INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA - ULBRA

CURSO DE PSICOLOGIA

 

JÉSSICA BATISTA ALMEIDA

KAMILA CRISTINA DE OLIVEIRA SILVA

NAYARA DE FREITAS GARZONE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Itumbiara, junho de 2011

JÉSSICA BATISTA ALMEIDA

KAMILA CRISTINA DE OLIVEIRA SILVA

NAYARA DE FREITAS GARZONE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

 

 

 

 

 

 

 
 

Projeto de Intervenção em Orientação     Vocacional apresentado ao Instituto Luterano de Ensino superior de     Itumbiara, no curso de graduação em Psicologia como requisito parcial para     avaliação das atividades de extensão realizadas no primeiro semestre de     2011, sob a supervisão da Profª Msc. Roberta da Costa Borges.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Itumbiara, junho de 2011

 

1. INTRODUÇÃO

 

 

Segundo Lucchiari (1993) o momento da escolha profissional coincide com período em que o jovem está definido sua identidade e buscando um maior autoconhecimento, e ainda descobrindo seus gostos, interesses e motivações, por isso é comum o aparecimento dos primeiros conflitos familiares.

Levando em consideração esse contexto, a escolha profissional neste período pode ser algo extremamente difícil para alguns jovens, assim segundo Kowarski (2010) a orientação vocacional pode vir a ser um instrumento que possibilite uma reflexão sobre si mesmo, suas habilidades, valores e aspirações.

Segundo Lucchiari (1993) o objetivo da orientação vocacional não é dizer ao sujeito que escolha fazer, mais sim orientar, de acordo com suas características individuais as profissões e áreas de possível atuação e que melhor se enquadra no seu perfil.

Assim o presente trabalho tem como objetivo principal promover um espaço de discussão e reflexão acerca da escolha profissional, abrangendo aspectos sociais, culturais e históricos que influenciam na escolha profissional de cada individuo.  

 

2. CARACTERIZAÇÕES DO CAMPO INVESTIGADO

 

O projeto de Orientação Vocacional foi realizado com 33 alunos do 3° ano do ensino médio, do Colégio Estadual Dom Veloso, localizado na Rua Rio Verde n° 362, Bairro: Santos Dumont, Itumbiara-GO.

O termo de consentimento para realização dos encontros, bem como cronograma, planejamento e atividades realizadas se encontram em anexo. 

 

 

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

 

3.1 Primeiro encontro

 

Chegamos ao colégio, fomos até a sala da diretora, e informamos que iniciaríamos o projeto naquele dia. Ela pediu para que aguardássemos um momento, e ficamos esperando no local. Em seguida fomos abordadas pelo vice-diretor, ao qual nos encaminhou a sala que realizaríamos a orientação vocacional. Informamos o professor qual a nossa tarefa ali e que utilizaríamos a aula dele, onde o mesmo cedeu o horário para nós.

Antes de entrar, recebemos uma lista que possuía o nome dos alunos que participariam da orientação.  Assim seguimos para a sala, cumprimentamos a todos, e pedimos para que fizessem um círculo. Assim cada estudante pegou sua carteira e se localizouem ponto. Depoisque todos estavam posicionados em seus devidos lugares explicamos quem éramos informando que éramos estudantes de psicologia e estaríamos realizando um projeto da faculdade. Explicamos sobre o projeto, a orientação vocacional, a importância da mesma. Falamos também qual era o nosso objetivo, que não era o de estabelecer o fornecer a profissão que eles optariam, e sim, auxiliar num processo de reflexão, fazê-los ter um momento em que pudessem pensar no que gostam no que desgostam no que querem e no que não querem.

Bateram na porta, onde pausamos o que falávamos, eram alguns alunos do outro terceiro, que foram divididos entre nosso grupo e os outros realizados por nossas colegas. Indicamos que eram para se sentarem no círculo, dessa forma posicionaram-se na roda, repetimos pontos importantes para quem ainda não havia escutado, e demos seqüência com uma dinâmica.

