INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA – GO

CURSO DE PSICOLOGIA

 

 

 

 

 

ANÁLIA FRANCO PEREIRA SIMÕES ANDRADE

ELIZÂNGELA MARQUES LACERDA

JOSILENE MARIA TOBIAS

 

 

 

 

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Itumbiara-GO, junho de 2011.

ANÁLIA FRANCO PEREIRA SIMÕES ANDRADE

ELIZÂNGELA MARQUES LACERDA

JOSILENE MARIA TOBIAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

 

   

         
   
   

 

   

 

   

 

   

Projeto de Intervenção em Orientação     Vocacional apresentado ao Instituto Luterano de Ensino superior de     Itumbiara, no curso de graduação em Psicologia como requisito parcial para     avaliação das atividades de extensão realizadas no primeiro semestre de     2011, sob a supervisão da Profª Msc. Roberta da Costa Borges.

   

 

   

 

   

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Itumbiara-GO, junho de 2011.

 

 

 

 

 

 

 

 

SUMÁRIO

 

 

  1. Introdução..............................................................................................04
  2. Caracterização do campo investigado....................................................07
  3. Atividades desenvolvidas.......................................................................08
  4. Considerações finais..............................................................................11
  5. Bibliografia..............................................................................................12
  6. Anexo......................................................................................................13

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. INTRODUÇÃO

 

 

Os autores Mussen, Conger, Kagan & Huston (1995); explicam que desde a infância, o ser humano começa a ter o conhecimento da importância que trabalho exerce sobre sua vida. Ter um bom emprego valorizado pela sociedade, ter sucesso e prestígio no mesmo, aumenta a auto estima e se torna facilitador no desenvolvimento de uma identidade mais segura e estável. Mas, quando a sociedade mostra que uma pessoa não é necessária e que pode não haver disponibilidades de bons empregos, pode acarretar dúvidas, incertezas e até em alguns casos, delinqüência e sentimentos de revolta, produzindo assim, uma identidade negativa sobre si mesmo.

Conforme explicam Leitão & Miguel, (2004); a prática profissional pode ser entendida como uma das atividades de maior importância na vida de um indivíduo adulto. Porém é na adolescência, que se as dúvidas se intensificam a respeito do futuro, os interesses profissionais começam a evidenciar-se, tendendo a se resolver até o início da vida adulta. Nesse processo de escolha profissional; questões como identificações, aptidões, situações familiares e perspectivas para o futuro são importantes elementos de investigação (Primi, Casellato & Moggi, 2005).

A escolha profissional é muito importante para os jovens concluintes do ensino médio. Esta escolha é caracterizada pelas incertezas e medos na vida do adolescente. Gurfinkel (1993), explica que o momento da escolha profissional é uma etapa muito significativa do desenvolvimento quanto à adolescência e traz a representação de uma mudança de papel social e um ato de autonomia em relação aos pais. Quando o adolescente se vê no confronto com a necessidade de escolha e a toma como sua, isto já é em si a saída da infância e o encontro com a responsabilidade.

O Processo de Orientação Vocacional surgiu como uma possibilidade de ajuda para os jovens, não levando a apenas escolherem uma profissão, mas auxiliando-os a se conhecerem melhor como indivíduos inseridos em um contexto social, econômico e cultural. A Orientação Vocacional constitui-se em um campo de trabalho que intervém na vida cotidiana dos seres humanos (Azevedo & Santos, 2000), oferecendo às pessoas padrões de mecanismos de adaptação à vida (Super & Junior, 1980). Este processo ajuda a prevenir alguns transtornos na vida do adolescente, como decepções e ilusões, e favorecer a melhoria da qualidade de vida em diversos níveis (Azevedo & Santos, 2000). Pois auxilia estes jovens a reconhecerem quais suas verdadeiras aptidões/habilidades, através do auto-conhecimento, proporcionados por questionamentos, reflexões, e ou testes.

O objetivo da orientação vocacional não é dizer ao estudante qual a profissão certa a escolher, mas sim orientar, de acordo com as características e personalidades de cada indivíduo, profissões e áreas de possível interesse do estudante.

