RESUMO:
PALAVRAS CHAVES: Cultura, Tradição, carimbó, Religiosidade afra e indígena.
Em 1915, Marapanim começa a perde a irmandade de São Bento, e passa ganhar o grupo São João onde e introduzido à difusão cultural do carimbó. O carimbó tem uma mistura de danças e cantos culturais, e tem uma forte influência africana. Indígena e européia. O carimbó primitivo era realizado no Barracão, coberto de palha de inajá, dançava-se descalço ao redor de uma fogueira, a letra de suas musicas conta a historia local da região.
Dentro da manifestação cultural do carimbó podem ser encontrados aspectos religiosos Afros e indígenas, ou seja, os seus gingados com representações de animais como o "peru de atalaia", esses fenômeno e citado por Vicente Salles em artigo feito no município de Vigia em 1979, pois visa mostra a presença do índio nas danças. Algumas musicam cantadas pelos seus Mestres, conta a historia do povo local e suas dificuldades encontradas no cotidiano da sociedade. Esse caractere da musica e bastante similar dos terreiros de Umbanda que também conta a historia de sua antiga sociedade antes da chegada no Brasil colônia, no entanto as áreas utilizadas na Umbanda são chamadas de Barracão ou terreiros, pois assim e conhecido os lugares onde se e praticado o carimbó em Marapanim. Os instrumentos manuseados por brincantes foram trazidos pelos negros Maranhense no século XVIII, eles trouxeram os seus instrumentos, e ritmos de samba e suas religiosidade, então tiveram que se adaptar a região norte a cultuar santos católicos, mas dançando para os seus orixás. A palavra carimbó vem da derivação curimbó que significa pau oco que produz som.
Hoje em dia e percebido as inovações dos ritmos, danças e a implantação de instrumentos eletrônicos, também deve ter em mente a importância da valorização dos mestres de carimbó, são eles que matem a tradição que esta sendo esquecida pelo povo paraense, pois para se encontra um mestre de carimbó se torna cada dia mais difícil por motivo de sua idade, onde muitos já possuem uma idade avançada, os festivas de carimbó em Marapanim são realizados nos meses de fevereiro tendo o nome Carnarimbó, e recentemente em dezembro conhecido como Zinzarimbó, porem o tradicional e no mês de novembro onde acontece o festival de carimbó.
I ? INTRODUÇÃO
A presente pesquisa tem como tema e "os aspectos religiosos dentro do cotidiano do carimbó no bairro novo de Marapanim" visa à valorização cultural e religiosa na Amazônia, pois o carimbó possui um sincretismo entre os povos europeus, indígenas e africanos, de mostrando a valorização de cada cultura em um só fenômeno regional.
O carimbó tem como ensinar a manter uma tradição do município, através de seus cantos poéticos e ritmos dançantes, pois e um conteúdo pouco estudado na região norte, raros trabalhos acadêmicos encontrado sobre religião e carimbó e bastante supérfluo, porem os autores que fizeram analise não são da região do Norte e sim de outras regiões e países, deixando um incógnita nessa área, eles não defini se ha existência da religião dentro da cultura do carimbó, apesar deles terem feito um trabalho voltado mais para área cultural de nossa região em seus textos encontra se alguns fragmentos históricos de fuga dos negros e seus rituais religiosos no século XVIII no Pará, isso influenciou bastante os hábitos dos habitantes que se encontrava naquelas proximidade, porem com seus instrumentos houver pequenas modificações por motivo da extensão limitada oferecida pelo meio ambiente, sendo normal para eles, pois desde a sua chegada a esse continente tiveram de fazer uma combinação conveniente aos seus acessórios..
Então o trabalhado vai ser realizado em Marapanim pelo motivo de haver uma grande quantidade de mestres de carimbó, e a valorização que esses grupos disponibilizam para entender e repassa na musica a necessidade do cotidiano de suas vidas às demais cidades, sem fazer protesto prejudicial às demais autoridades. Também esse município e bastante rico em historia, principalmente dos Afro-descendentes que trouxeram seus costumes de toca tambor e agitar com seus sambas a uma grande mesclassem de índio com negro, e caboclos , a limitação da pesquisa perpassa pelos símbolos religiosos existentes na rode de carimbó, é se o carimbó surgiu de uma pratica religiosa Afro junto com a indígena, saindo do sagrado passando para o lado profano da sociedade tendo em consideração uma visão não cristã na analise de pesquisa.