Organização do Espaço Educativo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I

 

Uma aula com amor

“A criança, no ambiente escolar, necessita de um espaço povoado de objetos que lhe proporcione a imaginação, criação, construção, interação, expressão de emoções, elaboração de conceitos e brincadeiras pedagógicas”.

Farei um plano de aula para um dia da semana não especifico, repeitando os limites das crianças não sendo cansativos para eles e trabalhando de uma maneira mais lúdica.

A atividade desenvolvida nesse dia será das disciplinas: Artes, Educação Física e Português. Começando nossa aula faremos uma oração conforme de costume em nossa região e trabalharemos primeiramente a disciplina de português a aula começa 07; 00 hora da manha até umas 08h15min, depois a disciplina de educação física que será feita no pátio aproveitando o horário que não faz mal. Às 09h00min lavar as mãos para o lanche e recreio que se encerra as 10h00min horas. Depois de o recreio trabalhar com as crianças a Disciplina de Artes que abordaremos de certa maneira o que vimos nas outras disciplinas de uma maneira divertida para eles.

Na disciplina de português podemos trabalhar nomes próprios e comuns, seguindo assim PPP da escola de acordo com as regras da escola. Trabalhando os nomes próprios, podemos usar o cantinho de leitura da sala de aula em um carpete com almofadas onde todas as crianças lê um livro para depois conversarmos na introdução da atividade citar como exemplo nomes próprios e comuns que descobriu em seu livro, trabalhando os nomes próprios a criança pode diferencias desenhos e letras e números, a quantidade de letras numa palavra, o nome das letras. A atividade de nomes próprios tem que ser desenvolvida dentro de um prazo de um mês mais ou menos, respeitando assim o limite das crianças e tendo com ponto de partido o conhecimento que elas já têm.

Na nossa aula vamos aproveitar os objetos que temos na sala de aula tais como; Quadro negro, cadeira mesa e armário, animais de estimação que eles têm em casa e nomes das crianças...

Na atividade de educação física que podemos fazer no mesmo dia promover a vivência da brincadeira de amarelinha que é bastante comum em nossa região e, por meio dela e de algumas variações, abordar alguns conteúdos de conhecimento sobre o corpo aproveitando a aula de artes, em algumas escolas do nosso município aqui tem amarelinha desenhada com tinta no pátio da escola, então aproveitaremos esse desenho, caso não tenha desenhar com giz na calçada da escola. A atividade de amarelinha é individual não havendo grupo sem finalidade competitiva, proporciona viabilidade grupal das crianças. A amarelinha desenvolve habilidade motora de saltar com e dois pés, arremessar, equilibrar. Desenvolve capacidades físicas de velocidade, força e frequência cardíaca. Na primeira vez que brincar de amarelinha com as crianças podemos jogar amarelinha tradicional em outras aulas podemos dificultar e trabalhar números pares ou conforme a criatividade e dificuldades das crianças. A Atividade pode ser subdividida em 40 minutos, sendo 10min para a roda de conversa explicando e relembrando as regras, 25 min. para a vivência da brincadeira e 5min finais para uma roda de conversa com eles sobre seus avanças e dificuldades.

Atividade de artes desenvolverá na sala de aula, como uma lembrancinha, no modelo de um livro com mensagens que pode ser usado como lembrancinha para o dia das mães ou dos pais ou lembrancinha para eles mesmos, por exemplo, sobre as mãos da criança, cada criança pintaria sua mão e colocaria a mão na respectiva pagina para guarda como lembra o tamanho das mãos, escrever uma rima sobre mãos, dos pés e um pedacinho do cabelo etc. No final escrever uma mensagem sobre a família a importância dela para cada aluno.

No cantinho que aborda três disciplinas foi feita com carinho pensando em nas diferentes personalidades das crianças, desenvolvendo um trabalho onde eles se socializem e dividam experiências, aprendendo respeitar as diferenças, e reforçando seus valores morais que aprendem na escola e com o meio social em que vivem .