Os alicerces são cordões de concreto e ferro, que servem de base para as paredes e colunas. Todo o ser humano constrói sua vida baseada em relações e estas se parecem muito com os alicerces de uma casa. Os primeiros alicerces da vida de uma pessoa são os pais que desde idade mais tenra cuidam com carinho do novo ser que aprende com essas primeiras lições a amar e ser amado a compreender e ser compreendido, este alicerce é o mais forte de toda a vida e é onde esta fincada a primeira coluna de nossa vida.

Depois de "construído" o primeiro cômodo da nossa casa aqui na terra, é hora de construir o segundo cômodo que abrigará a família, irmãos, tios primos e avos que também deve ser construído com bastante solidez para que dure a vida toda.

Vamos continuando construir a nossa casa e agora chega a hora do cômodo para acomodar os amigos, amigos de escola, de brincadeiras, de perto de casa, é nesse momento que começamos a erguer as primeiras colunas que irão sustentar as nossas experiências de vida se estas não tiverem um bom alicerce correremos o risco de um desmoronamento e caso isso ocorra temos que começar tudo novamente.

Continuando a construção de nossa casa temos o cômodo onde instalaremos o nosso lado profissional é nesse momento que chegamos a nossa segunda mais importante coluna, o trabalho. É esta coluna que ira equilibrar toda nossa vida porque é neste cômodo que abrigaremos a nossa auto realização, satisfação e segurança e também onde ganharemos o nosso pão.

Em uma fase da vida surge à necessidade de construirmos um cômodo especial destinado a abrigar nosso relacionamento com nosso companheiro (a) quer seja namorado (a), esposo (a) ou simplesmente alguém especial, este cômodo da nossa casa deve ser bem feito e bem planejado para que possa aguentar as mais diversas circunstancias trazida pela vida. È nesse cômodo que também criaremos nossos filhos motivo pelo qual ele deve ser seguro e a prova de infiltrações e rachaduras.

Quando todos os cômodos da casa estiverem prontos teremos que cobrir a casa com um excelente telhado para que fiquemos protegidos das tempestades e ventanias que certamente enfrentaremos na vida.

A vida é como uma casa que deve ser erguida sobre um bom alicerce onde em sua composição estarão presentes a honestidade, compreensão, solidariedade e respeito.

Como em nossa casa, na vida devemos fazer reformas, ampliar cômodos, abrir portas ou fecha-las procurar desenvolver novas estruturas, porem devemos entender que para termos sucesso precisamos sempre usar o alicerce que temos porem devemos tomar cuidado para não abalarmos os alicerces com infiltrações (ideias contrarias a nossos princípios) ou submetê-los a um peso muito forte, porque se isso acontecer a nossa casa (vida) poderá desabar, e além de nos ferirmos, poderemos ferir muitas pessoas que queremos bem.