ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS E FORMAÇÃO DO PROFESSOR

                                                                                             

                                                            ALVES, Maria Kelly Azevedo¹                                               GOMES, Maria Cleuma Rodrigues  LIMA, Mardonio Alves

UCHÔA, Maria Alizete dos Santos

 

 

 

RESUMO                                                                                                

Estudo analítico-descritivo sobre formação do professor para a educação básica, com ênfase na área de língua portuguesa. Investiga a possibilidade da organização de eventos contribuir para a formação do perfil previsto ao docente   do século XXI. Baseia-se nos estudos de autores como Freire (1996), Smith (1999), Snyders (1990), Sousa (2008), Tardif (2000), dentre outros. Discute os conceitos com base em uma experiência vivenciada no Curso de Letras da Universidade Estadual vale do Acaraú – UVA, em Sobral - CE.

PALAVRAS-CHAVE: Organização de eventos. Formação de professores. Leitura. Ensino, pesquisa e extensão.

 

1 INTRODUÇÃO

Muito se questiona sobre o papel do docente na conjuntura do ensino escolar, mais ainda hoje que a sociedade apresenta grau maior de complexidade e de  exigências. Por isso, para acompanhar a evolução que se processa na sociedade, o professor não pode se limitar ao ensino dentro da sala de aula como ocorria no passado, mas possibilitar aos seus alunos experiências de aprendizagem que vão além desse espaço convencional, como se pode inferir das competências e habilidades previstas por Perrenoud (2001).

Dar visibilidade ao que os novos pensadores defendem para o ensino do século XXI ainda é uma tarefa complexa para muitos professores que sentem dificuldade em desenvolver um trabalho criativo e dinâmico intra e extra sala de aula. Dentre as possibilidades de se promover ensino-aprendizagem nessa perspectiva é estreitando-se a relação teoria-prática no trabalho dos conteúdos formativos, aproximando-os de situações vivenciadas no cotidiano.

De acordo com Echeverría, Mello e Gauche (2010, p.265) “[...] a possibilidade de interatividade com tipos diversificados de recursos é viável em virtude da sofisticação dos artefatos educacionais disponíveis, […] possibilitando olhares outros que auxiliam na seleção, na organização e no tratamento dos conceitos a serem ensinados”.

            Nessa concepção surge o projeto Mostra de Literatura do Curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA, que objetiva pensar e experimentar estratégias de ensino a partir de conceitos propostos para a educação do século XXI. Inserido no referido projeto, o  presente artigo objetiva identificar possibilidades da estratégia de organizar evento contribuir para a formação inicial do professor da educação básica.

            Para atingir os objetidos desejados, desenvolveu-se pesquisa teórica e prática, esta baseada na experiência de co-participação no processo de  organizar e de realizar evento de culminância da décima edição do projeto Mostra.

            Espera-se contribuir para a atualização do ensino na Educação Básica pelo viés da formação inicial do professor de Letras..

2 MATERIAIS E MÉTODO

A pesquisa teórico-prática que reflete sobre uma experiência vivenciada no processo de organização e de realização do evento de culminância da X Mostra de Literatura do Curso de Letras UVA, que previa funções como:

Partiu da busca de identificar o que se acha previsto no documento  que legaliza a existência do referido projeto na UVA. Daí por que o presente estudo busca resposta para os seguintes questionamentos:

  • Que relações pode haver entre uma disciplina de literatura infantil e juvenil e a produção de um evento social?

 

  • Como a organização de eventos pode contribuir para formação do professor da educação básica?

 

  • Como a organização de eventos pode dar visibilidade à relação entre ensino, pesquisa e extensão no curso de Letras?

 

Resposta para as questões levantadas foram buscadas em pesquisa prática, realizada ao longo do semestre 2014.1, em turma do 4° período do curso de Letras, na qual o Projeto era desenvolvido. Essa modalidade de pesquisa contou de experiência real com a organização do evento de culminância do referido projeto, subsidiada pelo testemunho de um outro estudante que participara da mesma estratégia em  edição anterior do mesmo projeto. As informações foram interpretadas com a ajuda de autores que discutem o perfil do professor para o novo milênio, recebendo abordagem qualitativa.

