Está cansado de chegar ao final do mês com saldo financeiro negativo ? Você já tentou economizar dinheiro sem deixar de gastar com o que realmente é necessário e não conseguiu ? Descubra agora os 3 simples passos do equilíbrio financeiro.

 1° passo: avaliar a real necessidade de consumo.

 Antes de efetuar qualquer compra você tem que avaliar a real necessidade de consumo e os recursos que aquele determinado item lhe proporcionarão para ver se valerá a pena efetuar a compra porque o risco de gastar dinheiro desnecessariamente em um momento impróprio é grande e por isso é preciso ficar atento a essas compras que são incentivadas pela emoção.

 Uma estratégia para você avaliar a real necessidade de consumo é antes de comprar parar e pensar: se eu eliminar esse custo, perderia o que em termos de retorno ou benefício ? Como e onde ? Se você não souber responder como e onde então é porque o custo pode ser cortado e para isso, lembre-se que dinheiro é poder e se não foi fácil conseguir também não pode ser fácil gastar.

 No início você pode achar que não vale a pena cortar um custo pequeno porque estará economizando pouco, mas depois de somar todos os valores pequenos que foram cortados você verá a diferença da grande economia que você fez e isso obviamente te ajuda a alcançar a sua independência financeira e com muita liberdade financeira no futuro.

2° passo: ficar atento aos erros que acabam com seu o planejamento financeiro.

 Nesse caso, o principal erro que nos leva ao desequilíbrio financeiro é não estabelecer propostas de vida e para isso, estabeleça metas detalhadas e prazos para a realização dos seus sonhos.

 Para isso faça por onde e guarde reservas financeiras todo mês, separando 10% do que você recebeu e guardando esse valor na poupança porque agindo assim você não corre o risco de gastar a parte intocável.

 3° passo: controlar os gastos.

 O fato de controlar os gastos anotando tudo o que você paga te ajuda a saber para onde está indo o seu dinheiro.

 Para isso, anote tudo em uma planilha ou até mesmo em um caderno. No início isso pode parecer chato, mas com o tempo a tendência é que esse fato te dê prazer porque em pouco tempo você se surpreenderá e descobrirá onde você usa mal o seu dinheiro.  Agindo assim, com certeza você vai conseguir economizar dinheiro e equilibrar-se financeiramente.

 Sucesso.

 Para finalizar, lembre-se sempre que você é o responsável pelo destino financeiro que a sua vida vai ter e que o dinheiro é um instrumento de liberdade que contribui favoravelmente para a realização dos seus sonhos. Por isso é muito importante que você aprenda a cuidar das suas finanças.