A orientação vocacional serve como um instrumento de apoio à escolha da carreira e tem por objetivo auxiliá-lo nesta importante etapa de sua vida. (Orientação Vocacional, 2010, p.01)

A autora KOWARSHIK, (2010) explana que A Orientação Vocacional oferece um espaço de reflexão no qual o indivíduo possa olhar para si, se conhecer e reconhecer. Fundamenta-se na discriminação de traços de personalidade, interesses, habilidades, valores e aspirações, mas não se encerra no mero levantamento destas informações. Pressupõe questionar e refletir permanentemente buscando articular seu autoconhecimento a um projeto futuro. Ao saber quem é a pessoa poderá descobrir quem deseja vir a ser. Apostando no seu desejo, poderá efetuar uma escolha autêntica e comprometer-se com seu projeto profissional.

KOWARSHIK (2010) acrescenta que essa decisão é unicamente de responsabilidade do adolescente, o qual deve ter consciência ao fazer a orientação vocacional, não atribuindo essa escolha ao seu orientador. Já o orientador tem como principais funções: Estimular a autonomia e responsabilidade do aluno; Ajudar ao aluno enfrentar as dificuldades; Ampliar o autoconhecimento do aluno; Clarificar os conflitos do aluno. Desta forma, possibilita ao orientador utilizar determinadas técnicas como dinâmicas atividades lúdicas, questionários e testes psicológicos.

No presente projeto essas técnicas foram utilizadas, exceto o teste psicológico, como mostra o cronograma. O trabalho foi feito com uma turma de 3º ano do ensino médio de um colégio público, onde a direção intercedeu junto aos alunos que participaram do mesmo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. CARACTERIZAÇÕES DO CAMPO INVESTIGADO

 

 

Projeto de Intervenção em Orientação Vocacional foi realizado no Colégio Estadual Dom Veloso na cidade de Itumbiara – Goiás.

            Para compor os dados do trabalho, o cronograma, as atividades realizadas, o termo de consentimento do Colégio, bem como o termo de consentimento dos alunos estão em anexos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

 

 

3.1 Primeiro Encontro

 

O primeiro encontro ocorreu no dia 03/05/2011 no horário das 08h00 as 10h00. Foi realizado o contato com a instituição com o intuito de apresentar e propor o projeto para a coordenação do colégio. Foi realizado também o encontro com os alunos, foram visitadas 03 (três) salas com aproximadamente trinta (30) alunos em cada sala. Foi explicada a proposta ressaltando os objetivos do projeto. Em seguida foi entregue o termo de consentimento para os alunos que gostariam de participar do plano. A direção do colégio disponibilizou duas aulas em dias alternados para serem realizados os encontros com os alunos na própria instituição de ensino. As turmas foram divididas e com o nosso grupo participaram cerca de trinta e dois (32) alunos.

 

 

3.2 Segundo Encontro

 

O segundo encontro ocorreu dia 10/05/2011 no segundo e terceiro horário matutino de aula dos alunos. Nesta data compareceram trinta e um (31) alunos de ambos os sexos. Foi apresentado o cronograma de atividades que serão feitas durantes os encontros. Inicialmente foram apresentadas aos alunos as pesquisadores e em seguida foi realizada uma dinâmica de apresentação, onde os orientadores explicaram o projeto que seria feito, incluindo os objetivos e os módulos a serem trabalhados e os participantes ficariam livres para falarem sobre si; do que sentiria vontade como o nome completo, a idade, uma meta, um hobby, etc; A dinâmica aconteceu da seguinte forma: os alunos ficaram sentados em suas carteiras formando um círculo, foi passado um rolo de barbante para cada um e os alunos puderam tirar um pedaço de barbante do comprimento que desejasse. Ao término, foi explicado que cada aluno deveria se quisesse, falar de si mesmo, enrolando o barbante em um dedo de sua mão. Foi pedido para que falasse até o barbante ser totalmente enrolado. Após, foi pedido aos alunos que explanassem, se quisessem, o que gostavam e o que não gostavam de fazer. Em seguida foi entregue aos alunos uma caixa contendo vários adjetivos separados; os participantes retiraram dois adjetivos e posteriormente foi pedido aos mesmos que falassem os adjetivos e explicassem se eles se identificavam ou não com os adjetivos e o porque. O encontro foi finalizado falando da importância do autoconhecimento na escolha da profissão. ZENHAS (2010) explica que “Conhecer-se a si próprio, conhecer as opções que lhe são colocadas, com as suas vantagens e desvantagens, são aspectos essenciais para uma escolha consciente”.

