Os principais Biomas Brasileiros

Carlos Barbosa dos Santos1

1. Objetivos

O propósito da elaboração desta atividade é identificar e definir os principais biomas brasileiros, além de escolher um destes biomas e por em pauta os pontos que estabelecem restrições socioambientais em virtude da preservação e conservação do mesmo.

2. Introdução

Em todo o mundo, existem diferentes padrões de biodiversidade que giram em torno da existência de ecossistemas encontrados em recortes espaciais dentro de grandes regiões particulares que compartilham uma intensa relação. A unilateralidade dessas áreas se dá pela concentração de uma biodiversidade singular cuja adaptação é determinada pela influência das características físicas e biológicas naturais existentes nestas áreas, sendo elas o clima controlando a umidade, temperatura, regime pluviométrico, a litologia, o relevo e a sua localização. Essas áreas recebem a nomenclatura de Bioma.  No Brasil não é diferente, por causa da sua grande extensão, o clima e a topografia são distribuídos de forma distinta, o que contribuiu e ainda contribui para o desenvolvimento de seis grandes biomas localizados em regiões do território brasileiro, sendo eles Bioma Amazônia, Bioma Cerrado, Bioma Mata Atlântica, Bioma Caatinga, Bioma Pampa e Bioma Pantanal que receberam uma definição mais abrangente conforme um padrão decrescente, ou seja, do maior ao menor. Posteriormente, um desses Biomas será selecionado aleatoriamente para serem discutidas as principais dificuldades de sua preservação e conservação. A seguir, será visualizado um gráfico que demonstrará a porcentagem das áreas que abrange cada um dos Biomas brasileiros, posteriormente um mapa qualitativo identificando a distribuição dos diferentes Biomas no Território brasileiro, em que para distingui-los será aplicado a variável cor.

Biomas brasileiros

Figura 2: Mapa qualitativo dos principais Biomas brasileiros. Fonte: http:/www.mapasparacolorir.com.br/mapa-brasil.php. 

3. Caracterizando os basais Biomas brasileiros

3.1. Bioma Amazônia

É considerado o maior Bioma brasileiro devido a sua diversidade de espécies e extensão, abrangendo quase a metade do território brasileiro, abrangendo os Estados da Região Norte. Possui repercussão internamente e externamente, pois cinge também outros Países. Além de receber o título de maior Bioma brasileiro, também é considerada a maior floresta tropical do mundo, conferindo-lhe a titulação de “Pulmão do Mundo”, por possuir também a maior Bacia Hidrográfica, o Rio Amazonas que comporta 20% da água doce superficial do mundo. Devido à influência de fatores físicos e biológicos, a biodiversidade adquiriu características peculiares. O clima que atua neste Bioma é o Equatorial Úmido, que favorece o desenvolvimento da fauna e flora. Os solos são pobres por que existe uma fina camada de nutrientes próxima à superfície, a maioria da vegetação forma um dossel, pelo fato de serem árvores que atingem altitudes elevadas e são próximas umas das outras (floresta fechada) com folhas largas e isso contribui para que os topos se interliguem captando quase toda a luz solar, sendo que pouca iluminação chega a atingir o solo, por estes e outros motivos, não existem muitas espécies de plantas rasteiras, mas sim de epífitas, que vivem sobre as árvores para tentarem alcançar iluminação e água para seu desenvolvimento. Durante o dia, são registradas altas temperaturas, com chuvas torrenciais no fim da tarde, por causa da forte evapotranspiração desencadeada pelas florestas e rios, o que contribui para regulação do clima.  Também a uma grande produção de matéria orgânica (folhas secas, madeira restos de animais) que são nutrientes essências para o desenvolvimento das florestas. Os animais são bem diversificados, porém, de pequeno porte, pela existência de uma gama de afluentes do Rio principal (Amazonas), existe uma enorme variabilidade de fauna aquática. É também considerado como um Bioma de grande biodiversidade exótica e que possui muitas plantas que são utilizadas para fabricação de remédios fitoterápicos. As matas ciliares dispõem de uma vasta biomassa (madeira).

