INTRODUÇÃO

            O presente artigo tem como objetivo avaliar os estudos e aprendizagens desenvolvidas na atividade acadêmica: P.A. - Princípios e propósitos da Supervisão Escolar e da Orientação Educacional, componente do Curso de Especialização Gestão na Escola: Os desafios do trabalho coletivo da Orientação Educacional e Supervisão Escolar.

Pretendo conceituar e refletir o papel dos profissionais de Orientação Educacional e Supervisão Escolar, trazendo um pouco de seu surgimento, seu conceito, suas finalidades e situações atuais.

            Outro aspecto que abordarei é a importância de um trabalho integrado entre o Orientador Educacional e o Supervisor Escolar.

Inicio este trabalho situando historicamente e em seguida conceituando a Orientação Educacional e a Supervisão Escolar, para que possamos entender os propósitos e funções destes dois profissionais que tanto discutimos neste ultimo mês e que tanto descontruimos e construímos conceitos e práticas.

            Vejo que tanto os Orientadores quanto os Supervisores colocam em discussão e reflexão seus papeis na atual realidade escolar.  Por atuarem numa sociedade que é regida pela rapidez das mudanças e que não tem tempo para adaptar-se, e os papeis da escola e da família estão sendo postos em discussão, pois a cada dia a escola precisa suprir o que a família, antes, em busca da sobrevivência não conseguia suprir e, agora, por cultura não vê como sua função, vemos crianças sendo educadas por “estranhos”, e a cada ano letivo por uma pessoa diferente.