 

 

3.3 Terceiro Encontro

 

O terceiro encontro ocorreu dia 12/05/2011 no segundo e terceiro horário matutino de aula dos alunos. Nesta data compareceram cerca de trinta e dois (32) alunos de ambos os sexos. Foi proposto uma dinâmica de aquecimento, onde foi entregue aos alunos sílabas embaralhadas formando as palavras: DÚVIDAS, INCERTEZAS e DIFICULDADES. E foi pedido aos alunos que formassem cinco grupos de seis participantes e explicado para formarem as palavras. Porém as pesquisadoras não disseram as mesmas, até a conclusão das sílabas embaralhadas. Na sequência foi pedido aos alunos que assinalassem uma atividade sobre TÉCNICA DE INFORMAÇÃO PROFISSIONAL, cujo objetivo era auxiliar o jovem a imaginar alguns tipos de atividades profissionais que gostaria de desempenhar. O material utilizado foi à própria atividade, lápis ou caneta. Em seguida foi entregue a cada participante uma atividade onde estava escrito: O QUE PODE INTERFERIR NA ESCOLHA DE SUA PROFISSÃO? Contendo cinco itens que poderiam ser preenchidos pelos alunos. Após foi entregue outra atividade com o tópico: FRASES PARA COMPLETAR, onde foi pedido aos alunos para completarem as frases que considerarem necessárias. Ao término, foi fixado nas paredes da sala de aula nomes de profissões, tais como: ENFERMEIRO, MÉDICO, ODONTÓLOGO, ENGENHEIRO, ECONOMISTA, ADVOGADO, e foi solicitado aos alunos para se dirigirem onde estava a profissão que mais se identificavam. O encontro foi encerrado mostrando a importância da influência dos pais e da família na escolha profissional, mas também a identificação que cada um tem à respeito de alguma profissão.

 

 

3.4 Quarto Encontro

 

O quarto e último encontro ocorreram dia 23/05/2011 no segundo e terceiro horário matutino de aula dos alunos. Nesta data compareceram cerca de trinta (30) alunos de ambos os sexos. Os participantes das três equipes de pesquisadoras seguiram até o auditório do colégio onde ocorreram palestras com três (03) profissionais explicando sobre sua área de atuação. E respondendo perguntas e dúvidas dos alunos. As palestrantes foram:

  • Maria Carolina Carvalho Motta, formada em direito, advogada e Coordenadora do Curso de Direito do Iles – Ulbra de Itumbiara – GO;
  • Eliana Pereira da Silveira, formada em Psicologia, Coordenadora do NAE – Núcleo de Apoio do Estudante do Iles – Ulbra de Itumbiara – GO;
  • Christiane Quinam, formada em Comunicação, Assessora de Comunicação Social do Iles – Ulbra de Itumbiara – GO.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4      CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A participação deste projeto de orientação vocacional orientado pela Professora Msc. Roberta da Costa Borges, foi de suma importância para as pesquisadoras inscritas no mesmo. O contato com a instituição de ensino ao qual foi realizada a pesquisa contribuiu largamente para a nossa aprendizagem e experiência, como acadêmicas de Psicologia, bem como o contato com os alunos participantes do mesmo. Enriquecemos nosso conhecimento a cerca de nossa futura profissão e deixamos aqui registrado nosso inteiro contentamento pela oportunidade oferecida, pois deixamos, por um breve período, a sala de aula e nos foi possibilitado utilizar conhecimentos teóricos adquiridos na Universidade e aplicá-los na prática. Informamos que os encontros foram todos registrados mediante fotografias e que foram entregues em um DVD para nossa orientadora, a Profª Msc. Roberta da Costa Borges.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5 BIBLIOGRAFIA

 

KOWARSKI, Tatiana. O que é Orientação Vocacional? Acesso disponível em: http://orientandocaminhos.sites.uol.com.br/vocacional3.html, 24/05/2011.

