Quer organizar o casamento sem erro e dores de cabeça? Dividimos a programação da cerimônia e da festa conforme o passar dos meses, até chegar o grande dia. Um planejamento financeiro é importantíssimo, pois pode garantir mais tranqüilidade nos últimos dias de preparação, além de descontos e economia.

De 15 a 12 meses antes

Esse é o momento de escolher a data do casamento. Só depois do dia definido é possível dar continuidade ao planejamento. Faça uma pré-lista das pessoas que serão convidadas para saber, mais ou menos, quanto será gasto. Pesquise temas e decida qual será a linha criativa do seu casamento. Já providencie a reserva do espaço para eventos, pois esses locais costumam ter lista de espera.

10 meses antes

Quem serão os padrinhos e as madrinhas? Esse é o momento exato para escolher e convidá-los, pois eles também precisam de um tempo para pesquisar custo de roupas, presentes, etc. Defina também as damas de honra, além da paleta de cores estipulada para a cerimônia. Essa escolha é essencial porque envolve a decoração, o vestido, a papelaria e o buffet.

9 meses antes

Contrate os serviços de fotografia e vídeo. Ambos são muito caros, mas vale o investimento. Busque empresas sérias e que parcelem o valor. Também já é a hora de definir o buffet, realizar a degustação e fechar o negócio. A lua de mel também já pode ser providenciada. Busque descontos e pacotes completos para que o sonho seja finalizado com chave de ouro. Não se esqueça de encomendar os arranjos na floricultura, determinar as músicas da cerimônia e da festa e optar por um DJ ou banda. Para finalizar, pesquise e escolha os convites e reserve o dia do noivo e da noiva.

6 meses antes

Aqui é o momento para finalizar a floricultura, decoração, mesas, mobílias, o buquê, as roupas dos padrinhos e madrinhas, damas de honra e o vestido de noiva. Não deixe essa escolha para depois. O sexto mês antes do casamento é o prazo limite para reservar/alugar ou confeccionar um vestido tão especial, que requer trabalho e dedicação. Também é imprescindível fechar a lista de convidados, o resto da papelaria, os convites, as tags de carro e qualquer outro detalhe que você faça questão.

3 meses antes

Que tal prepara a lista de presentes? Esse é um bom momento, já que os convidados também precisam de um tempo para se organizar financeiramente. Compre as lembrancinhas, distribua os convites, marque a data do casório no civil e, em conversa com o noivo, defina qual será o regime de bens da união. Compre as alianças e faça uma consulta com o ginecologista e urologista para os exames pré-nupciais.

2 meses antes

Essa é a etapa de realizar um chá de casa nova ou de cozinha (como preferir). Esse tipo de ‘comemoração’ deve acontecer em, no máximo, 15 dias antes do casório. Reveja e defina as musicas com o DJ ou a banda escolhida. Experimente o vestido de noiva, faça testes com a maquiagem escolhida e ensaie como será a cerimônia.

1 mês antes

Contagem regressiva! Esse é o momento de escolher quem acompanhará a noiva no dia dos preparativos e quem pegará o vestido. Caso uma assessoria não tenha sido contratada, peça para que alguém de confiança (mãe, irmã, cunhada, etc.) te acompanhe. Faça um check-up em todos os serviços contratados: buffet, espaço, foto, filmagem, decoração, músicos, cerimonial, etc.

10 dias antes

Se a noiva é adepta à depilação, faça com 10 dias de antecedência para evitar irritações. Defina, junto com o cerimonial, os lugares onde os convidados, padrinhos, madrinhas, pais dos noivos e as damas de honra ficarão.

2 dias antes

Já deixe as malas da lua de mel prontinhas. Uma dica bacana é providenciar uma massagem facial e corporal para ambos. Esse é um momento de tensão, pois os noivos já passaram por algumas dores de cabeça que são comuns em quem está prestes a se casar.

1 dia antes

Durma bem e se alimente com saúde. Mantenha os pensamentos e vibrações positivas.