Esse pode ser o principal sonho da maioria das pessoas, onde muitas delas ainda vivem de aluguel ou de favores em casas de parentes ou amigos. Hoje em dia, está mais fácil de realizar esse sonho graças a programas do governo e facilidades de financiadoras. Falaremos agora dos benefícios de ter a casa própria e se vale ou não a pena adquiri-la.

 Antes de tudo, temos que analisar muitas coisas. Uma delas é se você precisa mesmo de uma casa própria, se não gosta de ficar em um só lugar ou se viaja constantemente, seja por gosto pessoal ou por trabalho. Pagar aluguel tem suas vantagens, por exemplo, se estou a fim de morar em determinado lugar, não tenho que chegar logo comprando um imóvel, posso alugar, passar um tempo por lá e ver se me agrado dali.

A compra ou construção de imóvel é melhor pra quem já tem uma certa estabilidade financeira, já planejou sua vida, tem família feita e quer mais segurança e gosta de estabilidade.

A questão da estabilidade é simples, muitas pessoas simplesmente não param em lugar nenhum, vivem de mudanças, gente assim não precisa ter casa própria. Comprar uma casa não é uma brincadeira.

O maior benefício de comprar sua casa, é simplesmente não ter que pagar centenas de reais em uma coisa que não é sua. Já pensou? Pagar 600 R$ todo mês durante anos, se podemos com esse dinheiro financiar uma coisa que vai ser nossa, nem que dure muitos anos pra pagar, um dia ela vai ser nossa. Diferente do aluguel, que simplesmente acho que é dinheiro jogado fora em certos casos.

Contas de água, luz, gás e ter que pagar tributos, também é uma coisa que se deve considerar. Lembrando também que o financiamento da casa própria pode ser uma coisa bastante complexa e a longo prazo. Por isso analise bem as coisas ditas aqui e vá em busca do seu sonho.