Pegamos uma almofada, e explicamos de uma forma prática o que faríamos uma de nós, jogou a almofada para a outra, e então, a que pegou a almofada, começou a falar de si, seu nome, a idade, com quem morava, o que gostava o que não gostava o porquê de estar fazendo psicologia, o que levou ela a estar ali e etc. Demos continuidade à atividade, onde cada um foi discorrendo sobre si e seus gostos, seus sonhos e o que queriam.  F: “Sempre gostei de filmes de ação e adrenalina, acho que eu gostaria der servir o exército, só que eu 

morro de medo de floresta, bichos e essas coisas, então não sei direito o que fazer.”  G: “ Eu amo música, mas sei que é difícil fazer dinheiro com isso, já trabalho com computadores, então pretendo seguir algo nesse estilo, pra depois seguir com a música”.

Após as apresentações de cada membro do grupo, foi falado da importância do conhecimento de si e de suas preferências e como esse autoconhecimento é fundamental na hora de fazer a escolha profissional. O tema foi debatido e as opiniões e dúvidas dos membros do grupo foram avaliadas e discutidas. 

 

3.2 Segundo encontro

 

Neste encontro foi realizada a técnica “Frases para completar” proposta para o dia (Anexo V), em que as perguntas eram direcionadas diretamente ao sujeito com o intuito de estimular a reflexão do autoconhecimento, assim foi distribuído uma ficha que continha frases para completar, exemplo: “Se eu estudasse mais...” o aluno completava com o que lhe viesse em mente, demos alguns minutos, para que completassem a tarefa. Enquanto isso tiramos algumas fotos para serem anexadas ao trabalho. Terminado a atividade demos inicio ao momento de discussão e reflexão sobre a atividade proposta.

A seguir anunciando outra dinâmica que realizaríamos, solicitamos que os alunos se levantassem, afastassem as carteiras, proporcionando um maior espaço para a tarefa, que consistia na dinâmica “Emboladão”, onde uma de nós coordenou, e as outras duas participaram, logo a coordenadora indicou que déssemos as mãos, prestando bem atenção ao colega da direita e ao da esquerda, pediu que memorizássemos as respectivas e pessoas, e ordenou que começássemos a andar por toda a sala, passando entre os outros, logo disse “stop”, e pediu para que permanecêssemos onde havíamos parado. Então disse para que pegássemos nas mesmas mãos que pegamos no início da dinâmica. Dessa forma, após todos terem encontrado as respectivas mãos, ficamos todos enrolados. Assim a coordenadora anunciou que devíamos desenrolar sem soltar as mãos. Então começamos o processo, movíamos pra lá, pra cá, alguns lideravam mostrando o caminho, outros seguiam, alguns se atrapalhavam. Até que nos “desenrolamos”.

Dessa maneira concluímos mostrando o objetivo da dinâmica, em mostrar o paralelo que podemos fazer com a nossa vida, tanto na escola, na família, no trabalho. 

Enfatizando o fato de não ser fácil, muitas vezes complicado, “enrolado”, difícil, porém com esforço, concentração e persistência poderíamos resolver os problemas.

Finalizamos informando a data do próximo encontro, e perguntando o que acharam se estavam gostando. Então, o lanche chegou e saímos.

 

3.3 Terceiro encontro

 

O 3° Encontro foi realizado com o objetivo de trabalhar as variáveis que interferem na escolha da profissão. A principio foi feita a dinâmica “Tiro pela Culatra” com o intuito de quebrar o gelo inicial, descontraindo os integrantes do grupo.

Dinâmica: Tiro pela culatra

Material utilizado: Folha de papel, lápis.

Tempo de duração: 15 minutos.

