ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"A maneira que organizamos a sala na educação infantil traduz o jeito de ensinar e o modo como as crianças aprendem. O espaço reflete a cultura das pessoas que nela vivem".
Acredito que uma melhor maneira de se organizar o espaço da sala de aula será de acordo com cada instituição, dependendo de vários fatores, tais como espaço, área livre, área para higiene, área para alimentação, entre outras. Mas de qualquer maneira nenhuma dessas áreas poderá ficar de fora.
Particularmente eu organizaria a sala, para uma turma de até três anos, dividida em cantinhos, o que viria a colaborar muito com a adaptação das crianças, e a rotina o ajudaria a acostumar com o ambiente. Por exemplo, teria o cantinho para as brincadeiras, onde estariam disponíveis os brinquedos, em cores diferentes, e em quantidade suficiente para todos os alunos, um cantinho para leitura, com livros que trouxessem texturas diferentes, páginas finas, páginas em material mais firme, ilustrações e histórias, outro cantinho seria destinado aos vídeos, com TV e DVDs apropriados para a idade e o contexto educacional, outro cantinho seria o do soninho, para aqueles que sentirem a necessidade de descansar um pouco, e outro espaço para a alimentação e higiene. Nesse espaço da sala é importante separar os cantinhos de modo que um não prejudique o outro, e que o adulto presente consiga sempre estar visível para as crianças, que esteja em qualquer um dos cantinhos. Quanto ao cantinho das atividades, deve-se tomar cuidado para não deixar materiais perigosos para esta faixa etária, tais como itens cortantes e pontiagudos, que deverão ser utilizados apenas pelo adulto responsável. O número de crianças adequadas para um adulto poder dar conta de atender todas as necessidades de cada um também é fundamental, a idéia de um assistente na EI é ótima, mas infelizmente não faz parte de todas as realidades.
Com essa organização podemos atender o objetivo da educação infantil, de integrar a criança ao ambiente, aos novos colegas e consigo mesma, propiciando um ambiente adequado de aprendizagem.