FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE 

ORIGEM E EVOLUÇÃO DO BALANÇO SOCIAL NO MUNDO E NO BRASIL: Da “Carta de Princípios do Dirigente Cristão de Empresas” aos dias atuais. [1] 

Edna Paula Almeida

Elizângela Cristina Coelho da Silva

Hudson Albert Pires

Lilia Rodrigues da Silva Paiva

Maria Virginia Machado [2]

 As manifestações sobre o Balanço Social iniciaram nos Estados Unidos, França, Alemanha e Inglaterra a partir da década de 1960 e com isso surgiram a idéia das empresas produzirem um balanço de suas atividades sociais. Dentre os países citados, a França foi o primeiro a elaborar no ano de 1972, um Balanço Social.

Diante do exposto destaca-se a problemática, de quais os benefícios que as empresas terão ao publicarem o Balanço Social e consequentemente a hipótese de que se fazendo uma economia de matéria-prima haverá uma redução dos custos de produção, além de gerar publicidade positiva que essas mesmas ações ambientais trarão para as organizações. 

Como objetivo geral deste artigo apresentou-se a evolução histórica do Balanço Social no mundo e no Brasil analisando-o como ferramenta de gestão, como objetivos específicos: pesquisou-se a importância do Balanço Social no Brasil; demonstrou o Balanço Social como ferramenta de gestão e por fim apresentou a credibilidade e transparência do Balanço Social.

As mudanças de mentalidade a respeito do Balanço Social no Brasil vieram com a publicação da “Carta de Princípios do Dirigente Cristão de Empresas”, em 1965, pela Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas do Brasil (ADCE Brasil) e, no fim da década de 1970. O seu surgimento no Brasil deu-se no ano de 1980, posteriormente se popularizou em 1990, sendo responsável por essa iniciativa o sociólogo Herbet de Souza e também o IBASE, que estimularam a maioria das empresas a divulgarem os seus Balanços Sociais através de um modelo base.

Apesar de a apresentação do Balanço Social não ser obrigatória no Brasil, destaca-se que este, não é apenas uma prestação de contas, mas sim um instrumento de diagnóstico corporativo: uma ferramenta de gestão que pode e deve ser utilizada para criação e acompanhamento de metas e deve ser desenvolvido pela alta gerência com a participação e envolvimento de suas equipes. Sem deixar de enfatizar a imagem dos profissionais de Contabilidade, frente à responsabilidade de demonstrar os relatórios contábeis com clareza e ética profissional, procurando assim atender aos diferentes usuários destas informações.

Pode-se observar que a prática da responsabilidade social é uma exigibilidade da sociedade mundial, portanto, apresentar um Balanço Social representa para a organização a chance de admissão em novos mercados, participação em fóruns globais e auxílio no processo decisório envolvendo investimentos.

No que se refere ao escopo da pesquisa, conclui-se que este foi alcançado, vez que, o Balanço Social mudou muito no decorrer dos anos, mas sua relevância continua inquestionável, e cada vez mais organizações aderem a esta demonstração. Afinal as empresas estão inseridas na sociedade, logo são parte integrante, desta forma, preservar o meio social e ambiental é assegurar a continuidade das organizações.