Foram entregues as folhas de papel e o lápis a cada um dos participantes. Nesta folha os alunos deveriam escrever uma tarefa a ser realizada por um dos seus colegas, podendo ser desde cantar ou dançar ao som de uma música, a contar uma piada, etc. A escolha ficaria por conta da imaginação de cada um. Depois de escrever a atividade a ser realizada, o aluno deveria colocar o próprio nome e o nome da pessoa escolhida na folha.

As folhas foram recolhidas. Coube então ao facilitador revelar que na realidade a atividade proposta em cada folha deveria se realizada pelo próprio aluno e não pelo colega como havia sido dito anteriormente. Daí o nome “tiro pela culatra”, pois qualquer que tenha sido a atividade proposta deveria ser realizada, assim se pessoa solicitou algo constrangedor, quem passaria pela situação seria ele mesmo. A atividade gerou muitos risos, e descontraiu bem o ambiente.

Após a atividade o grupo foi disposto em circulo e deu-se uma discussão a cerca das variáveis que interferiam na escolha da profissão. Variáveis como família, mídia, status sociais, amigos, escola foram explicados. Cada aluno ia emitindo sua opinião e sentimentos em relação aos assuntos.

Foi refletido também sobre a importância do trabalho na vida das pessoas e suas implicações sociais. Após a discussão aplicamos a “Técnica das atividades profissionais” como objetivo principal de auxiliar o jovem a imaginar alguns tipos de atividades profissionais que gostaria de desempenhar. Assim as folhas com o material foram distribuídas 

para cada aluno e foram dados alguns minutos para que respondessem. Quando todos terminaram demos inicio o processo de reflexão e discussão, onde voluntários dividiam suas respostas e pensamentos a cerca do conteúdo da técnica.

 

3.4 Quarto encontro

 

Neste encontro deu-se início a apresentação das profissões, tendo como parâmetro o Guia do estudante. Foram discutidas e refletidas sobre as seguintes profissões: Administração de empresa, medicina, enfermagem, estética e veterinária. Abordamos o campo de atuação do profissional, o perfil do profissional, características pertinentes a profissão e atividades realizadas pelo profissional. Os assuntos iam sendo abordados e discutidos com os alunos, que ao decorrer do processo tirava suas dúvidas e emitia sua opinião.

 

3.5 Quinto encontro

 

Neste encontro deu-se continuidade as apresentações das profissões, tendo como parâmetro o Guia do estudante. Sendo discutidas e refletidas sobre as seguintes profissões: Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Agronomia, Direito, Química, Engenharia Civil, Psicologia, Arquitetura e Turismo. Abordamos o campo de atuação do profissional, o perfil do profissional, características pertinentes a profissão e atividades realizadas pelo profissional. As profissões iam sendo abordados e discutidos com os alunos, que ao decorrer do processo tirava suas dúvidas e emitia sua opinião.

 

 3.6 Sexto encontro 

O sexto encontro foi realizado com o intuito de possibilitar um aprofundamento no que diz respeito às vivências das profissões, para tal foram convidado três profissionais ativamente atuantes em suas respectivas profissões, com o objetivo de que cada um expusesse o que faz no dia-a-dia, sua rotina de trabalho, as atividades que realiza o tipo de mercado que a profissão esta inserida, as dificuldades, desvantagens e também as vantagem que acredita que exista na sua carreira, como profissional da área.

Os convidados para esse dia de palestra foram: M. C. C. M. Advogada, coordenadora do Curso de Direito da Ulbra Inst. Luterano Ens. Superior Itumbiara – GO; E. P. S. Psicóloga, trabalha no Núcleo de Apoio ao Estudante da Ulbra Inst. Luterano Ens. Superior Itumbiara – GO e C. Q. formada em Comunicação e atua como assessora de Comunicação Social da Ulbra Inst. Luterano Ens. Superior Itumbiara – GO.

Os alunos foram reunidos no auditório da escola, junto com outras duas salas que também fazem parte do projeto de orientação vocacional. Cada convidado deve um tempo de 20 minutos. Ao final das palestras os alunos tiveram oportunidades de fazer perguntas e tirar suas dúvidas sobre as profissões dos convidados. 


