A Organização das Nações Unidas (ONU), é uma entidade internacional com um objetivo principal : promover a paz no Mundo, substituindo a antiga Liga das Nações (uma entidade promovida pelos vencedores da 1ª Guerra com objetivos semelhantes ao da ONU).
A ONU é dividido em vários setores, por exemplo, o Conselho de Segurança, a Assembléia Geral, o Conselho econômico, o Secretariado e o Tribunal Internacional de Justiça.
Há também os chamados "órgãos complementares", eles auxiliam a entidade na árdua tarefa de ajudar a população em ter uma vida melhor, por exemplo, Organização Mundial de Saúde (OMS), o Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância(Unicef).
A entidade foi fundada em 24 de Outubro de 1945.Bem antes da sua fundação, foram criadas várias organizações internacionais, que hoje são órgãos complementares das Nações Unidas.
A missão da ONU parte do princípio de que todos os problemas podem ser resolvidos de modo pacífico, por meio de cooperação entre as nações.
O Conselho de Segurança, é formado por 15 membros, 5 permanentes(EUA,Rússia,Grã ? Bretanha, China e França), os outros são membros temporários com mandatos de 2 anos,sem direito à reeleição .Essa hierarquia estabelecida no Conselho é muito preocupante, dos cincos membros permanentes, são necessários apenas um deles contra as propostas, elas são reprovadas, beneficiando o país em questão.
A ONU nasceu em primeiro lugar, para restabelecer ordem após a 2ª Guerra, o que se é muito duvidoso, pois a entidade é marcada pela lei dos vencedores da mesma.
A ONU como entidade, perdeu prestígio, pois há alguns anos atrás, não consegui evitar a guerra no Iraque, seu funcionários foram mortos, e mesmo assim não pediu punições para o EUA, pois tem noção de que 2/3 de seu orçamento vem daquele país.