 

Orientação Vocacional. Acesso disponível em: http://www.dicio.com.br/orientar/, 23/05/2011.

 

ZENHAS, Armanda, "Quem sou eu?" e a orientação vocacional. Acesso disponível em: http://www.educare.pt /educare/Opinião. Artigo.aspx ? contentid=90393 CD4C0E0F 36DE0400A0AB8001D4D&opsel =2&channelid=0, 10/12/2010

 

Mussen, P. H., Conger, J. J., Kagan, J., Huston, A.C. (1995). Desenvolvimento e Personalidade da Criança. 3 ed. São Paulo: Harbra.

 

Leitão, L. M. & Miguel, J. P. (2004) Avaliação dos interesses. Em: L. M. Leitão (Org.). Avaliação psicológica em orientação escolar e profissional (p. 179-262). Coimbra: Quarteto

 

Primi, R., Casellato, E. O. & Moggi, M. A. (2005) Estudo correlacional entre habilidades, personalidade e dificuldade de escolha profissional. Manuscrito em preparação.

 

GURFINKEL, Décio. Introdução a uma abordagem psicanalítica da questão das drogas na adolescência. In: Clara Regina Rappaport. (Org.). Adolescência - abordagem psicanalítica. 1 ed. São Paulo: E.P.U., 1993, v. 1, p. 131-174.

 

Azevedo, A. C., Santos, S. E. de B. (2000). O grupo e o psicodrama na orientação profissional. Trabalho apresentado na I Jornada Norte- Nordeste de Orientação Profissional/ABOP, Recife.

 

Super, D. E., e Junior, M. J. B. (1980). Psicologia ocupacional. Tradução de Esdras do Nascimento e Jair Ferreira dos Santos. São Paulo: Atlas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6. ANEXOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO I

 

6.1 CRONOGRAMA

 

2.0 DESCRIÇÕES DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS NO PROJETO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

 

 

Plano   de atividades

 

Encontros

Atividades

1º Encontro –   03/05/2011

 

ü  Apresentar e propor   o projeto para a coordenação da escola;

ü  Apresentar o   projeto para os alunos;

ü  Explicar e entregar   o termo de consentimento para os mesmos.

 

2º Encontro –   10/05/2011

 

 

ü    Fazer uma dinâmica de apresentação, onde os   orientadores explicarão o projeto que será feito, incluindo os objetivos e os   módulos a serem trabalhados e os participantes ficarão livres para falarem   sobre si; o que sentirem a vontade como o nome completo, a idade, uma meta,   um hobby, etc;

ü    A dinâmica acontecerá da seguinte forma: os alunos   ficarão sentados em suas carteiras formando um círculo, será passado um rolo   de barbante para cada um e os alunos poderão tirar um pedaço de barbante do   comprimento que desejar, ao término, será explicado que cada aluno deverá se   quiser, falar de si mesmo, enrolando o barbante em um dedo de sua mão. Será   pedido para que fale até o barbante ser totalmente enrolado.

ü    Será pedido aos alunos que explanem, se quiserem o que   gostam e o que não gostam de fazer;

ü    Será passada aos alunos uma caixa contendo vários   adjetivos separados, os participantes retirarão dois adjetivos e   posteriormente será pedido aos mesmos falarem os adjetivos e explicarem se   eles se identificam ou não com os adjetivos e o por que;

ü    Finalizar a discussão falando da importância do   autoconhecimento na escolha da profissão. Apresentar o cronograma de   atividades que serão feitas durantes os encontros.

