OS ASPECTOS DE UM LÍDER

Tomando por base o fato que liderança não se impõe e sim, se conquista e como os ambientes corporativos são altamente dinâmicos, devido à carga de informações e modificações as quais estão expostos, os aspectos mais importantes para uma liderança na atualidade são:

Conhecimento da equipe ? somente conhecendo seus subordinados, um líder saberá extrair o melhor de cada um.
Entusiasmo e companheirismo ? O líder que antes de cobrar, busca os resultados, contagia a equipe. Promover momentos de descontração e integração alivia a pressão sobre o trabalho e aproxima as pessoas de si.
Atenção no mercado ? Estar atento às modificações nos negócios, possibilita ao líder antecipar mudanças e preparar sua equipe para tal, evitando situações abruptas e quedas de rendimento devido às mesmas.
Delegar as pessoas certas ? Dentro de uma equipe encontram-se diferentes competências em diferentes indivíduos. Reconhecer isso na hora de escolher alguém para uma atividade é de suma importância.
Saber recompensar-Permitir a saída antecipada na sexta-feira à tarde para um funcionário que sempre está disposto a trabalhar até mais tarde para alcançar uma meta é demonstrativo de uma bonificação por serviços prestados.

Podem-se citar inúmeros aspectos para o bom exercício da liderança. O mais importante para o líder será estar atento aos anseios de seus comandados, poder ajudar nos momentos decisivos, ser justo e acima de tudo, solucionar todos contratempos que surgirão sem precisar a intervenção de níveis hierárquicos superiores, pois esta condição, Além de gerar desgaste, pode agregar descrédito ao seu potencial, tanto pelo nível inferior, quanto do nível superior ao seu.