Orvalho?

Você, talvez, em uma manhã de frio já tenha se deparado no jardim de casa ou no gramado da rua e percebeu a grama molhada sem de fato haver chovido. Como essa água provocou esse molhamento se não choveu?

Em noites sem vento e sem nuvens, os objetos próximos à superfície do solo esfriam emitindo radiação infravermelha. O chão e os objetos sobre ele freqüentemente se tornam mais frio do que o ar que os rodeia. Esse ar, por sua vez, se esfria ao entrar em contato com essas superfícies frias por meio do processo de condução. Eventualmente, o ar se esfria a tal ponto dele atingir a saturação (a máxima capacidade de armazenar vapor de água). Como superfícies como galhos, folhas e folhas de grama esfriam abaixo da temperatura do ar, o vapor de água presente nesse ar começa a se condensar sobre esses objetos formando pequenas gotículas de água formando então o que denominamos, tecnicamente, de orvalho.


 Foto: www.gobananaz.files.wordpress.com         

Devido ao fato do ar mais frio estar mais próximo ao solo, é mais provável que o orvalho se forme na superfície das folhas de grama do que em objetos situados a centímetros acima.

É interessante mencionar que, o orvalho pode atuar como uma fonte de água para as plantas durante os períodos de baixa precipitação. Além disso, outro fato relacionado são as doenças de plantas causadas por fungos. Como fungos se desenvolvem bem em regiões com alta umidade, o orvalho pode possibilitar o ataque de fungos sobre a lavoura podendo trazer doenças e, conseqüentemente, propiciar prejuízos de ordem econômica.

Produzido a partir de:

AHRENS, C.D. Essentials of Meteorology: an invitation to the atmosphere. 3a Edição. London: Cengage Learning, 2000. 454p.