Os blogs e as mídias digitais são canais de relacionamento com clientes e potenciais clientes de qualquer empresa e definitivamente geradores de opiniões. Através de um blog uma organização pode conhece o perfil do usuário, pois geralmente os blogs tratam de assuntos segmentados.

Como estratégia de marketing, as mídias digitais são importantes meios para saber e informar as novidades do setor de interesse como lançamentos, concursos, promoções, tendências e curiosidades. Ouvir as opiniões do público alvo sobre essas novidades informadas e levar esses dados à mesa de análise e discussões da empresa, para determinar se os objetivos da campanha foram alcançados ou não, faz parte do processo de marketing.

Essa dinâmica cria um intercâmbio entre o cliente, o blogueiro ou gerador de opiniões e a organização. A empresa obtém assessoria do seu cliente e dos blogueiros sobre o que melhorar de forma espontânea, em contrapartida quando eles percebem que sua opinião foi considerada passa a sentir-se parte da empresa e automaticamente a recomendá-la.

Assim como existem degustadores de bebidas e comidas, o cliente e o blogueiro podem ser um “degustador” de novas ideias e produtos, ao envolvê-los no processo de desenvolvimento do mesmo. Os blogs falam de temas atuais e se o produto da empresa está na “boca” dos blogs, então esse produto passará a ser parte de um conteúdo relevante.

Através dos blogs podem-se criar parcerias com outros blogs conceituados e essas parcerias podem gerar uma divulgação de qualidade, fortalecendo assim a imagem e a credibilidade do produto. O tipo de parceria vai depender da criatividade. Pode ser um concurso entre os seguidores de um blog parceiro ou até mesmo uma competição entre todos os blogueiros do mesmo nicho.

Outra forma de trabalhar com os parceiros blogueiros que falam do seu mercado é enviando uma amostra do seu produto para que eles testem e logo apostar a que eles escreverão uma opinião positiva. Mas aqui é uma ação deve ser tomada com cuidado e a equipe de Marketing e Relações Públicas da organização deve ter certeza do que está enviando e preparada para as consequências.

No artigo sobre bloqueiros e as estratégias de comunicação na Revista Wide, Daniela Giutini alerta que “questões delicadas com blogueiros podem criar situações que vão do embaraçoso a grandes crises. [...] o relacionamento com blogueiros no geral deve ser feito por profissionais que conheçam profundamente os objetivos e estratégias de comunicação da empresa”.

Outra forma de aproveitar os blogueiros e as mídias digitais é fazer Marketing de afiliados, que é simplesmente um acordo entre a empresa e o gerador de opiniões para disponibilizar a venda e divulgação dos produtos ou serviços, em troca de uma comissão por cada venda que seja efetuada para os frequentadores do blog ou da rede social. De acordo com o blog Fazer Blogs, os visitantes dos blogs são direcionados através de um link para outro portal que vende o produto online. O blogueiro está conectado a esse portal e a alguns produtos, por meio de cookies que contêm um código personalizado. Quando o visitante do blog “clicar no link, automaticamente é direcionado para o site do vendedor, e será registrado como “cliente” seu, então, se qualquer um desses visitantes que concluir a compra”, o blogueiro receberá uma comissão.

Os profissionais de comunicação e marketing não podem ignorar os blogueiros e as mídias digitais, mas é importante estar atento às mudanças que acontecem em todos os setores da comunicação. Saber como usar os blogueiros e as mídias e quando é o momento oportuno pode ser o sucesso do negócio. 

Por Geandra de Sousa