Origem e história do sobrenome Labat

Gustavo Uchôas Guimarães

O sobrenome Labat é de origem basca, mais exatamente, segundo CASTEJÓN (s/d), da região de Baixa Navarra[1], sendo conhecido desde o século XVI. Sobre a origem da palavra “labat”, TOSTI (s/d) apresenta duas versões: a primeira é a de que Labat significaria “o pai” (a partir de abat); a segunda é de que significaria “o vale” (a partir de la vath). Esta última hipótese é reforçada por LAMAIGNÈRE (1943), que listou vários sobrenomes franceses de origem basca associados a natureza.

O sobrenome se espalhou pelas colônias francesas, especialmente as localizadas na América (houve, por exemplo, na ilha da Martinica, a presença do padre francês Jean-Baptiste Labat[2]). No caso do Brasil, poderíamos situar a entrada do sobrenome em algum momento entre os séculos XVI e XVIII, período no qual os franceses, por várias vezes, tentaram invadir o território brasileiro (CARVALHO, s/d).

Labat é um sobrenome com grande número de pessoas na região mineira das Terras Altas da Mantiqueira, especialmente no município de Virgínia, onde chegou o capitão Diogo Labat Uchôas (1831-1896) na primeira metade do século XIX.

Referências bibliográficas

CARVALHO, Leandro. Invasões francesas no Brasil colonial. Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiab/invasoes-francesas-no-brasil-colonial.htm Acesso em: 07.dez.2014.

CASTEJÓN, Antonio. Labat, apellido vasco francés. Disponível em: http://www.euskalnet.net/laviana/gen_bascas/labat.html Acesso em 06.dez.2014.

LAMAIGNÈRE, Raphaël. Petite étude sur les noms patronymiques des Familles dérivés du Gascon. Disponível em: http://dzt-isto.chez-alice.fr/nompatro.htm Acesso em: 07.dez.2014. Escrito em 1943 e publicado virtualmente por Philippe Dubedout.

TOSTI, Jean. Noms commençant par L. Disponível em: http://www.jeantosti.com/noms/l1.htm Acesso em 06.dez.2014.



[1] Atualmente a região pertence ao território da França.

[2] Segundo a Wikipédia, viveu de 1663 a 1738, tendo sido, além de missionário, também historiador, etnógrafo e botânico.