A internet é um eficaz meio de propagação de ideias, sugestões, serviços e entretenimento, de fato. Entre outras inúmeras possibilidades, a que se destaca para as lojas virtuais é a sua capacidade de divulgação de anúncios, o que é um aliado a tais lojas que buscam alicerce em pixels a cada dia que passa. Porém, três requisitos são fundamentais para o sucesso do empreendimento: ter organização, ser objetivo e preferir a simplicidade.

Estes três itens anteriormente citados valem tanto para negócios reais quanto virtuais, porém se encaixam mais nestes do que naqueles. Quando o assunto é lojas que utilizam o potente serviço da rede, é imprescindível saber que se não houver organização, o cliente poderá ficar insatisfeito com a plataforma de atendimento e, por conseguinte, evitar futuros acessos ao site que outrora lhe deixou descontente.

Seguindo o raciocínio, tem-se o famoso “ser objetivo”. A objetividade com a qual os organizadores das lojas online trabalham em suas definições é determinante na saciação dos usuários da rede, uma vez que quanto menos rodeios o site propor a seus usuários, maior será a usabilidade e eficiência de interação e navegação com as estruturas virtuais. Como exemplo, diminuir a quantidade de propagandas poup-ups traz fluência e cadência ao uso.

Ainda, outro quesito importante é a simplicidade com a qual o site dispõe suas informações, optando por meios “limpos”, “leves”, sem personalização em excesso. É ideal aos visitantes que estes vejam de forma clara e direta a informação que buscam, tendo como conseqüência a quem não segue essa regra um número baixo de visitas e permanência nas páginas. Muitas cores, desenhos, efeitos gráficos e propagandas excessivas são fatais à boa usabilidade da loja virtual.

Finalmente, uma empresa que saiba administrar corretamente estes três requisitos encontra-se apta a combater frente a frente outras lojas virtuais da concorrência, ganhando mais lucros e visitas em um benéfico ciclo vicioso construído nas bases internacionais de acesso à internet.