3.2. Bioma Cerrado

Segundo maior Bioma brasileiro situado no interior do País, com maior participação da Região Centro-Oeste possui diversidade de espécies, a vegetação é formada por gramíneas e árvores e arbustos retorcidos, que adquiriram características singulares de ablação de água em grandes profundidades com o auxilio de suas raízes. Essas raízes possuem essa característica pela influência preponderante da litologia do solo, por ser arenoso e pouco fértil, sofrendo influência também do fator climático, devido às duas estações seca e chuvosa, em que no período de seca, as raízes dessa vegetação conseguem absorver água em grandes profundidades. A uma grande diversidade de animais, mas de pequeno porte. Bioma análogo ao de Savana.

3.3. Bioma Mata Atlântica

Terceiro maior Bioma brasileiro, estende-se do litoral Leste que vai desde Rio Grande do Norte Região Nordeste até Santa Catarina na Região Sudeste. A diversidade das espécies é considerada devido às fatores físicos e biológicos presentes no relevo, grau de insolação, umidade, latitude, já que varia de uma área com alta latitude para uma com baixa latitude, litologia entre outros. (ALVES, JÚNIOR E NÓBREGA, 2012, p.49). É um Bioma típico de vegetação bem diversificada, prevalecendo o clima tropical úmido. Como este Bioma se diverge dos demais devidos às características citadas anteriormente, sua vegetação desenvolveu adaptação para perderem boa parte das folhas durante o período de seca, porém, nem todas as espécies dispõem desta característica, sendo florestas fechadas (formação de dossel) com porte grande e médio, além de possuir uma rica biodiversidade.

3.4. Bioma Caatinga

Quarto maior Bioma brasileiro, localizado na Região Nordeste, com clima semiárido, em que as chuvas são mal distribuídas, dotado de altas temperaturas, em que os índices de a evaporação chegam a serem em muitas áreas maiores que a precipitação. Por ser um Bioma dotado de tais características, a vegetação está compreendida de uma adaptação peculiar, constituída de árvores e arbustos, que durante o período de seca, perdem suas folhas pelo motivo de evitar a perda de água por transpiração, perdurando até o período das chuvas, em que a vegetação adquire outra folhagem e flores em alguns casos, dai surge a nomenclatura de vegetação xerófita. A litologia compreendida de solos rasos e pedregosos, influência no desenvolvimento de plantas com folhas pequenas, raízes compridas além da existência de espinhos pontiagudos em sua composição, sem deixar de frisar a existência de ervas e cactos(Mandacaru, Rabo de Raposa, dentre outros). Mesmo com características rusticas, prevalece o desenvolvimento de uma diversidade muito ampla de espécies. As áreas mais altas gozam de uma vegetação de mata úmida, enquanto as áreas mais baixas, a vegetação que prevalece é a da caatinga propriamente dita.

3.5. Bioma Pampa

Quinto maior Bioma brasileiro, localizado na Região Sul do País, exclusivo do Estado do Rio Grande do Sul. A vegetação preponderante são as herbáceas, que se desenvolvem nas margens de lagos, gramíneas que são encontradas nos estratos das matas subtropicais e floresta densa de araucária. Porém, haja vista que é o Bioma com menos diversidade de espécies, devido a suas baixas temperaturas, insolação e a variação de latitude.

3.6. Bioma Pantanal

Menor Bioma brasileiro, localizado nos respectivos Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, com vegetação diversifica, com variância de florestas altas, passando por cerrado até a vegetação dos campos. Bioma dotado de extensas planícies alagadas devido o Rio Paraguai. (ALVES, JÚNIOR E NÓBREGA, 2012, p.50 e 51). Assim como os demais, as espécies catalogadas neste Bioma adquiriram características de adaptação a essas áreas.