 

3º Encontro –   12/05/2011

 

ü  Propor uma dinâmica   de aquecimento, onde será entregue aos alunos sílabas embaralhadas formando   as palavras: DÚVIDAS, INCERTEZAS e   DIFICULDADES. E será pedido aos alunos que formem cinco grupos de seis   participantes e explicado para formarem as palavras. Porém os pesquisadores   não dirão as mesmas, até a conclusão das sílabas embaralhadas.

ü  Será pedido aos alunos que assinale   uma atividade sobre TÉCNICA DE   INFORMAÇÃO PROFISSIONAL, cujo objetivo   é auxiliar o jovem a imaginar alguns tipos de atividades profissionais que   gostaria de desempenhar. O material utilizado será a própria atividade, lápis   ou caneta.

ü  Em seguida será entregue a cada   participante uma atividade onde estará escrito: O QUE PODE INTERFERIR NA   ESCOLHA DE SUA PROFISSÃO? Com cinco itens que poderão ser preenchidos pelos   alunos.

ü  Após será entregue outra atividade   com o tópico: FRASES PARA COMPLETAR, onde será pedido aos alunos para   completarem as frases que considerarem necessárias.

ü  Ao término, será fixado nas paredes   da sala de aula nomes de profissões, tais como: ENFERMEIRO, MÉDICO, ODONTÓLOGO,   ENGENHEIRO, ECONOMISTA, ADVOGADO, e será pedido aos alunos para se dirigirem   onde estará a profissão que mais se identificam.

ü  Encerrar o encontro   mostrando a importância da influência dos pais e da família na escolha   profissional, mas também a identificação que cada um tem a respeito de alguma   profissão.

 

 

4º Encontro –   23/05/2011

 

Os participantes   seguirão até o auditório do colégio onde terão três palestras com   profissionais explicando sobre sua área de atuação. E respondendo perguntas e   dúvidas dos alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6.2 ANEXO II

 

                                                                     

Curso de Psicologia

De: Profª. Mestre Roberta da Costa Borges.

Para: Diretores de Instituições Educacionais de Ensino Médio.

Assunto: Autorização para realização de um Projeto de Extensão em Orientação Vocacional.

 

Prezado (a) Diretor (a),

            Gostaríamos de pedir autorização para a realização de um Projeto de Extensão em Orientação Vocacional na presente instituição com alunos do Ensino Médio.

O projeto tem o objetivo de promover um espaço de instrumentalização, discussão e reflexão acerca dos aspectos envolvidos na escolha profissional, entendendo os aspectos sociais, culturais e históricos que perpassam a escolha profissional.

Ademais, entendemos que se faz necessário um momento de discussão/reflexão/instrumentalização acerca da escolha profissional uma vez que, essa terá implicações em todo o desenvolvimento dos adolescentes.

A metodologia do projeto consiste em encontros semanais, com 1hora e meia de duração, agendados com a escola, a fim de cumprir com as regras e os horários da instituição.

As temáticas a serem trabalhadas foram divididas em três módulos, a saber:

Módulo I: Autoconhecimento.

ü  Propiciar ao grupo a instrumentalização acerca da importância do conhecimento de si e de suas preferências e como esse autoconhecimento é imprescindível no momento da escolha profissional.

Módulo II: Variáveis que interferem na escolha.

ü  Trabalhar com o grupo as variáveis que estão presentes nesse momento, a saber: família, mídia, amigos, escola, dentre outras.

Módulo III: Mercado de Trabalho

ü  Instrumentalizar, discutir e refletir com o grupo as diversas áreas do conhecimento, bem como as profissões referentes a essas, utilizando para tal o Guia do Estudante como parâmetro. Além disso, trabalhar a influência do mercado de trabalho na escolha da profissão.

            Desde já, agradecemos a sua atenção e colaboração, colocando-nos à disposição para quaisquer informações julgadas necessárias (e-mail: [email protected]).

