O 5S é um programa de qualidade japonês e está dividido em cinco etapas: Senso de Organização que significa separar tudo que é necessário do que é desnecessário; Senso de Ordenação consiste em definir o melhor local para guardar cada objeto com uma excelente comunicação visual; Senso de Limpeza é muito mais que limpar, é não sujar e manter todos os objetos nos seus lugares, criando um ambiente adequado para o trabalho; Senso de Padronização também chamado de Saúde ou Higiene está ligado diretamente ao bem estar dos funcionários através de um ambiente de trabalho agradável e funcional; e o Senso de Autodisciplina que muda os hábitos dos trabalhadores para que os 5S consigam ser praticados e mantidos da forma correta.
Tem por objetivo melhorar a disposição dos ambientes, mantendo-os limpos e arrumados, melhorando o relacionamento e o comprometimento dos funcionários, diminuindo desperdícios e reduzindo risco de acidentes, mantendo o ambiente mais agradável e proporcionando uma maior produtividade.
Com a implementação do Programa 5S na organização espera-se melhorar o ambiente de trabalho através dos três primeiros Sensos. Com um ambiente de trabalho adequado, e a aplicação dos dois Sensos restantes, conseqüentemente resultará no aumento da produtividade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários e reduzindo os desperdícios.
A implantação do primeiro Senso, de Organização, espera-se obter maiores espaços físicos, com o dia do descarte só sobrará o que for realmente útil, um ambiente mais organizado com a eliminação de materiais não utilizados, a redução de acidentes com objetos fora de lugar, a reutilização de pessoas e materiais que não estavam sendo bem aproveitados.
No segundo Senso, de Ordenação terá uma economia de tempo, com objetos e ferramentas em seus lugares corretos, a diminuição de acidentes com materiais atirados no caminho e um ambiente mais agradável e limpo.
Já no terceiro Senso, de Limpeza se notará a melhoria da qualidade de vida no trabalho, com funcionários mais motivados e felizes, passando mais confiança aos clientes.
Através dos outros dois Sensos espera-se manter qualidade atingida com os primeiros sensos, buscando sempre a melhoria continua e repassando mais satisfação aos clientes.
No quarto Senso, de Padronização terá empregados saudáveis e bem dispostos, com um ambiente de trabalho agradável, sem ausência de acidentes e um baixo absenteísmo.
O último Senso, da Autodisciplina propõe um ambiente de trabalho disciplinado, previsibilidade de resultados, desenvolvimento do espírito de cooperação e do trabalho em equipe.
O Modelo 5S permite fácil aplicação em diversos ambientes e faz com que pequenas mudanças no dia-a-dia proporcionem um grande resultado. Hoje em dia o programa é adotado por praticamente todas grandes empresas e organizações como programa de qualidade e organização. Para o sucesso do programa deve se seguir os sensos aplicando-os um após o outro, contando com a participação de todos os funcionários.