Tal como muitas técnicas relacionadas com o bem-estar e a medicina, a acupuntura é uma atividade que provém do Extremo Oriente, mais especificamente da China e que é praticada há milhares de anos.

Uma técnica milenar

A medicina chinesa é uma das mais antigas do mundo e muitas de suas técnicas continuam se aplicando hoje em dia com muito êxito, tanto em seu lugar de origem como no Ocidente, onde cada ves mais é reconhecida. A acupuntura se baseia no conceito de que pelo corpo flui energia em um sentido determinado e com base em pontos específicos chamados meridianos, os quais têm uma localização específica. Quando um desses ponto sofre uma modificação ou o fluxo se interrompe, a doença aparece. O objetivo dessa prática, portanto, consiste em destravar e normalizar a distribuição da energia e com esso reestabelecer seu equilíbio no organismo. Isso somente se realiza através da inserção de agulhas muito finas em pontos determinados da região superficial da pele, por isso não causam nenhuma dor.

Uma alternativa para uma infinidade de transtornos

Durante as últimas décadas a prática da acupuntura se estendeu a todo o mundo ocidental e é utilizada como uma forma alternativa de tratamento para muitas doenças. Resultou ser efetiva para diminuir a pressão arterial, aliviar diferentes tipos de dor – sobretudo crônicas – melhorar o funcionamento dos órgãos internos, diminuir o estresse e o nervosismo ou ajudar no processo de cura de muitas doenças.

Apesar de que os cientistas mais tradicionais não encontraram uma explicação exata que justifique o êxito da acupuntura, muitos médicos recomendam essa técnica para seus pacientes quando outros tratamentos não funcionam ou querem encontrar uma alternativa de tratamento efetiva. O próprio Conselho Federal de Medicina a classifica como uma especialidade médica reconhecida.

Ao consultar-se com um acupunturista, certifique-se de que este profissional está licenciado por uma instituição idônea.