 

Atenciosamente,

_________________________________________________________

Profª. Roberta da Costa Borges

 

Estagiários:

_________________________________________________________          

_________________________________________________________

_________________________________________________________          

 

6.3 ANEXO III

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

 

Projeto de Extensão em Orientação Vocacional

Supervisora: Profª Msc. Roberta da Costa Borges

 

Estagiárias: Anália Pereira Franco Simões Andrade

                     Elizângela Marques Lacerda

                     Josilene Maria Tobias

 

            Você está sendo convidado para participar do projeto de extensão em orientação vocacional, sob a responsabilidade das pesquisadoras Anália Franco Pereira Simões Andrade, Elizângela Marques Lacerda e Josilene Maria Tobias.

O objetivo deste projeto é promover um espaço de instrumentalização, discussão e reflexão acerca dos aspectos envolvidos na escolha profissional, entendendo os aspectos sociais, culturais e históricos que perpassam a escolha profissional. Para tanto serão realizados três encontros em grupo, com duração de duas horas em cada encontro.

            Você participará como voluntário neste projeto, sendo que você é livre para retirar seu consentimento a qualquer tempo sem penalidades e sem prejuízo na sua participação no projeto. Fica autorizada a publicação de imagem.

            Caso os resultados deste projeto sejam publicados sua identidade será preservada, ou seja, você não será identificado.

            Você não terá nenhum gasto e ganho financeiro por participar na pesquisa.

            A participação neste projeto não oferece riscos. Os benefícios serão inúmeros, uma vez que, no grupo você além de ter um maior conhecimento de si e de suas preferências, será instrumentalizado quanto às variáveis que interferem na escolha profissional, a questão do mercado de trabalho, enfim serão trabalhadas questões que o auxiliará em sua escolha profissional.

            Uma cópia deste Termo de Consentimento Livre e Esclarecido ficará com você.

            Qualquer dúvida a respeito deste projeto você poderá entrar em contato com:

Pesquisadoras: Anália Pereira Franco Simões Andrade

                         Elizângela Marques Lacerda

                         Josilene Maria Tobias

 

CEP ILES/ULBRA Itumbiara – Avenida Beira Rio, 1001 – Bairro Nova Aurora – CEP 75503-230 – 64 3433-6500.

 

 

Itumbiara, ____ de ___________de 2011.

 

 

_______________________________________________________________

Assinatura dos estagiários

 

 

Eu aceito participar do projeto citado acima, voluntariamente, após ter sido devidamente esclarecido

_______________________

Participante da pesquisa

 

6.4 ANEXO IV

 

 

GOSTO

 

 

NÃO GOSTO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6.5  ANEXO V

 

 