3 RESULTADO E DISCUSSÃO

 

3.1  Projeto e estratégia de ensino: teoria e prática

O projeto Mostra de Literatura do Curso de Letras da UVA pesquisa sobre formação inicial de professor em nível superior. Ambienta essa discussão no Curso de Letras, habilitação em Língua Portuguesa, onde explora estratégias didáticas e métodos de ensino com base em conceitos discutidos pelos novos teóricos da Educação. 

Segundo o documento de cadastro do Projeto na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UVA (UVA, 2014), o referido projeto organiza-se em torno das seguintes intenções:

Objetivo Geral

 

Apoiar a formação de professores desenvolvida no Curso de Letras da UVA, Licenciatura em Língua Portuguesa e

 Licenciatura em Língua Inglesa, por meio de atividades teóricas e práticas de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo o uso do texto literário.

 

Objetivos Específicos

 

Discutir o papel da literatura no processo de formação humana;

 

Oportunizar ao acadêmico do Curso de Letras UVA novos espaços de reflexão sobre o ensino, em especial, o relativo à área de abrangência de sua formação acadêmica;

 

Investigar metodologias de ensino com o apoio do texto literário;

 

Experimentar novos instrumentos de avaliação do ensino-aprendizado no contexto de formação do acadêmico de

 Letras.

 

Com base no objetivo geral, o Projeto Mostra procura implementar a formação inicial do professor de língua, portuguesa e inglesa, fazendo uso de atividades desafiadoras, apesar de amplamente defendidas por diferentes teóricos da educação, bem como pelas orientações oficiais previstas no cenário brasileiro.

Percebendo-se a questão da teoria-prática como defendida nas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Licenciatura (BRASIL, 2001), o uso da estratégia de organização de eventos no âmbito do Projeto Mostra vai ao encontro de uma realidade escolar, cujo calendário organiza-se em torno de eventos festivos do calendário civil, como início e final de ano letivo, carnaval, festa junina, natal etc.

Certamente foi prevendo os naturais ritos escolares que Perrenoud (2001, p. 8) prevê que o professor, no exercício da docência, deve ter competência para “Envolver os alunos em suas aprendizagens e no trabalho. Trabalhar em equipe.” Ambas as competências são estimuladas na estratégia  organização de eventos do Projeto Mostra, pois nela, os universitários que integram o GT Organização são envolvidos diretamente no planejamento e na realização do evento de culminância do Projeto. Assim sendo, realizam atividades teóricas e práticas relacionadas com o exercício docente, pois pesquisam a respeito do assunto e geram um conhecimento novo a partir dos conteúdos específicos da disciplina curricular do curso de Letras, articulados com o ensino na educação básica.

Outro aspecto que merece destaque na organização de eventos trabalhada no Projeto Mostra é a leitura, já que é por meio dela que os acadêmicos envolvidos desenvolvem a pesquisa e a compreensão de textos, possibilitando assim o aprendizado interdisciplinar com foco na literatura.

A leitura é o eixo, em torno do qual se desenvolve o ensino escolar e toda vida acadêmica. A formação do docente, pois, sem este recurso é impossível começar, refletir, imaginar algo sem que primeiro apareça a leitura no caminho.

A formação docente é muito explorada ao longo do Projeto Mostra, não apenas em relação à estratégia organização de evento, mas nas demais atividades proposta aos diferentes GT. Todos eles voltam-se para a formação contextualizada do professor, tanto nos anos iniciais da vida escolar, que são os primeiros anos do ensino fundamental, como os de conclusão da educação básica, que já são os anos finais do ensino médio. Com base nas vivências do Projeto Mostra, percebe-se a importância de um professor reflexivo, capaz de modificador da sua prática docente, como defendia Paulo Freire.

Com a organização do evento citado, compreende-se que a relação teoria e prática está presente no âmbito pedagógico, que auxilia na formação de professores, no quesito de melhor capacitação do docente.

