literatura infantil deve nos proporcionar uma atividade prazerosa, criativa, interessante, e é através dessa literatura que Lygia Bojunga nos leva a refletir não só no mundo ficcional mas também na realidade em que vivemos, através de suas histórias levando alegria, diversões e emocionando os espíritos das crianças. Neste artigo falaremos um pouco sobre algumas obras de Bojunga assim como sua biografia e a importância da leitura e da literatura no cotidiano.