OS CAMINHOS DA LEITURA (1) - Alfredo Garcia


Nem Carlos Drummond de Andrade, nem Machado de Assis, tampouco Jorge Amado. Pode parecer surpresa para alguns, mas o escritor brasileiro mais admirado pelos leitores é o sempre lembrado Monteiro Lobato (1882-1948).  Mais ainda: o Sítio do Pica-Pau Amarelo, local onde as personagens lobatianas – Emília, Pedrinho, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Rabicó, Tia Nastácia, Quindim, entre outros – vivem suas aventuras é a segunda obra mais lida pelos leitores brasileiros, só perdendo para a Bíblia. Fora Monteiro Lobato, os outros quatro autores líderes na preferência do leitor nacional são: Paulo Coelho (2º lugar), Jorge Amado (3º lugar), Machado de Assis (4º lugar) e Vinícius de Moraes (5º lugar).   

Essas informações podem ser constatadas no livro “Retratos da leitura no Brasil” (Instituto Pró-Livro e Imprensa Oficial de São Paulo, 2008), organizado por Galeno Amorim, 45 anos, jornalista e autor de dez livros, a maioria deles para crianças. Amorim presidiu, em 2006, o Comitê Executivo do Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc), órgão vinculado à Unesco. Em 2005, presidiu o Conselho Diretivo do Ano Ibero-americano da Leitura (Vivaleitura), instituído pelo Cerlalc/Unesco, OEI e governo brasileiro. Foi membro dos conselhos estaduais de Leitura dos estados de São Paulo (2004/2005) e Rio de Janeiro (2006) e secretário de Cultura de Ribeirão Preto – SP (2001/2004). “Não há quem duvide que a evolução que se deu na atual década – e isso pode ser confirmado pelo exame dos próprios indicadores de Retratos da Leitura no Brasil – se sustenta, em parte, em dois grandes pilares. O primeiro deles reside no fato de que no último século, de Monteiro Lobato – se quisermos centrar o objeto de nossa análise, por ora, somente no período mais recente da história do Brasil – até os dias atuais, uma legião de brasileiros, anônimos ou não, arregaçou as mangas e foi à luta para militantes em favor dessa causa”, escreve Galeno Amorim na abertura do livro. E acrescenta: “O segundo é que, em conseqüência de um novo período de mobilização, que teve seu auge em 2005, nas comemorações no Brasil do Ano Ibero-Americano da Leitura – entre nós conhecido como Vivaleitura-, foi amplamente debatida e construída uma agenda informal de políticas públicas, que, de certo modo, parece já ter surtido efeito”.

A pesquisa foi realizada em 311 cidades de todos os Estados brasileiros mais o Distrito federal, ou seja, todas as capitais e regiões metropolitanas foram pesquisadas. Para efeito do trabalho realizado “foram considerados leitores aqueles que, no momento da entrevista, declararam ter lido pelo menos um livro nos três meses anteriores. Também se chegou à categoria de não leitores identificando assim aqueles que, em igual período, “disseram não ter lido nenhum livro”. Os quatro indicadores principais gerados dão a conhecer o número  de leitores no Brasil (95 milhões), de não-leitores (77 milhões), de livros comprados (1,2 livro por habitante/ano, o que dá 36,2 milhões de compradores de livros) e, finalmente, o número de livros lidos (4,7 livros por habitante/ano). Esses números, que a princípio podem animar os mais otimistas que sonham com um “país de leitores”, lembrando a frase de Monteiro Lobato, devem ser vistos com cautela, conforme escrevem Jeanete Beauchamp, mestre em Educação, e André Lázaro, doutor em Comunicação Social: “Os resultados da pesquisa merecem um estudo cuidadoso, a partir do exame dos dados, considerando um conjunto de variáveis e suas correlações, como o território, as populações escolarizadas e não-escolarizadas, as práticas escolares onde os resultados são mais positivos e o cruzamento dessas informações com os resultados da Prova Brasil e do Ideb”.

 

Os dez escritores brasileiros mais admirados pelos leitores *

1)    Monteiro Lobato

2)    Paulo Coelho

3)    Jorge Amado

4)    Machado de Assis

5)    Vinícius de Moraes

6)    Cecília Meireles

7)    Carlos Drummond de Andrade

8)    Érico Veríssimo

9)    José de Alencar

10)  Maurício de Souza

·         Resposta espontânea e com uma única opção

 

Os dez livros mais importantes na vida dos leitores *

1)    Bíblia

2)    O Sítio do Pica-Pau Amarelo**

3)    Chapeuzinho Vermelho

4)    Harry Potter

5)    Pequeno Príncipe

6)    Os Três Porquinhos

7)    Dom Casmurro

8)    A Branca de Neve

9)    Violetas na Janela

10)  O Alquimista

* Resposta espontânea e com uma única opção

** Embora não conste da bibliografia brasileira, é uma referência à obra de Monteiro Lobato