Os argissolos possuem drenagem interna moderada a baixa?

Muitas vezes, os argissolos, por possuírem um aumento expressivo de argila no horizonte B, são considerados solos com drenagem moderada até baixa. Isso é sempre verdade?

Os argissolos são solos que possuem um horizonte A seguido por um horizonte E ou B. O horizonte B, chamado de horizonte B textural (Bt), recebe esse nome devido ao incremento no teor de argila tornando a textura desse horizonte mais argilosa do que a do horizonte imediatamente acima, ou seja, pode ser o A ou o E, depende do caso.

Na Figura 1, observa-se um argissolo com os 3 horizontes (A, E e Bt). Por apresentarem o acréscimo de argila em subsuperfície (no horizonte B) esses solos geralmente são considerados solos com drenagem moderada até baixa. Quando a drenagem é fortemente impedida devido a esse processo, geralmente forma-se o horizonte E devido ao acúmulo de água no topo do B.

Figura 1. Argissolo com a seqüência de horizontes A, E, e Bt


Contudo, apesar do exposto, esses solos podem, em alguns casos, não apresentar problemas de drenagem. Na Figura 2, observa-se que, ao contrário da Figura 1, a diferenciação de horizontes do solo por meio da cor, se torna uma tarefa difícil.

Figura 2. Argissolo com baixa diferenciação de horizontes no que se refere à cor.



Nesses casos, o solo não apresenta problemas de drenagem. Esta geralmente é medida em condições de campo com o auxílio de equipamentos específicos que medem a condutividade hidráulica do solo em condição de saturação.


Figura 3. Condutividade hidráulica do solo na saturação (Ksat) ao longo de um perfil de um Argissolo. Fonte: Elsenbeer (2001)

Este tipo de solo, raramente, apresenta problemas de excesso de água e possui drenagem considerada boa. Portanto, nem sempre deve-se generalizar e enxergar os argissolos como solos com problemas de drenagem. Aqueles que geralmente possuem horizonte A arenoso sobre horizonte B de textura média se encaixam na definição agora exposta. De forma oposta, aqueles com horizonte B muito argiloso, porém com horizonte A de textura média a arenosa, geralmente, devem apresentar os problemas de drenagem. Desse modo, devemos conhecer o perfil do argissolo para, posteriormente, tirar-se conclusões sobre o seu comportamento de drenagem.


Preparado a partir de:

ELSENBEER, H. Hydrologic flowpaths in tropical rainforest soilscapes – a review. Hydrological Processes, v.15, p.1751-1759, 2001.