PAULA MACIEL TEIXEIRA

 RELATÓRIO DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

OS ANIMAIS DA FAZENDA 

PROFESSORA: HEILANDE PEREIRA E RAQUEL CAETANO 

São Francisco de Paula 

Dezembro/2012

Introdução 

Realizei o meu estágio na escola Municipal de Educação Infantil Vó Benvinda que está localizada na Rua Curupaiti, n° 880, Bairro Cipó, no Município de São Francisco de Paula. Com a turma do MIIC alunos de quatro anos de idade.

           A escola presta atendimento a 188 crianças, cujo atendimento é para crianças de quatro meses até cinco anos em horário integral, ou seja, das 6h 30 às 18h, de segunda a sexta-feira. Os alunos podem chegar até as 08h30min da manha.

Conta com profissionais qualificados, todos tendo o mínimo que a lei exige que é o curso normal para estar trabalhando na Educação Infantil.

Os pais ainda deixam a desejar quanto à participação na escola, mas isto vem mudando, pois estão ficando conscientes do quanto é importante saberem e participarem das ações que os seus filhos fazem parte.

Os pais dos nossos alunos têm uma renda mensal de 1,5 salário mínimo.

Os recursos financeiros disponíveis, recebidos e obtidos pela própria escola são promoções, FNDE (Fundo de Desenvolvimento da Educação), PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), Prefeitura Municipal, doações e conta com uma contribuição espontânea dos pais.

Hoje a escola não tem espaço para os alunos fazer atividades de recreação nos dias de chuva. Anteriormente a escola tinha espaços adequados para essas atividades na escola, devido o aumento da demanda tiveram que fechar esse espaço vago das para fazer salas de aula para os alunos. Hoje em dia os alunos podem brincar no pátio da escola uma vez por semana, pois cada dia uma turma vai fazer atividades no pátio ou no parquinho. Quando chove os alunos fazem as atividades de recreação na sala de aula.

Têm na escola também treze salas de aula, cinco banheiro de alunos, onde dois desses tem vaso sanitário mini e outro um chuveiro, dois trocadores para os alunos dos berçários com torneira elétrica, um banheiro dos professores, sala dos professores, dois trocadores, dois solar, uma cozinha, uma lavanderia, um refeitório, uma sala de dvd e uma sala da brinquedoteca, onde  era muito bonita paredes de vidro bem organizada com diversos livros e brinquedos pedagógicos para uso de professores e alunos que tem um dia certo na semana para poder utilizar a sala, escolher os matérias e levar para sua sala e trabalhar com os alunos. No estágio a sala não era a mesma e onde estava o material da brinquedoteca estava muito desorganizado e atirado no chão, quem quisesse utilizar o material teria que cuidar para não pisar em cima e procurar no meio da bagunça e toda escola é cercada com grades e portão eletrônico.

A escola trabalha em cima de uma rotina cada turma e turno segue uma.