NENCY ZAURISIO DE SOUZA MESTRE EM SAÚDE COLETIVA, FARMACÊUTICA BIOQUIMICA E ACUPUNTURISTA.

OS BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA DOENÇA CRÔNICA FIBROMIALGIA 

SOUZA, Nency Zaurisio de. Os benefícios da acupuntura no tratamento da doença crônica fibromialgia. 2015, 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Acupuntura) – Departamento Científico, CETN – Centro de Estudos de Terapias Naturais. 

RESUMO 

A palavra Fibromialgia deriva do latim fibro (tecido fibroso: tendões, fáscias), do grego mio (tecido muscular), algos (dor - algós) e ia (condição). Quando comparada a outras doenças reumatológicas, apresenta os maiores níveis de dor, incapacidade funcional e estresse psicoafetivo. A incidência no Brasil é de 2,5%, sendo que a proporção entre mulheres e homens é de 9:1, ou seja, a cada 10 pacientes, nove são mulheres. É mais comum em pessoas com idade entre 45 e 64 anos. A acupuntura promove a diminuição da dor e melhora da qualidade de vida e do sono em indivíduos com fibromialgia. Efeito da acupuntura na melhora da dor, sono e qualidade de vida em pacientes fibromiálgicos. A base de tratamento da Acupuntura é o reequilíbrio energético através de canais que se encontram distribuídos no organismo humano por onde passa a energia vital. O tratamento é feito através de inserção de agulhas introduzidas nos pontos os quais estão localizados nos canais energéticos também chamados meridianos.

OBJETIVO: Esta monografia visa abordar as características patológicas da fibromialgia e sob o ponto de vista da medicina tradicional chinesa apresentar sua visão e propor tratamentos através dos canais de energias curiosos e os cinco elementos; e deste modo propor métodos eficientes na terapêutica promovendo redução do quadro álgico; melhorar a qualidade de vida do paciente; proporcionar melhora no sono; prolongar a sensação de bem-estar; verificar o efeito da moxa e eletroestimulação nos pontos propostos.

METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal abrangendo um grupo de pacientes que sofrem da doença crônica conhecida como fibromialgia. Foram feito parte da amostra aqueles indivíduos de ambos os sexos e faixa etária 45 a 65 anos que apresentam diagnóstico de Fibromialgia e que se encontra em fase regular de uso de medicamentos de uso contínuo para essas patologias por prescrição médica em atendimento feito em unidades de saúde do município de Bauru. Para o cálculo da amostra foram utilizados 100 indivíduos, após os testes tender points foi constatando que com a doença Fibromialgia os números de casos positivos foram de 23. Quanto à coleta de dados os indivíduos da amostra foram abordados na farmácia Drogaria Drogaza, CNPJ: 006862880001-08, na cidade de Bauru SP, na Rua: Alameda Cônego Aníbal Difrância nº 6-24 Bairro: Alto Sumaré, CEP: 17020-690, pela farmacêutica Nency Zaurisio de Souza CRF: 45.781, na hora da compra do medicamento de fibromialgia. Um Questionário com perguntas fechadas conteve as informações relevantes para atender os objetivos propostos, o qual foi aplicado nos membros da amostra que assinaram o termo de consentimento esclarecido. Este questionário conteve informações sócio-demográficas e clínicas. Ademais, foram consignadas informações relevantes sobre os tipos de dores e locais das mesmas. Esses pacientes, uma vez acessado o volume prescrito, foram cotejados pela Nency Zaurisio a uma proposta terapêutica de medicina alternativa acupuntura para melhoria das dores no município de Bauru. Os dados coletados no questionário foram tabulados, consolidados e analisados. Sendo feito tratamento estatístico por métodos descritivos e quantitativos, pertinentes aos achados e aos objetivos pretendidos.

RESULTADOS: Dos 100 indivíduos que submeteram ao tender points, apenas 23 desses apresentaram resultados positivos para doença fibromialgia nesses foram realizados 15 sessões em cada, e após essas sessões os mesmos apresentaram-se mais dispostos, relatando melhora da dor de nível Muito Satisfeito (3ª sessão) para Totalmente Satisfeito (13ª sessão) com reduções das queixas de dores articulares, câimbras, melhora no sono, e com sensação de descanso relativamente prolongado.

CONCLUSÃO: Neste estudo de caso observou-se a eficácia da eletroacupuntura e moxa para melhora do quadro sintomático da fibromialgia, visto que foram necessárias as 15 sessões para averiguar as possíveis estabilizações dos sintomas, já que a melhora significativa apareceu na 13ª sessão, relatando que se encontravam muito ou totalmente satisfeitos, alguns pacientes tiveram temores a respeito da eletroacupuntura e preferiram o uso apenas da moxa e agulhas, outros reclamaram da fragrância da moxa e preferiram apenas as agulhas e a eletroacupuntura. Constatou-se que segundo a Medicina Tradicional Chinesa a doença Fibromialgia marca-se por ser um desequilíbrio crônico energético, uma insuficiência energética do órgão renal, excesso de energia do órgão fígado, concomitantemente a síndrome do Qio Mai. Ao longo das sessões foram observados ao utilizar as técnicas de tratamento de regulação energética segundo os cinco elementos, reequilíbrio energético dos órgãos rim e fígado, associados à abertura dos canais de energia dos vasos extraordinários, Yang Qiao Mai que se expressa de natureza Yang com a abertura dos pontos B62 e fechamento/ acoplado em ID3, e se Yin, tratando o Yin Qiao Mai com os pontos de abertura R6 e fechamento/ acoplado em P7, e foi pontuado o ponto BP21 conhecido como grande canal de conexão do baço fortalece o sangue, beneficia os tendões, regula o QI, dores generalizadas em todo o corpo decorrente da estase do sangue, agem na fibromialgia, membros fracos, fraqueza muscular e articular. Com esses pontos ocorreram melhoras significativas ao aplicar estas técnicas em relação ao bem estar dos pacientes como melhoras do sono, cansaço, dores, formigamentos, algias irradiadas dentre outros. A Medicina Tradicional Chinesa tem obtido ótimos resultados nos tratamentos da doença fibromialgia, tratando o homem como um todo, com sua filosofia holística, pois tanto os sintomas como suas causas são tratadas, visando restabelecer o equilíbrio energético do Yin e do Yang. Os pacientes sentiram-se muito ou totalmente satisfeitos com os resultados obtidos, não houve se quer um caso de insatisfação dentre os mesmos atendidos, após as sessões eram encaminhados para seus lares com auriculoterapia com cristais iônicos e stiper. No final da 13º sessão houve relatos que pacientes já haviam diminuído significantemente as dosagens dos fármacos para as dores fibromialgicas, alguns até já haviam parado de utilizar totalmente os medicamentos e aderiram à acupuntura como forma de manutenção para diminuição das algias, com uma sessão a cada quinze dias.