A elaboração de uma planilha de estudos deve ser um dos primeiros passos após a escolha do concurso publico a ser prestado. Além de organizar seu tempo em relação ao estudo dos conteúdos específicos para a prova, a planilha auxilia o candidato a reduzir sobre si mesmo a culpa e a cobrança, fatores estes que provocam o desgaste do concursando e que influencia no resultado final. O planejamento elimina a sensação de não estar conseguindo realizar todas as tarefas necessárias no cotidiano, tais quais as obrigações familiares. Quando se estabelece uma rotina de estudos regrada, cria-se o hábito e um ambiente propício para os estudos, sem interrupções desnecessárias.

O primeiro passo é ter em mãos um calendário e marcar todos os feriados e compromissos fixos, tais quais obrigações relativas ao trabalho, cursos, etc. Após preencher o calendário com todas as atividades obrigatórias, visualize as “folgas”. Tenha em mente que é necessário levar em conta os horários das refeições, o tempo gasto com condução, e o horário para dormir.

Atentem-se para o fato de que é bastante recomendável que todos os dias estejam preenchidos com atividades físicas moderadas e uma alimentação regrada. Comer de três em três horas é o mais indicado. Esses são fatores que influenciam diretamente na qualidade do estudo. Alimentar-se bem e praticar exercícios, nem que seja uma caminhada pela manha, influenciarão seu rendimento no decorrer do dia. O corpo precisa de energia para estar ativo durante todo o dia. Lanches entre as refeições também são indicados. Também, se for possível, tirar uma “sonequinha” após o almoço ajuda o corpo a se recompor. Só não pode exagerar. Vinte minutos e pronto!

Voltando a visualizar o calendário, você poderá preenchê-lo com os espaços que sobraram para serem dedicados aos estudos. Leve em conta o edital e a quantidade de matéria a ser estudada. Você poderá distribuir as matérias pelo calendário. Uma dica importante: reserve alguns momentos durante a semana para situações emergenciais. As vezes surgem compromissos importantes (não estamos falando de qualquer bobagem) ou simplesmente você precisará repor alguma matéria que não foi estudada como deveria ser estudada. Esses horários servirão como “uma carta na manga” para que seu planejamento tenha sucesso.

Não se esqueça de reservar um dia da semana para o lazer. O corpo e a mente também precisam de um descanso extra. Além de relaxar, o corpo “voltará” renovado para a semana seguinte de estudos. Reserve um dia sem “culpa”. Tenha em mente que o rendimento será melhor. Porém, não extrapole na quantidade de dias “livres”. De um modo geral, um dia é suficiente.

Além disso simulados podem ajudar. Por exemplo que está se preparando para certificação ANCOR pode contar um:

Simulado

Fica a dica: elabore um cronograma de estudos, preencha-o com todas as atividades obrigatórias e distribua nos espaços livres, destinados aos estudos, a carga de matérias previstas no edital do concurso. Tenha em mente que o corpo precisa de um momento para relaxar, por isso é super válido reservar um dia da semana para o lazer. Aos poucos você criará uma rotina de estudos e não ficará tensa porque não consegue se organizar.