Organismos diazotróficos?

O que são e quem são esses organismos? Esse pequeno texto constitui uma tentativa de expor isso.

Diazotróficos são organismos capazes de fixar nitrogênio atmosférico (N2), ou seja, eles são capazes de transformar o nitrogênio de uma forma não disponível (N2) em uma forma disponível (amônio, ou seja, NH4+).

O grupo de organismos que recebe o referido nome é composto por microrganismos, mais especificamente bactérias que podem viver em vida livre ou em associação com outros organismos. Neste último caso, a associação de bactérias do gênero Rhizobium e plantas leguminosas é bastante conhecida. Enquanto a bactéria fornece nitrogênio para a planta, esta fornece material orgânico (glicose) produzido por meio da fotossíntese. Assim, em termos simples, a planta ajuda a bactéria e a bactéria ajuda a planta em uma associação denominada mutualismo.

Como mencionado, há diazotróficos de vida livre, isto é, eles por si só fixam nitrogênio atmosférico para o seu próprio uso sem precisar estar associados a outros organismos, diferentemente do caso que acabou de ser apresentado anteriormente. Essas bactérias realizam a chamada fixação não simbiótica do nitrogênio. Nesse caso, por exemplo, bactérias do gênero Azotobacter estão muito presentes no solo.

Em termos práticos, os diazotróficos que vivem em associação com outros organismos são muito importantes para o homem. A título de exemplo, a produção de soja é feita praticamente com baixa ou nenhuma adição de nitrogênio uma vez que a soja é uma leguminosa que se associa à bactérias e assim obtém o nitrogênio "sozinha", ou seja, sem a necessidade do agricultor ter que comprar adubo nitrogenado e aplicar na plantação. Desse modo, a associação da planta (soja) com a bactéria gera uma economia de gastos para o agricultor. Assim, pode-se ter uma noção da relevância econômica que os organismos diazotróficos têm para a humanidade não apenas do ponto de vista de economizar recursos financeiros (dinheiro), mas, principalmente, para produzir alimentos.

Preparado a partir de:

PELCZAR, M.J.; CHAN, E.C.S.; KRIEG, N.R. Microbiologia: conceitos e aplicações. Volume 2. 2ª Edição. São Paulo: Makron Books, 1996. 517p.