Introdução

       Este trabalho visa fundamentar teoricamente o processo de intervenção Psicopedagógica, caracterizando problemas de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem compreendendo a importância do jogo e do brinquedo como instrumento de diagnostico e intervenção Psicopedagógica.

O presente estudo “ B.T” que apresenta dificuldades de apresendizagem atrelada a diversos fatores. Porém para falarmos sobre o problema de aprendizagem, necessitamos primeiramente compreender o que é aprendizagem e como ela se processa no olhar Psicopedagógico.

Há literatura vários modos de conceituar aprendizagem, muitos autores preocupam –se  em definir o tema na visão Psicopedagógica.

Alicia Fernándes (2001) relata que todo o sujeito tem sua modalidade de aprendizagem e os seus meios para construir o próprio conhecimento, e isso significa uma maneira muito pessoal para se dirigir e construir o saber.

Já Piaget (1976) busca subsídios na linha cognitivista para o desenvolver uma caracterização do processo de aprendizagem e um processo necessariamente equilibrante, pois faz com que o sistema cognitivo busque novas formas de interpretar e compreender a realidade enquanto o aluno aprende após verificar as considerações desses dois autores sobre o processo de aprendizagem, na visão Psicopedagógico, pretendemos agora abordar o problema de aprendizagem da aluna ".B.T" analisando as contribuições do processos de Intervenções Psicopedagogicas.