            O projeto apoia-se também na análise coletiva e individual de textos literários como recurso para desenvolver as teorias e práticas de ensino, pesquisa e extensão, como se percebe ao longo da vivência com a organização de eventos. Freire (1998, p. 96) defende a ideia que a educação constitui-se em um ato coletivo, solidário, uma troca de experiências, em que cada envolvido discute suas ideias e concepções. 

                        

 

Rigorosidade metódica, pesquisa, respeito aos saberes dos educandos, criticidade, ética e estética, corporificar as palavras pelo exemplo, assumir riscos, aceitar o novo, rejeitar qualquer forma de discriminação, reflexão crítica sobre a prática, reconhecimento e assunção da identidade cultural, ter consciência do inacabamento, reconhecer-se como um ser condicionado, respeitar a autonomia do ser educando, bom senso, humildade, tolerância, convicção de que mudar é possível, curiosidade, competência profissional.

 

A formação de professores que atuem com qualidade e de forma transformadora é um grande desafio, já que o que é mais comum perceber-se que, nos cursos de licenciatura, os acadêmicos parece não sentir prazer em preparar-se convenientemente para o exercício da profissão, e isso tende a se refletir na sala de aula que assumirá depois de graduado.

Refletindo-se sobre a estratégia organização de evento, como é proposto no Projeto Mostra, compreende-se melhor as mudanças previstas à educação do século XXI. Compreende-se também, na prática, o quanto não é tarefa fácil promover-se mudanças, desenvolver-se parcerias para realizá-las no contexto escolar, inclusive de formação de professores.

Conforme, Sousa (2008, p.42): “Ser professor, hoje, significa não somente ensinar determinados conteúdos, mas, sobretudo um ser educador comprometido com as transformações da sociedade, oportunizando aos alunos o exercício dos direitos básicos à cidadania.”

             Pensar em ensinar não é apenas estar à frente de uma turma, mas sim acima de tudo estar ao lado, compreendendo cada universo e trocando experiências, onde não só alguns aprendam, mas sim todos.

 

Um professor de profissão não é somente alguém que aplica conhecimentos produzidos por outros, não é somente um agente determinado por mecanismos sociais: é um ator no sentido forte do termo, isto é, um sujeito que assume sua prática a partir do significado que ele mesmo lhe dá, um sujeito que possui. (TARDIF, 2000, p.83)

 

            A formação docente deve estar vinculada à relação entre a teoria e prática, visto que ambas contribuem para o processo de aprendizagem continua tanto para a atuação como docente quanto para a vida fora de sala de aula. Através dessa relação o professor adquire experiências que os leva a conhecer seu próprio universo e o de seus alunos. Segundo Moreira (1996, p.40), “Julgamos indispensável que, durante o seu preparo, o futuro professor se capacite para, em sua prática docente, compreender o universo cultural do aluno, a fim de que juntos, a partir do que conhecem venham a se debruçar sobre os desafios que o mundo lhes apresenta; procurando respondê­los, e, nesse esforço produzam novos saberes.” 

            Faz-se necessário que o professor na sua formação seja pesquisador da sua prática como educador, estabelecendo sempre a relação entre teoria e prática, para que assim possa atuar de maneira significativa pela docência.

            Nessa perspectiva o projeto Mostra de Literatura do Curso de Letras da UVA, nos oferece essa dinâmica entre a teoria e prática dentro do campo universitário, criando oportunidades para a socialização e realização de nossas ideias e experiências dentro do campo acadêmico para futuramente atuarmos de maneira qualificada no campo docente.

3.2 Projeto e estratégia: ensino, pesquisa e extensão

            A Universidade possui a função de produzir conhecimentos estreitamente relacionada com a formação humana e com o desenvolvimento da sociedade, que concretiza-se por meio de metodologias que privilegiam e relação teoria-prática, bem como a indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão, um princípio Constitucional Federal Brasileira em vigor ( art. 207) relativamente à universidade. Desse modo, a produção de conhecimento realizado através de pesquisas, sejam estas bibliográficas ou de campo, mostram-se indispensáveis ao fazer universitário.