4. Os principais desafios socioambientais relacionados à preservação e conservação do Bioma Amazônia

4.1. Justificativa da escolha

O Bioma Amazônia foi escolhido por assumir o podium em padrões de biodiversidade, água doce superficial e vasta extensão territorial, conferindo-lhe uma importância significativa de preservação e conservação restringida tanto em escala Nacional como Global.

4.2. Resultados e discursões

Assim como os demais Biomas, o Bioma Amazônia vem sofrendo problemas na composição dos projetos de preservação e conservação devido a um conjunto de fatores que serão elencados a seguir:

      i.        - Promoção do desmatamento, sendo praticado por madeireiros ilegais que derrubam a mata virgem para extração da madeira, além da derrubada e queimada da vegetação por parte de grandes fazendeiros para ascensão de áreas de cultivo e pastagem;

    ii.        - Provimento da biopirataria, em que cientistas de outras nacionalidades se infiltram ilegalmente no Brasil para recolherem plantas para elaboração de medicamentos e outros fins e também capturam animais exóticos para vender por um alto valor;

   iii.        - Extração do ouro que contamina as águas superficiais dos rios, compromete diretamente na vida dos peixes e espécies aquáticas e indiretamente para a sobrevivência de povos indígenas, já que estes se alimentam dos peixes.

Tanto essas, como outras práticas desfavoráveis a biodiversidade compreendida neste Bioma, contribuem para comprometimento da existência de ecossistemas, de modo a desarticula-los. O pior é que enquanto uns grupos de pessoas se empenham com afinco para tentar preservar e conservar a fauna e a flora, através da exploração sustentável, por outro lado, outro grupo sem ter nenhuma consciência acaba usufruindo dos bens naturais, mas de maneira ilegal e predatória, deixando buracos que demoraram a se recuperarem.

5. Considerações Finais

 A biodiversidade existente no mundo está intrinsecamente distribuída de forma diferenciada, em que uma gama de fatores físicos e biológicos (clima, topografia, litologia, localização, etc.) determina a adaptação das espécies em detrimento de ecossistemas singulares. Devido a grande extensão territorial do Brasil, o geógrafo brasileiro Aziz A’ saber identificou a existência de seis grandes domínios morfoclimáticos (Biomas), sendo que cada um abriga uma biodiversidade particular, sendo assim, uma planta da floresta do Bioma Amazônia se for inserida no Bioma Caatinga, dificilmente era irá se adaptar tão rapidamente as condições climáticas, limitando o seu desenvolvimento. Cada Bioma adquiriu uma morfologia e estética padronizada, em que poucas Regiões do mundo possuem características similares a estes, sendo que o Brasil é considerado o País com maior biodiversidade do mundo. Porém, os fatores citados anteriormente estimulam também o grau de endemismo de espécies, denotando ao pé da letra a importante inter-relação entre Biogeografia e a Ciência Geográfica. Contudo, haja vista que todos esses Biomas sofrem problemas ambientais, desencadeados pela ação antrópica do homem, em que o Bioma mais prejudicado é a Amazônia, devido a sua imensa riqueza ambiental, as pessoas tendem a transformar o ambiente para adquirir seus meios de sobrevivência, mas a atuação desordenada compromete a vida dos ecossistemas, por isso é necessário uma renovação, para que a exploração seja efetuada de maneira harmônica e sustentável, preservando e conservando a biodiversidade faunística e florística.   

1Estudante do Curso de Licenciatura em Geografia – instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE; E-mail: [email protected]

6. Referências

ALVES, Andrezza Monteiro; JÚNIOR, Antônio Vicente Ferreira; NÓBREGA, Pedro Ricardo da Cunha. Biogeografia. Recife: Capes, 2012.

LIMA, Dárdano de Andrade. Estudos Fitogeográficos de Pernambuco. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Recife, V. 4, P. 543 a 274, 2007.

http://www.suapesquisa.com/geografia/biomas_brasileiros.htm

https://www.youtube.com/watch?v=dX-tu2ODL5g

http://www.suapesquisa.com/geografia/floresta_amazonica.htm

http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/cerrado.htm

http://www.mapasparacolorir.com.br/mapa-brasil.php