De acordo com Martin Seligman, autor do best-seller Felicidade Autêntica e Florescer, o bem-estar é um construto, ou seja, é algo que resulta de uma construção. Essa construção deriva de 5 elementos essenciais para atingir o equilíbrio, o bem estar. A ideia de que existe um mapa para chegar à felicidade é uma utopia, o que é possível é alcançar o bem-estar, ou seja, a conciliação dos elementos que fazem com que a vida atinja um nível satisfação:

Emoção Positiva

De modo geral é como você se considera feliz. Este elemento geralmente é gerado por atitudes de doação ou de reconhecimento dos objetivos alcançados. Provoque emoções positivas no seu dia a dia. Tente o experimento a seguir: pense em uma pessoa que você goste muito. Tente se lembrar de algo que essa pessoa fez por você e que nunca teve a oportunidade de agradecer. Agora, escreva isso em um papel. Se você realmente fez o exercício até aqui, já é o bastante, certamente já teve o seu efeito. Agora, se quiser experimentar mais, leia a carta para essa pessoal. Entre em contato com ele(a) e marque uma visita rápida, só não diga a ele(a) o motivo da visita. Você lerá essa carta a essa pessoa sem interrupções. São comprovados os benefícios que esse tipo de atitude traz, tanto para você, quanto para ele(a).

Engajamento

                Este elemento é referente ao sentido real da palavra: esforço proporcional ao interesse por algo. O quão dedicado você está para o seu trabalho? E para a sua família?

Relacionamentos

                O ser humano necessita viver em sociedade. Seja em qualquer ambiente. O bom relacionamento, seja denominado de ‘amigo’, ‘família’, ‘chefe’, ‘cliente’ ou ‘fornecedor’, é um elemento de bastante relevância na vida de um ser humano. Já conheceu alguém que tinha dificuldades para se relacionar? Ou alguém que sofria bulling? Certamente essa pessoa não parecia ser a mais feliz do seu círculo de amizades.

Sentido

                O sentido pode ser considerado uma crença, religião ou uma cultura, por exemplo. É aquilo à que você pertence e serve, acreditando ser maior que o seu ‘eu’.

Relacionamentos positivos

Realização

                A conquista. Este elemento está relacionado ao quanto você tem alcançado os seus objetivos. Sejam eles pessoais ou profissionais. A realização é um elemento que tem relação direta com as emoções positivas. As conquistas levam à autoestima, e o contrário é destruidor.

“Todos nós podemos dizer “sim” a mais emoção positiva.

Todos nós podemos dizer “sim” a mais engajamento.

Todos nós podemos dizer “sim” a melhores relacionamentos.

Todos nós podemos dizer “sim” ao sentido na vida.

Todos nós podemos dizer “sim” a uma realização mais positiva.

Todos nós podemos dizer “sim” a mais bem-estar.”

Trecho retirado do livro Florescer, Martin Seligman.