4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

  

Diante das observações e atividades realizadas na escola com os alunos pode-se afirmar que os objetivos propostos foram alcançados já que todo o planejamento foi seguindo e as atividades realizadas. 

 

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BERTELLI, Luiz Gonzaga. Profissões: guia para ajudar os jovens estudantes na escolha da carreira. 3.ed. São Paulo : CIEE (Editora), 2002. 180 p., il.

KOWARSKI, Tatiana. O que é orientação vocacional. 2010. Disponível em: http://orientandocaminhos.sites.uol.com.br/vocacional3.html

LUCCHIARI, Dulce Helena Penna Soares. Pensando e vivendo a orientação profissional. São Paulo: Summus, 1993.

 Dinâmica Tiro pela culatra. Disponível em: www.formador.com.br/dinamica.aspx?JogCodi=30&search=tiropelaculatra&UrlOrigem=jogos.aspx?CatCodi= 

6. ANEXOS

 

6.1 ANEXO I 

PLANEJAMENTO DOS ENCONTROS\CRONOGRAMA

Primeiro encontro: 10.05.2011 (7h: 50min as 08h40min)

 

Objetivos:

● Fazer os membros do grupo se conhecerem rapidamente, num ambiente descontraído para melhor integração;

● Levantar as expectativas do grupo em relação ao processo de Orientação Profissional;

- Apresentação das estagiarias.

O objetivo da orientação vocacional não é dizer ao estudante qual a profissão certa a escolher, mas sim orientar, de acordo com as características e personalidades de cada indivíduo, profissões e áreas de possível interesse do estudante.

A orientação vocacional serve como um instrumento de apoio à escolha da carreira e tem por objetivo auxiliá-lo nesta importante etapa de sua vida.

- Apresentação dos integrantes do grupo.

* Realização de Técnica - O coordenador usa uma almofada ou outro objeto que possa ser atirado. Atira a almofada para o primeiro participante que deverá se apresentar; este escolhe um companheiro e lhe atira a almofada, e assim sucessivamente.

- Levantar as expectativas do grupo em relação ao processo de orientação Profissional.

- Esclarecimentos.

 

Segundo encontro: 10.05.2011 (08h40min as 09h30min)

Objetivos:

● Aprofundar o conhecimento mútuo e de si mesmo;

● Perceber características e interesses pessoais;

● Propiciar uma primeira reflexão sobre as profissões e as habilidades especifica requerido por elas.

 

* Realização de Técnica – “Frases para completar” disponível no livro- Pensando e vivendo a orientação profissional, Pg.49.  A dinâmica tem como objetivo principal auxiliar no diagnóstico da situação do orientando sobre sua possibilidade de escolha (Anexo V).

* Realização de Técnica – “Emboladão”, (Anexo VII) com o objetivo principal de fazer uma comparação lúdica entre a situação vivida na dinâmica, com a vida e as situações pelo qual passamos.

 

Terceiro encontro: 12.05.2011 (7h: 50min as 08h40min)

Objetivos:

● analisar a situação de cada membro quanto à sua maturidade para escolher;

● Conhecer a estrutura familiar dos membros do grupo e sua influência sobre a decisão de cada um;

● Refletir sobre a importância do trabalho na vida das pessoas, e suas implicações sociais.

 

* Realização de Técnica –“Tiro pela culatra”. Atividade realizada com o objetivo de descontração, “quebra-gelo”, disponível no seguinte endereço online: http://www.formador.com.br/dinamica.aspx?JogCodi=30&search=tiropelaculatra&UrlOrigem=jogos.aspx?CatCodi=

* Realização de Técnica – “Técnica das atividades profissionais”- disponível no livro- Pensando e vivendo a orientação profissional, Pg.58.  A dinâmica tem como objetivo principal auxiliar o jovem a imaginar alguns tipos de atividades profissionais que gostaria de desempenhar (Anexo VI).

