ORGANIZAÇÃO SINDICAL DOCENTE EM SIMÃO DIAS: HISTÓRIA E MEMÓRIA DE UM MOVIMENTO SOCIAL (1990-1994) 

TEACHING SYNDICAL ORGANIZATION IN SIMON DAYS: HISTORY AND MEMORY OF A SOCIAL MOVEMENT (1990-1994)  

Antonio José Dos Santos Júnior[1] 

RESUMO

Este artigo trata da organização sindical docente do setor público municipal de Simão Dias. Tem o objetivo de analisar a formação e atuação desse movimento no âmbito social e político do município, durante os primeiros quatro anos da década de 90. Além disso, contribui com o Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe e ajuda a ampliar o campo de estudos históricos sobre a Cidade de Simão Dias. Para isso, utiliza-se de fontes documental e oral. Nesta análise é demonstrado que dois fatores foram importantes para o surgimento do movimento: a fundação do Grupo de Jovens “Jesus” e a obrigatoriedade de contratação de todo o funcionalismo público, através de concurso público, a partir da Constituição Federal de 1988. Também explica que a organização sindical docente do setor público municipal de Simão Dias, nos primeiros quatro anos de existência, esteve focada em dois propósitos: 1 – Lutar pela efetivação da legislação vigente no que se refere a questão salarial; 2 – Inserir-se efetivamente no campo da política Partidária simãodiense.

Palavras-Chave: Sindicalismo. Magistério. Luta Social. Simão Dias/SE

ABSTRACT

This article deals with the organization of the public sector teacher union municipal Simon Days. Aims to analyze the formation and performance of this movement in the social and political municipality during the first four years of the 90s. Moreover, it contributes to the History Department at the Federal University of Sergipe and helps expand the field of historical studies on the Town Days of Simon. For this, use is made of documentary sources and oral. In this analysis it is shown that two factors were important for the emergence of the movement: the foundation of the Youth Group "Jesus" and the compulsory hiring of all public servants, through open competition, from the 1988 Federal Constitution. It also explains that the teachers union public sector municipal Simon Days, the first four years of existence, was focused on two goals: 1 – Fighting for the execution of the current legislation regarding the salary issue; 2 – Enter up effectively in politics Partisan simãodiense.  

Key-Words: Unionism. mastership. Social struggle. Simon Days / SE

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho é um resgate de um dos períodos que marcaram a história político-social do município de Simão Dias. Retrata o surgimento e atuação do sindicato do magistério do setor público municipal que se deram entre 1990 e 1994, o qual é objeto fecundo de pesquisa, pois se coloca como ponto de inflexão na história da carreira docente no município, fazendo serem revistas práticas de contratação e de remuneração dos profissionais da educação.

Entender como se originou o movimento sindical do magistério e a sua atuação no município é o objetivo central desta pesquisa. Além desse, dois outros se fazem presentes: 1. Contribuir com o Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS), visto que no mesmo está depositado, apenas, um trabalho que trata do sindicalismo docente[2]; 2. Colaborar com a ampliação do campo de estudos históricos do município de Simão Dias – pois a maioria das obras que versam sobre a história político-social do município está vinculada aos acontecimentos ligados a elite simãodiense.

Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram feitas leituras sobre o sindicalismo em geral e sobre o docente – este último em específico. Considerando, tanto suas nuances no âmbito nacional, como no seu desenvolvimento em Sergipe. Nesse sentido, foram relevantes os trabalhos de: Ricardo Antunes, Sergio Amad Costa, Arnaldo José França Mazzei Nogueira, Sadi Dal Rosso, Jorge Ferreira e Lucilia de Almeida Neves Delgado, Maria Izabel Ladeira Silva. Estas e as demais obras foram importantes para a compreensão do objeto de investigação[3].       

Foram utilizadas neste trabalho fontes impressas: atas, ofícios, carta à população,[4] Jornais[5], dentre outras; e fontes iconográficas: fotos. Por tratar-se de uma pesquisa que também analisará as versões de personagens que fizeram parte, ou presenciaram o processo histórico, a história oral será imprescindível para se alcançar os objetivos deste trabalho. Como nos diz o historiador Paul Thompson:

Enquanto os historiadores estudam os atores da história à distância, a caracterização que fazem de suas vidas, opiniões e ações sempre estará sujeita a ser descrições defeituosas, projeções da experiência e da imaginação do próprio historiador: uma forma erudita de ficção. A evidência oral, transformando os objetos de estudo em sujeitos, contribui para uma história que não só é mais viva e mais comovente, mas também mais verdadeira.[6] 

 Diante disso, foram realizadas três entrevistas semi-estruturadas[7] durante o período de pesquisa, já que o pesquisador, no momento de selecionar o número de entrevistados, não deve levar em consideração critérios quantitativos, ou seja, não deve preocupar-se com o número de entrevistados. Como afirma Alberti[8], “em primeiro lugar, convém selecionar os entrevistados entre aqueles que participaram, viveram, presenciaram ou se inteiraram de ocorrências ou situações ligadas ao tema e que possam fornecer depoimentos significativos”. Assim, concederam depoimentos ao pesquisador: José de Santana Curvelo – este era um dos militantes do movimento; Marcelo Domingos de Souza – uma das principais lideranças do movimento; e Maria do Carmo Santos Oliveira – esta, não obstante, pelo fato de não ter participado do corpo sindical, era funcionária pública municipal e acompanhou o processo de perto. Teve-se, durante as entrevistas, a pretensão de compreender as percepções que os entrevistados tinham e têm sobre a organização sindical docente do magistério público municipal de Simão Dias.            

O artigo está dividido em três partes. A primeira examina a conjuntura que originou a organização sindical docente do setor público no Brasil. A segunda explica os fatores constitucionais e culturais[9] que viabilizaram o surgimento do sindicalismo docente do setor público municipal de Simão Dias. E a terceira analisa a atuação deste sindicato no âmbito social e político do município.