A escolha profissional, ou decisão por uma determinada carreira, vai muito além de uma simples realização financeira. Pois demanda uma série de reflexões a respeito do intento (profissão/carreira). É necessária uma profunda análise pessoal e de mercado.
É preciso estabelecer relação entre as habilidades que se possui com as que são exigidas e que compõe o perfil da profissão desejada, para que ai se possa realizar uma escolha mais consciente, visando realização e crescimento, tanto pessoal quanto profissional.
Talvez uma das maiores dificuldade esteja atrelada ao desgaste causado pela necessidade de uma decisão rápida e sem muita informação para tal. E isso, justifica tantos casos de abandono de cursos universitários, ou mesmo, de diplomas que ficam esquecidos nas inúmeras gavetas espalhadas por ai, o que decorre dos inúmeros graduados que optam por ocupações totalmente alheias àquelas que sua graduação lhe confere.
Para que se possa alterar esse quadro, tornando o processo de escolha o mais significativo possível, é necessária uma busca, por parte dos alunos-candidatos a cursos universitários, do maior número de informações possíveis em relação à profissão/curso desejado. Não se pode escolher uma carreira como quem escolhe uma peça de roupa, embora seja muito mais complexa, é uma escolha que demanda seriedade e comprometimento, já que coloca em jogo todo um futuro, pessoal e profissional.
Não devemos esquecer que, um profissional frustrado pode significar um profissional inadequado ao ofício, oferecendo à sociedade, serviços ineficientes e incoerentes com a necessidade da mesma.
Uma outra questão que deve ser elucidada é de que, a realização financeira deve ser consequência de uma carreira bem sucedida, bem como da realização pessoal. Assim, uma pessoa bem sucedida, tanto na área pessoal quanto na profissional, terá êxito na área financeira também.
Outro fator que deve ser visto com muita cautela, na hora da escolha de uma carreira, é a questão do modismo, já que o que o mercado tem nos apresentado, é uma variedade de transformações sofridas em inúmeras áreas profissionais, ocorrendo transformações várias, bem como, o surgimento de novas ocupações, o que se deve a constantes mudanças ocasionadas pelo cenário da globalização de mercado mundial.
Para nos auxiliar nesse processo tão crucial e complexo, contamos com inúmeros instrumentos e ferramentas, entre eles, estão os "testes vocacionais", as "entrevistas" com psicólogos e "orientações" com pedagogos. O que tornará o processo menos torturador e desgastante.