Quarto encontro: 12.05.2011 (08h40min as 09h30min)

 Objetivos:

● Permitir um contato com o maior número possível de profissões, despertando o interesse por aquelas até então desconhecidas;


● Ter uma visão global das profissões em seus diversos campos de conhecimento.

● Esclarecer sobre as semelhanças e diferenças entre as profissões quanto a fatores como clientela, local de trabalho, horário de trabalho, etc.

- Iniciar a fala sobre as profissões, bem como o que cada uma faz e o perfil do individuo para a escolha da mesma. Usando como material referencial o guia das profissões. Discutindo e refletindo com o grupo.

 

Quinto encontro: 23.05.2011 (7h: 50min as 08h40min)

Objetivos:

● Permitir um contato com o maior número possível de profissões, despertando o interesse por aquelas até então desconhecidas;

● Ter uma visão global das profissões em seus diversos campos de conhecimento.

● Esclarecer sobre as semelhanças e diferenças entre as profissões quanto a fatores como clientela, local de trabalho, horário de trabalho, etc.

 

- Continuar a apresentar o maior número possível de profissões, bem como o que cada uma faz e o perfil do individuo para a escolha da mesma. Discutindo e refletindo com o grupo.

  

Sexto encontro: 23.05.2011 (08h40min as 09h30min)

Objetivos:

● Aprofundar as vivências das profissões na medida em que mais dados reais sobre elas forem obtidos;

● Avaliar o trabalho desenvolvido nos aspectos de crescimento pessoal e grupal, comparando com as expectativas do inicio do processo.

 

- Palestra com os profissionais convidados

Curso de Psicologia

De: Profª. Mestre Roberta da Costa Borges.

Para: Diretores de Instituições Educacionais de Ensino Médio.

Assunto: Autorização para realização de um Projeto de Extensãoem Orientação Vocacional.

 

Prezado (a) Diretor (a),

            Gostaríamos de pedir autorização para a realização de um Projeto de Extensãoem Orientação Vocacionalna presente instituição com alunos do Ensino Médio.

O projeto tem o objetivo de promover um espaço de instrumentalização, discussão e reflexão acerca dos aspectos envolvidos na escolha profissional, entendendo os aspectos sociais, culturais e históricos que perpassam a escolha profissional.

Ademais, entendemos que se faz necessário um momento de discussão/reflexão/instrumentalização acerca da escolha profissional uma vez que, essa terá implicações em todo o desenvolvimento dos adolescentes.

A metodologia do projeto consiste em encontros semanais, com 1hora e meia de duração, agendados com a escola, a fim de cumprir com as regras e os horários da instituição.

As temáticas a serem trabalhadas foram divididas em três módulos, a saber:

Módulo I: Autoconhecimento.

ü  Propiciar ao grupo a instrumentalização acerca da importância do conhecimento de si e de suas preferências e como esse autoconhecimento é imprescindível no momento da escolha profissional.

Módulo II: Variáveis que interferem na escolha.

ü  Trabalhar com o grupo as variáveis que estão presentes nesse momento, a saber: família, mídia, amigos, escola, dentre outras.

Módulo III: Mercado de Trabalho

ü  Instrumentalizar, discutir e refletir com o grupo as diversas áreas do conhecimento, bem como as profissões referentes a essas, utilizando para tal o Guia do Estudante como parâmetro. Além disso, trabalhar a influência do mercado de trabalho na escolha da profissão.

            Desde já, agradecemos a sua atenção e colaboração, colocando-nos à disposição para quaisquer informações julgadas necessárias (e-mail: [email protected]).

