Do artigo de MARSIGLIA,Regina Maria Giffoni (PUC/FCMSCSP)

 

Orientações Básicas para Pesquisa

 

A autora começa com uma afirmação de que a teoria é um conhecimento organizado que apesar da abstração pode explicar uma realidade mais ampla, aliada a pesquisa e a prática, são paradigmas de produção do conhecimento.

Fala da mão dupla do sentido de pesquisar, seja contribuindo no aperfeiçoamento das teorias ou pondo em debate as solidificadas. Nesse sentido o profissional para a autora o profissional também representa uma possibilidade de produção do conhecimento, o que torna-se comum pela via das pós-graduação, somando-se ao conhecimento empírico do fazer na prática profissional.

Enaltece o desenvolvimento de setores empenhados em patrocinar as várias formas de pesquisas, seja por fomentar temas ou grupos de pesquisadores, inclusive no Serviço Social, ao que a mesma considera fundamental para a práxis na produção de conhecimentos tão importantes quanto à pesquisa acadêmica.

Pontuando sobre o campo social a é nítido seu encanto pela relevância da pesquisa exploratória para a compreensão dos temas emergente, por permitir uma aproximação entre as realidades que se distanciam quando não atentados na ligação entre a realidade possível e o discurso do ideal. Esse tipo de pesquisa se aprimora, segundo a autora, podendo ser um instrumento muito importante no cotidiano do fazer profissional do Assistente Social e também para os futuros.

A autora faz uma aproximação discursiva da Observação Assistemática à Observação Sistemática, destacando que o fazer profissional no cotidiano permite uma observação mais detalhada do que ocorre na base, servindo para transformação das Observações Assistemáticas da realidade em Observação Sistemáticas contribuindo para que o trabalho profissional se materialize em conhecimento profissional.

Traz um relato histórico da constituição do conhecimento metódico e, segundo a autora, atualmente existem melhores condições para o desenvolvimento da produção de conhecimento no Serviço Social, assim como em outras áreas que notadamente conquistaram avanços.

Entretanto, a autora manifesta o cuidado em destacar que as pesquisas teóricas, metodológicas ou sobre a prática, são precedidas de uma preparação inicial considerando o trabalho de campo, análise do material encontrado, e por fim, apresentação e publicidade dos resultados.

Citando vários autores, a autora apresenta no texto as etapas ou fase exploratória da pesquisa, execução, trabalho de campo e análise dos dados, finalizando com os movimentos de elaboração dos paradigmas das pesquisas qualitativas e quantitativas.