PROFª DRª ROSÂNGELA LEMOS DA SILVA

CURSO DE ODONTOLOGIA

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA CIENTÍFICA

 

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA CONFECÇÃO DE RESENHA CIENTÍFICA

 

            No mundo científico é de grande relevância adquirir-se épistemés sobre gêneros textuais e sua confeccionalidade. Por isso é necessário que o acadêmico possua certas orientações cabíveis por parte dos seus mediadores aulísticos.

            Como um gênero textual a resenha é um texto em forma de síntese, que expressa à opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode pautar-se no patamar de um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows, entre outros..

            O objetivo da resenha é levar o leitor pelo mundo da produção cultural, conteudista

            A resenha sendo uma síntese, deve ir direto ao assunto pretendido, enfatizando as descrições, de forma crítica direta; mostrando ao leitor as principais características do fato cultural, de maneira argumentativa.

 

TIPOS DE RESENHA

           

            As resenhas possuem classificações importantes no mundo da cientificidade, bem como:.

  • Resenha acadêmica, que caracteriza a sistematização de textos científicos. Subdividindo-se em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.

a)     Resenha acadêmica crítica é aquela que orienta para uma produção completa, possuindo partes importantes no ato da confecção:

a.1 Identificar a obra: coloca-se os dados bibliográficos relevantes do livro ou artigo que será resenhado;

a.2 Apresentar a obra: situa-se o leitor, especificando em poucas linhas todo o conteúdo textual a ser resenhado;

a.3 Descrever a estrutura textual: fala-se sobre a divisão dos capítulos existentes em seções, sobre o marco narrativo e sobre o número de páginas do texto, de forma completa;

a.4 Descrever o conteúdo: Para resumir é importante resenhar o texto de3 a 5 parágrafos, de forma coerente e coesa;

a.5 Analisar de forma crítica: a análise será feita mediante o ponto de vista de quem está fazendo a resenha, pautada em argumentações ideológicas dos autores trabalhados, totalmente de forma crítica construtiva cientificamente.

a.6 Recomendar a obra: deve ser recomendado a obra mediante a utilidade textual: social, pedagógica, religiosa, filosófica, entre outros, baseando-se também no processo de idade, escolaridade, renda, entre outras situações culturais.

a.7 Identificar  o autor: fala-se quem é o autor da obra que foi resenhada, sinteticamente da vida e de algumas outras do escritor ou pesquisador.

a.8 Assine e identifique-se: No último parágrafo escreve-se o nome  de quem o resenhou a obra, como por exemplo: “Acadêmico do Curso  de Odontologia do Instituto do Melhor Ensino superior.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

            Fazer uma resenha é importante para que o (a) resenhador (a) adquira conhecimentos diversos; com precisão e clareza, sobre aquilo que ele está pesquisando.

            As resenhas são instrumentos pedagógicos, científicos e didáticos, que visam levar oportunidades inúmeras para acadêmicos ou outros pesquisadores que precisam selecionar conteúdos em grande quantidade, em um determinado espaço curto de tempo. Por isso é de grande relevância que as pessoas no ato do processo aulístico ou profissional, aprendam a confeccionar uma resenha, para uma aprendizagem eficaz e dinâmica, no mundo da cientificidade, em prol do social.