1 INTRODUÇÃO
O projeto de transposição do Rio São Francisco para o Nordeste brasileiro foi uma solução adotada pelo Governo Federal para minimizar a ausência da água nessa região. Esse acontecimento tende a contribuir para a diminuição da escassez de água no interior nordestino, que vem sofrendo as consequências desse fato ao longo da história (BRASIL, 2015).
Por diversas ocasiões, cogitou-se a ideia de transpor as águas da bacia do São Francisco para o Nordeste. Os problemas relacionados à seca na região, ocorrem desde outrora. Todas as tentativas de transpor o rio foram frustradas devido ao apoio não conquistado pelos idealizadores ou a não aprovação pelos órgãos federais, seja por ausência de recursos financeiros ou por argumentos insuficientes para justificar a estrutura do projeto. Apenas nos primeiros anos da primeira década do século XXI, o projeto foi aprovado e, então, posto em prática (SILVA, 2011).
A transposição do Rio São Francisco é o maior projeto de infraestrutura em desenvolvimento no Brasil, além de ser um dos maiores, em andamento, no mundo, são mais 477 km de extensão. O projeto tem por objetivo beneficiar diversas cidades do interior da região Nordeste que sofrem com a estiagem, praticamente, o ano todo. A obra beneficiará mais de 12 milhões de habitantes que residem nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande Norte. (BRASIL, 2015).
O projeto, que está previsto para ser entregue no ano de 2016, abrange mais de trezentos e noventa municípios, em sua totalidade. Alguns deles serão beneficiados de forma direta, outros indiretamente (BRASIL, 2015).
Por se tratar de um projeto hídrico, a transposição, além de visar à melhoria de aspectos sociais, pretende também alavancar a economia do interior nordestino (BRASIL, 2015), que possui forte destaque nas atividades do setor primário, setor relacionado à produção através da exploração de recursos da natureza (MOREIRA, 2011).
Diante deste cenário de transformação, traz-se para este artigo, a seguinte questão: Quais os benefícios da transposição do Rio São Francisco para o Nordeste brasileiro? 5 Por se tratar de um assunto de relevância nacional, a pesquisa torna-se importante por esclarecer à sociedade de que forma poderemos nos beneficiar quando concluída a obra do São Francisco.
O objetivo principal desse artigo é desenvolver uma análise relativa aos benefícios gerados pela transposição do Rio São Francisco no Semiárido nordestino.
Tem-se, ainda, como objetivo secundário demonstrar os impactos da seca na região Nordeste.
Os procedimentos metodológicos do presente trabalho foram realizados na perspectiva exploratório-descritiva, fazendo uso de uma abordagem qualitativa (MARCONI, 2011). Os processos metodológicos foram: leitura seletiva, buscando referências e dados associados à temática, através de levantamentos bibliográficos e pesquisas na internet. O trabalho encontra-se baseado em fontes secundárias.