            A inserção da pesquisa aliada ao ensino nos cursos de formação de professores pode ocorrer como integrante da organização curricular, com o objetivo de desenvolver habilidades e atitudes de investigação nos futuros professores. Há também a possibilidade do uso de pesquisas como mediação, inseridas nas disciplinas para atividades de análise de pesquisas relacionadas ao cotidiano escolar, levando-os a uma aproximação com a realidade das escolas bem como a discussão dos métodos utilizados e resultados obtidos. Independente da forma de articulação ensino/pesquisa, é evidente a contribuição desta tanto na fase de formação do docente, quanto posteriormente na sua atuação profissional no ensino básico, aliando teoria à prática.

             O projeto Mostra de Literatura do Curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú, reúne o pressupostos do fazer universitário por aliar ensino, pesquisa e extensão, uma vez que se realiza do decorrer do 4º semestre do referido curso, como componente curricular da disciplina de Literatura Infantil/Juvenil. Como o próprio tema sugere, a literatura é privilegiada nos estudos, que pretendem desenvolver métodos de inserção dos textos literários nas aulas da educação básica, priorizando leitura e a produção de textos.

             A aplicação do projeto se dá desde o início do período letivo, com a exposição de conteúdos pertinentes pelos próprios acadêmicos, articulados em grupos de estudos. A metodologia em questão permite a participação de todos na explanação do tema referente a cada aula. O trabalho de pesquisa e elaboração de artigo científico é realizado de forma simultânea, e posteriormente, apresentado em evento culminante, direcionado ao público acadêmico e a educadores do ensino ao público configurando a extensão dos estudos realizados. De acordo com Libâneo, Oliveira e Toschi (2003, p. 259) o ensino superior:

[...] tem por finalidade formar profissionais nas diferentes áreas do saber, promovendo a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos e comunicando-os por meio do ensino. Objetiva-se estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, incentivando o trabalho de pesquisa e a investigação científica e promovendo a extensão.

 

            Nota-se o alcance da Universidade e sua contribuição para a formação dos profissionais. É necessário compreender a Universidade como uma instituição escolar que desenvolva um projeto articulado entre ensino, pesquisa e extensão, o elo desses três eixos faz com que o aluno torne-se futuramente um bom profissional.

            A Universidade caracteriza-se por englobar temas relevantes, tanto científicos como culturais, nos quais existe a colaboração entre todos da sociedade, para que haja uma formação de qualidade.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

            Diante do que foi apresentado, pode-se perceber que a universidade é parte integrante e fundamental para a interação social, por meio de eventos como este é que compreendemos o ensino, pesquisa e extensão como agente transformador na vida social do acadêmico.

            Visto o que foi exposto, nota-se a importância e a relevância dos assuntos trabalhados e discutidos no referente trabalho, tido como eixo principal o projeto Mostra de Literatura do Curso de Letras UVA, que apresenta-se oferecendo em prática uma proposta para o tripé ensino, pesquisa e extensão, dito como inovação e atividades indispensáveis quando refere-se a formação de professores.

            O Projeto estudado, voltado para a leitura, sugere que o professor tem um papel importante na vida do leitor e se mostra intencionalmente apto a tentar desenvolver habilidades de forma prazerosa, compreensiva e que leve sentido para ambas as partes envolvidas. Mostra-se também colaborador para a formação de profissionais na área da educação. Onde esses profissionais devem se capacitar dia a após dia para contribuir de maneira eficaz para a aprendizagem de seus alunos.

            O estudo nos mostra que para desenvolver as competências básicas o professor deve se qualificar e desenvolver o ensino, pesquisa e extensão não só sua vida como acadêmico mas em toda sua trajetória como docente, já que indissocialidade destes três leva a resultados cada vez mais esperados por um profissional da área da educação.

 

 

 

 

 

 

 

 

5 REFERÊNCIAS

 

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 12ed. Campinas-SP: Papirus, 2011.

BRASIL. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Licenciatura.

PERRENOUD, Phelippe. Dez novas competências para uma nova profissão. Pátio: Revista pedagógica Porto Alegre: Artmed, n° 17, p. 8-12, mai/jul 2001.

SMITH, Frank. Leitura significativa. 3ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul,1999.

UVA. Projeto Mostra de Literatura do Curso de Letras.