  1. 1.       Compreensivo (a)
  2. 2.       Temperamental
  3. 3.       Confiável
  4. 4.       Honesto (a)
  5. 5.       Desonesto (a)
  6. 6.       Interessante
  7. 7.       Chato (a)
  8. 8.       Carinhoso (a)
  9. 9.       Simpático (a)
  10. 10.    Amigável
  11. 11.    Generoso (a)
  12. 12.    Ciumento (a)
  13. 13.    Invejoso (a)
  14. 14.    Inseguro (a)
  15. 15.    Ambicioso (a)
  16. 16.    Ansioso (a)
  17. 17.    Bondoso (a)
  18. 18.    Sensato (a)
  19. 19.    Sensível
  20. 20.    Teimoso (a)
  21. 21.    Preguiçoso (a)
  22. 22.    Trabalhador (a)
  23. 23.    Calmo (a)
  24. 24.    Paciente
  25. 25.    Inteligente
  26. 26.    Esperto (a)
  27. 27.    Espirituoso (a)
  28. 28.    Astuto (a)
  29. 29.    Neurótico (a)
  30. 30.    Ousado (a)
  31. 31.    Apático (a)
  32. 32.    Cínico (a)
  33. 33.    Sarcástico (a)
  34. 34.    Irônico (a)
  35. 35.    Cético (a)
  36. 36.    Alegre
  37. 37.    Conservador (a)
  38. 38.    Pessimista
  39. 39.    Otimista
  40. 40.    Tolerante
  41. 41.    Corajoso (a)
  42. 42.    Educado (a)
  43. 43.    Mal-educado (a)
  44. 44.    Determinado (a)
  45. 45.    Sociável
  46. 46.    Solidário (a)
  47. 47.    Arrogante
  48. 48.    Maldoso (a)
  49. 49.    Desajeitado (a)
  50. 50.    Independente
  51. 51.    Confiável
  52. 52.    Dependente
  53. 53.    Organizado (a)
  54. 54.    Experiente
  55. 55.    Ingênuo (a)
  56. 56.    Sincero (a)
  57. 57.    Responsável
  58. 58.    Retraído (a)
  59. 59.    Reservado (a)
  60. 60.    Tímido (a)
  61. 61.    Engraçado (a)
  62. 62.    Leal
  63. 63.    Fiel
  64. 64.    Curioso (a)
  65. 65.    Interesseiro (a)
  66. 66.    Relaxado (a)
  67. 67.    Talentoso (a)
  68. 68.    Autoconfiante
  69. 69.    Lindo (a)
  70. 70.    Feio (a)
  71. 71.    Bonito (a)
  72. 72.    Alto (a)
  73. 73.    Baixo (a)
  74. 74.    Pequeno (a)
  75. 75.    Grande
  76. 76.    Muito grande
  77. 77.    Enorme
  78. 78.    Gordo (a)
  79. 79.    Obeso (a)
  80. 80.    Magro (a)
  81. 81.    Magricelo (a)
  82. 82.    Esbelto (a)
  83. 83.    Musculoso (a)
  84. 84.    Forte
  85. 85.    Religioso (a)
  86. 86.    Dedicado (a)
  87. 87.    Briguento (a)
  88. 88.    Feliz
  89. 89.    Contente
  90. 90.    Triste

 


 

 

 

 

6.6 ANEXO VI

 

 

 

 

   VI   DAS

 

 

 

IN   CER   TE   ZAS

 

 

 

DI   FI   CUL   DA    DES

 

 

 

 

 

 

 

 

6.7 ANEXO VII

 

INSTITUIÇÃO DE ENSINO:______________________________________________

DATA:____/____/____

CIDADE:____________________________________ESTADO:__________________

 

TÉCNICA DE INFORMAÇÃO PROFISSIONAL

 

OBJETIVO: auxiliar o jovem a imaginar alguns tipos de atividades profissionais que gostaria de desempenhar.

MATERIAL UTILIZADO: a própria atividade, lápis ou caneta.

 

Assinale quais destas atividades você poderia desempenhar sentindo-se bem:

 

 

(......) atendimento a pessoas;

(......) movimentação em ambientes fechados;

(......) trabalho com as mãos;

(......) trabalho em equipe;

(......) ligado a instituição;

(......) que envolva instrumento de precisão;

(......) organização e sistematização de publicações;

(......) pequenos movimentos manuais precisos;

(......) que permita trabalhar em mais de um lugar;

(......) que exija compreensão verbal;

(......) horário fixo;

(......) que envolva desenho a mão livre;

(......) desenvolvida em ambientes fechados;

(......) que exija estar bem vestido;

(......) convencer pessoas;

(......) atendimento a pessoas necessitadas;

(......) trabalhar sozinho;

(......) execução gráfica rica em detalhes;

(......) por conta própria – autônomo;

(......) manipulação de substâncias;

(......) uniformizado;

(......) horário livre

(......) que permita traje informal;

(......) imaginar coisas novas;

(......) ajudar pessoas;

(......) que auxilie a transformação de mundo;

(......) ao ar livre;

(......) ligado à construção;

(......) direto com a natureza;

(......) que exija responsabilidade e decisão.

 

 

 

6.8 ANEXO VIII

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6.9 ANEXO IX

 

 

 

6.10 ANEXO X

 

 

ENFERMEIRO

 

MÉDICO

 

ODONTÓLOGO

 

ENGENHEIRO

 

ECONOMISTA

 

ADVOGADO