 

Atenciosamente,

_____________________________________________________

Profª. Roberta da Costa Borges

 

Estagiários:

_____________________________________________________        

_____________________________________________________

_____________________________________________________

6.3 ANEXO III

 

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

 

Projeto de Extensão em Orientação Vocacional

Supervisora: Profª Msc. Roberta da Costa Borges

 

Estagiárias: Jessica Batista Almeida

          Kamila Cristina de Oliveira Silva

                     Nayara de Freitas Garzone

 

            Você está sendo convidado para participar do projeto de extensão em orientação vocacional, sob a responsabilidade das pesquisadoras Anália Franco Pereira Simões Andrade, Elizângela Marques Lacerda e Josilene Maria Tobias.

O objetivo deste projeto é promover um espaço de instrumentalização, discussão e reflexão acerca dos aspectos envolvidos na escolha profissional, entendendo os aspectos sociais, culturais e históricos que perpassam a escolha profissional. Para tanto serão realizados três encontros em grupo, com duração de duas horas em cada encontro.

            Você participará como voluntário neste projeto, sendo que você é livre para retirar seu consentimento a qualquer tempo sem penalidades e sem prejuízo na sua participação no projeto. Fica autorizada a publicação de imagem.

            Caso os resultados deste projeto sejam publicados sua identidade será preservada, ou seja, você não será identificado.

            Você não terá nenhum gasto e ganho financeiro por participar na pesquisa.

            A participação neste projeto não oferece riscos. Os benefícios serão inúmeros, uma vez que, no grupo você além de ter um maior conhecimento de si e de suas preferências, será instrumentalizado quanto às variáveis que interferem na escolha profissional, a questão do mercado de trabalho, enfim serão trabalhadas questões que o auxiliará em sua escolha profissional.

            Uma cópia deste Termo de Consentimento Livre e Esclarecido ficará com você.

            Qualquer dúvida a respeito deste projeto você poderá entrar em contato com:

                      Jessica Batista Almeida

           Kamila Cristina de Oliveira Silva

                      Nayara de Freitas Garzone

Pesquisadoras: CEP ILES/ULBRA Itumbiara – Avenida Beira Rio, 1001 – Bairro Nova Aurora – CEP 75503-230 – 64 3433-6500.

 

 

Itumbiara, ____ de ___________de 2011.

 

_____________________________________________________

Assinatura dos estagiários

 

Eu aceito participar do projeto citado acima, voluntariamente, após ter sido devidamente esclarecido

_______________________

Participante da pesquisa


6.4 ANEXO IV

 

Ficha de identificação- Orientação Vocacional

 

Nome: _____________________________________________________

Idade: ____________­­­­­­­­­­______                        Sexo: (   ) Masculino     (   ) Feminino

Escolaridade: _______________________________

Moro com:

(  ) Meus pais  (  ) Pai   (  ) Mãe   (  ) Avós   (  ) Sozinho  (  ) Outros ____________

Trabalha, ou já trabalhou?  Cargo?_______________________________________

Já fez curso técnico? (   )  SIM   (   ) NÃO Qual? ___________________________

Já realizou algum teste vocacional:  (   )  SIM   (   ) NÃO

Qual profissão dos seus pais?

PAI _____________________________________________________

MÃE ____________________________________________________

Deseja seguir qual profissão? ____________________________________________

1 – Você tem algum ídolo, em relação à vida profissional, alguém que você olha e pensa: “Quero ser igual a ele, ou me espelhar em seu exemplo”? Por quê?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - O que leva você a escolher tal profissão, se não tem uma profissão em mente, o que influenciaria sua escolha?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Para você o que é Orientação Vocacional?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – O que você espera desse grupo de Orientação Vocacional? Deixe sua idéia e sugestão sobre o que falar nos encontros.

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

 

6.5 ANEXO V

 

 

Técnica - Frases para completar

 

 

Este material o ajudará a conhecer-se melhor, a pensar mais em você mesmo e nas coisas que fazem parte do seu mundo. Por isto é importante que você seja sincero e espontâneo ao realizá-lo. Complete as frases no espaçoem branco. Senecessário use o verso da folha.

 

1. Eu sempre gostei de ___________________________________________________.

2. Me sinto bem quando __________________________________________________.

3. Se estudasse _____________________________________________________.

4. Às vezes acho melhor __________________________________________________.

