Leitores. Ao escrever o artigo da semana passada, um leitor fez a seguinte observação, "Os soldados são os primeiros a ir embora" disse que seu comentário foi motivado pela observação que quando as coisas estão mal em uma empresa quem esta no "operacional" são os primeiros a ir embora, ele tem uma certa razão , mas os "soldados" tem uma diferença em relação aos amigos do rei, estes apenas conhecem o "As vontades do Rei".

Sun Tzu é autor de uma frase que fala muito bem desse assunto "Conheça o inimigo e a si mesmo e você obterá a vitória sem qualquer perigo; conheça terreno e as condições da natureza, e você será sempre vitorioso."

Mas o que podemos aprender com essa frase?

Conhecendo a nos mesmos, nossas dificuldades, habilidades e sabendo identificar uma oportunidade ou um ameaça para a nossa vida pessoal ou profissional estamos dando um passo importante para não sermos pego de surpresa.

Conhecendo os inimigos que são aqueles que têm inveja e querem nos prejudicar a todo custo, esses quase sempre são os "Amigos do Rei" que não perdem uma oportunidade para ofuscar seu brilho o puxar o seu tapete.

Conhecendo o terreno que você esta, ou seja, a sua profissão você sempre estará preparado para vencer os desafios do dia a dia, aqueles que tiram o sono de qualquer um uma situação nova na carreira, um problema em sua área na empresa, talvez poucas vendas ou muito trabalho, pode ser que você esteja precisando de um curso para melhorar seu desempenho como profissional ou até mesmo líder.

Conhecendo as condições da natureza das pessoas os assuntos você estará se protegendo das adversidades que estão por vir em relação a seus colegas de trabalho, seu líder e principalmente com seus problemas pessoais talvez com seu esposo (a) filho (a), dificuldades financeiras ou de saúde, pode reparar sempre todo problema tem uma natureza.

Assim deve ser quando somos soldados, devemos aprender a lutar com estratégias, a nos movimentar no campo de batalha da vida sempre procurando vencer os desafios (problemas) sabendo sempre qual a sua natureza, o que pode ser feito, como pode ser feito, com quem você pode contar o que ou quem pode lhe prejudicar.

Conhecendo a nos mesmos, os inimigos, o terreno (profissional) ou as naturezas dos problemas podemos planejar nossas ações e assim, quando tivermos que ser dispensados do exercito do "Rei" saberemos para onde ir e como ir.

Não sejamos como o Bobo da corte, o nome pelo qual era chamado o "funcionário" da monarquia encarregado de entreter o rei e rainha e fazê-los rirem. Muitas vezes eram as únicas pessoas que podiam criticar o rei sem correr riscos, mas no mundo corporativo não é assim! Vamos refletir sobre isso!

(Pedro Paulo Galindo Morales é Tecnólogo em Gestão, Pós- Graduado em Controladoria, Técnico em Contabilidade e escritor da web, www.falandodegestao.com.br).