5. Meus pais gostariam que eu _____________________________________________.

6. Me imagino no futuro fazendo __________________________________________.

7. No curso secundário sempre ____________________________________________.

8. Quando criança queria _________________________________________________.

9. Quando penso no vestibular _____________________________________________.

10. Meus professores pensam que eu ________________________________________.

11. No mundo em que vivemos, vale mais a pena _____________________________. do que ___________________________________________.

12. Se não estudasse ___________________________________________________.

13. Prefiro _________________________________________________ do que __________________________________________________.

14. Comecei a pensar no futuro ____________________________________________.

15. Não consigo me ver fazendo ___________________________________________.

16. Quando penso na universidade __________________________________________.

17. Minha família ____________________________________________________.

18. Escolher sempre me fez _______________________________________________.

19. Uma pessoa que admiro muito é _________________________________________ por _____________________________________________________.

20. Minha capacidade ___________________________________________________.

21. Meus colegas pensam que eu __________________________________________.

22. Estou certo de que __________________________________________________.

23. Se eu fosse ______________________________________________ poderia ____________________________________________.

24. Sempre quis ______________________________________ mas nunca poderia fazer ____________________________________________________.

25. Quanto ao mercado de trabalho ________________________________________.

26. O mais importante na vida ____________________________________________.

27. Tenho mais habilidade para ________________________________________ do que _____________________________________________________.

28. Quando criança, meus pais queriam _____________________________________.

29. Acho que poderia ser feliz se ___________________________________________.

30. Eu _____________________________________________________.



6.6 ANEXO VI

 

 Técnica - Atividades profissionais

 


- Assinale quais dessas atividades você poderia desempenhar sentindo-se bem:

 

(  ) atendimento a pessoas;

(  ) movimentação em ambientes fechados;

(  ) trabalho com as mãos;

(  ) trabalho em equipe

(  ) ligado a instituição;

(  ) que envolva instrumento de precisão;

(  ) organização e sistematização de publicações;

(  ) pequenos movimentos manuais precisos;

(  ) que permita trabalhar em mais de um lugar;

(  ) que exija compreensão verbal;

(  ) horário fixo;

(  ) que envolva desenho a mão livre;

(  ) desenvolvida em ambientes fechados;

(  ) que auxilie a transformação de mundo;

(  ) que exija responsabilidade e decisão;

(  ) que exija estar bem vestido;

(  ) convencer pessoas;

(  ) atendimento a pessoas necessitadas;

(  ) trabalhar sozinho;

(  ) execução gráfica rica em detalhes;

(  ) manipulação de substâncias;

(  ) uniformizado;

(  ) horário livre;

(  ) que permita traje informal;

(  ) ajudar pessoas;

(  ) ao ar livre;

(  ) ligado a construção;

(  ) direto com a natureza.

 

Agora, escolha três requisitos que você mais gostaria de desenvolver, e explique porque você sentiria bem atuando dessa forma.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

6.7 ANEXO VII

 

 

 

DINÂMICA EMBOLADÃO

 

Objetivo: Esta dinâmica propõe uma maior interação entre os participantes e proporciona observar-se a capacidade de improviso e socialização, dinamismo, paciência, além possibilitar uma comparação lúdica entre a situação vivida, com a vida e as situações pelo qual passamos.

Desenvolvimento: Faz-se um círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica.

O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a mão esquerda. Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos outros olhando nos olhos (para que se despreocupem com a posição original em que se encontravam). Ao sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo “bem apertadinhos". Então, pede que todos se mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida dêem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar). Então pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras: Pular, passar por baixo, girar e saltar.

O efeito é que todos, juntos, vão tentar fazer o melhor para que esta roda fique totalmente aberta. Ao final, pode ser que alguém fique de costas, o que não é uma contra-regra. O Coordenador parabeniza a todos se conseguirem abrir a roda totalmente.